Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas
 Jornais Brasileiros

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Loja virtual
 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charge da Semana
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Filosofia na Sala de Aula

    (25/Ago) Filosofia e atualidades
 
Um trabalho bastante interessante é fazer com que os alunos de filosofia tragam para sala de aula notícias que eles acham interessantes, fatos que estão sendo trabalhados pela mídia. Destes fatos todos que aparecerão selecione junto com a turma alguns, os quais serão os guias do seu trabalho. Uma vez que selecionaram os temas o trabalho do professor de filosofia se dará em casa, no sentido de pesquisar e ver quais são os autores que trabalharam o assunto e traçar um paralelo entre o que se é deivulgado e um dos temas trabalhados em filosofia. Digamos que vários alunos trouxeram para a sala notícias sobre a política, nestes caso a dica está em letras maiúsculas, o tema que pode ser trabalhado é a teoria política. Não o envolvimento com partidos ou teorias políticas particulares, mas a teorias políticas geral, com base em algum autor em particular ou a própria história da política. Desta forma, escolhido o tema, traçam-se os paralelos entre os temas atuais e sua relevância filosófica, podendo inclusive fazer pesquisas de opinião, ou seja, levar os alunos a uma pesquisa de opinião com a comunidade em geral. Se as pessoas sabem o que é política, como funciona, qual sua origem... depois voltar a sala de aula e aprofundar cada uma das perguntas como subtítulos de um livro. Depois de aprofundá-los, como sujestão, fazer um debate como forma de obeter o caráter avaliativo necessário da estrutura educacional em que se encontra. Bom trabalho.

Responsável - Rosemiro A. Sefstrom
     

 
 
Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2014 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.