Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Plasmar sintético
Significa moldar em síntese, em resumo. É um modo plástico de reorganizar os objetos do intelecto. Segundo Wittgenstein a linguagem é um labirinto de caminhos, logo a comunicação tem em si mesma um significado próprio (Merleau-Ponty), ela pode criá-lo; e uma tradução de outro significado que ela está representada. É o caráter da ampla interseção que permite a comunicação. Trata-se de um procedimento prático que permite garimpar verbos mentais, reagrupá-los e construir oportunidades de novas condições de vida.
 

Platonismo
Os elementos da doutrina de Platão caracterizados pelos seguintes pontos: 1 - A doutrina das ideias, segundo a qual são objetos do conhecimento científico entidades ou valores que têm um status diferente do das coisas naturais, caracterizando-se pela unidade e pela imutabilidade. Com base nesta doutrina, o conhecimento sensível, que tem por objeto as coisas na sua multiplicidade e mutabilidade, não têm o mínimo valor de verdade e podem apenas servir de obstáculo à aquisição do conhecimento autêntico. 2 - O objetivo político da filosofia, cuja meta final é a realização da justiça nas relações humanas e portanto em cada homem. 3 - A doutrina da dialética como procedimento científico por excelência, como método através do qual a investigação conjunta consegue, em primeiro lugar, reconhecer uma única ideia, para depois dividi-la em suas articulações específicas.
 

Pleroma
Segundo o gnóstico Valentim (séc. II), a totalidade da vida divina plena ou perfeita.
 

Pluralismo
1 - Para Immanuel Kant pluralismo é a maneira de pensar em virtude da qual não se abarca o mundo no eu, mas nos consideramos e nos comportamos apenas como cidadãos do mundo. 2 - Reconhecimento da possibilidade de soluções diferentes para um mesmo problema, ou de interpretações diferentes para a mesma realidade ou conceito.
 

Pneuma
Para os estoicos Pneuma era o espírito, ou sopro animador, com que Deus age sobre as coisas, organizando-as, vivificando-as e dirigindo-as.
 

Pneumatologia
Para Gottfried Wilhelm Leibniz introduziu o termo Pneumatologia para indicar o conhecimento de Deus, das almas e das substâncias simples em geral. Pneumatologia é a ciência dos espíritos.
 

Poiético
Produtivo ou criativo, enquanto diferente de prático. Segundo Aristóteles, a arte é produtiva, enquanto a ação não é. Plotino chamava as causas eficientes de Poiéticas.
 

Polaridade
Conexão necessária de dois princípios opostos entre si.
 

Política
1 - Doutrina do direito e da moral; 2 - Teoria do Estado; 3 - Arte ou ciência do governo; 4 - Estudo dos comportamentos intersubjetivos.
 

Polimatia
Saber muitas coisas.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - P" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 22/09/2019 às 19:55. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=3&palvr=P