Você está em Ajuda > Sala de aula

Filosofia na sala de aula

    (10/Jan) Mais um ano!
 
Alguns professores habitualmente começam mais um ano, mas podemos avaliar esta afirmação a partir da ideia de movimento pregada por alguns filósofos. entre os filósofos do movimento podemos falar de Heráclito, segundo alguns autores o pai da dialética. Se pensarmos como Heráclito nunca estaremos vivendo mais um ano, se não estaremos vivendo outro ano. Esta perspectiva acaba com alguns novos velhos problemas, como a monotonia, ou seja, achar que faremos mais uma vez o que viemos fazendo nos anos anteriores.
A escola que trabalhamos pode ter o mesmo nome, mas é a mesma que o ano anterior? Os alunos com quem trabalharemos são os mesmos do ano anterior? Os acontecimentos pelo mundo que podem ser usados como exemplo são os mesmos do ano anterior? A minha experiência de vida é a mesma que tinha quando iniciava o ano anterior? Praticamente tudo é novo, desde mim mesmo que já não sou mais o mesmo que era.
Se a rotina lhe faz bem, nada contra. Mas, se a rotina mata seu trabalho busque a novidade que há no movimento das coisas, que faz de cada nova experiência um novo momento de vida e não a repetição de algo que já vivi.

Responsável - Rosemiro A. Sefstrom
     

 
 
Como referenciar: "Mais um ano!" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 08:11. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_sala.php?id=53