Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Vídeos de Filosofia

FILOSOFIA - Schopenhauer
  Trechos extraídos do documentário "Filosofia, um guia para a felicidade", escrito e apresentado por Alain de Botton.
Sabedoria e Antiguidade: Gregos - Documentário Discovery Civilization
  O mundo ocidental foi edificado sobre a sabedoria e tradições dos antigos gregos. Sua abordagem científica e a busca de uma maior compreensão das leis da natureza, levaram ao surgimento da ciência e da tecnologia. Esta é a história do legado de sabedoria e do início do conhecimento científico deixado pela civilização grega.
Friedrich Nietzsche - Humano, Demasiado Humano - BBC
  Humano, Demasiado Humano é uma série de televisão produzida pela BBC. O Documentário apresenta a vida de três proeminentes filósofos europeus: Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre.
Abecedário de Gilles Deleuze - Parte 1
  A série de entrevistas, regida por Claire Parnet, foi filmada nos anos 1988-1989. Segundo Deleuze, em sua primeira intervenção, o acordo era de que o filme só seria apresentado após sua morte. No entanto, o filme acabou sendo apresentado, com o assentimento de Deleuze, entre novembro de 1994 e maio de 1995, no canal franco-alemão de TV "Arte". Deleuze faleceu em 4 de novembro de 1995. A primeira intervenção de Claire Parnet foi feita na ocasião da apresentação (1994-1995), enquanto a primeira intervenção de Deleuze é da época da filmagem (1988-1989).
Abecedário de Gilles Deleuze - Parte 2
 
Abecedário de Gilles Deleuze - Parte 3
 
Martin Heidegger - Humano Demasiado Humano BBC
  O projeto do tratado Ser e Tempo, foi publicado em 1927 no mesmo ano que Minha Luta (Adolf Hitler). Este programa examina a vida e a filosofia de Martin Heidegger, descrevendo a sua ascensão a proeminência intelectual, e expondo os motivos de seu envolvimento com o partido Nazista. Entrevistas com o seu filho, Hermann Heidegger, George Steiner autor de uma influente critica de sua filosofia, contado também com o seu biógrafo Hugo Ott; e ex-aluno de Hans-Georg Gadamer, fornecendo novas ideias enquanto se faz uma reconstrução dos momentos chaves da vida de Heidegger. Vida e historia de um homem cujos apologistas e os antagonistas ainda amargamente se dividem.
Edgar Morin - Roda Viva (2000)
  Um dos principais expoentes do pensamento mundial, Edgar Morin defende que o sistema de educação não produz apenas conhecimento e elucidação. Produz também ignorância e cegueira. A educação dominante troca o todo pela parte, separa os objetos do conhecimento de seu contexto, fragmentando o mundo, fracionando os problemas e impedindo as pessoas que tenham uma compreensão melhor da realidade. São idéias do filósofo, sociólogo, antropólogo e historiador francês, entrevistado pelo Roda Viva em 2000. Nascido em Paris, onde cresceu e estudou e construiu uma rica carreira acadêmica. Em sua obra, que ultrapassa de meia centena de livros, Edgar Morin insiste que a reforma do pensamento é uma necessidade-chave da sociedade. É a reforma do pensamento que permitiria o pleno emprego da inteligência, de forma que os cidadãos possam realmente entender e enfrentar os problemas contemporâneos. É a idéia de um pensamento não-fragmentado. A idéias de que o homem, ao analisar a vida e o mundo, perceba tudo o que está a sua volta e assim construa um entendimento melhor e mais abrangente a respeito dos problemas da humanidade.
Terry Eagleton - O amor é mais poderoso que a razão
  Terry Eagleton, filósofo, professor e crítico literário britânico, propõe uma reflexão de que a razão deve ser baseada no amor. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2010.
Nelson Boeira - As religiões de televisão
  Nelson Boeira, filósofo brasileiro, explica que a igreja evangélica tem um papel muito importante para ajudar as pessoas que vivem em uma sociedade com um alto grau de violência. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2007.
Pierre Lévy - O que é o virtual?
  Pierre Lévy, filósofo da informação, explica o que é o virtual. O conceito popularmente ligado aos computadores, de acordo com Lévy, passa longe desta conexão. Virtual é a significação da linguagem, nasce juntamente com a humanidade. Virtual é o mundo abstrato da mente, o mundo das interpretações e das relações geradas a partir das interpretações. Conferencista Fronteiras do Pensamento 2007.
Edgar Morin - Unidade e Diversidade
  Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, argumenta que a grande fronteira da contemporaneidade é a compreensão da relação entre diversidade e unidade. Segundo Morin, diversidade é a manifestação da unidade. Cultura, um conceito universal. Mesmo assim, não há uma cultura igual à outra. Linguagem, um conceito universal. Mesmo assim, as línguas são diferentes em suas manifestações. Ao compreendermos esta relação, diz o pensador, deixamos de querer homogeneizar as formas e estamos aptos a nos relacionarmos como humanidade. Conferencista do Fronteiras do Pensamento nos anos de 2008 e 2011.
Pierre Lévy - Previsões para o futuro em 2007
  Pierre Lévy, filósofo da informação, defende que a contemporaneidade é o amanhecer de uma grande transformação cultural gerada pela internet, que ainda é muito recente - são apenas 15 anos de web. Assim como ninguém previu seu surgimento, é difícil saber o que ocorrerá, mas o fato é que a revolução do ciberespaço continuará impactando meios de comunicação, formas de aprendizado, de relações sociais, etc. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2007.
Alain de Botton - Comunidades e Mídias Sociais
  Alain de Botton, filósofo suíço, alerta para a diferença entre os laços da rede e os da comunidade: enquanto pessoas se unem por gostos afins na tela, elas precisam manter os laços mesmo que se desgostem em uma comunidade. A comunidade possui uma estrutura. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2011.
Simon Blackburn - Mais filosofia, por favor
  Simon Blackburn, filósofo britânico, fala sobre a tentação de enxergarmos a juventude atual como um retrocesso das gerações passadas. Para tanto, aponta um breve histórico das comparações negativas, retornando a Hesíodo, em VI A.C., que já dizia que jovens não respeitam os mais velhos ou as autoridades, que não têm conhecimento, etc. Blackburn vê de forma diferente. Para ele, existe grande interesse da juventude contemporânea sobre a filosofia, a ser comprovado no sucesso de filmes como Matrix. Imersa na cultura digital, os jovens atuais vivem uma importante máxima filosófica, de que nada é permanente. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.


Entrevistas

Novidades

 


Receber
Parar de receber

Livros

Gostou do site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.