Você está em Diversos > Relatos

Relato do leitor

 
(17/Abr) Liberdade
 


Liberdade é liberdade
Rebeldia é rebeldia
Viver o momento
Não é seguir os impulsos
Do momento
É saber o que fazer
A cada momento.



A Liberdade já foi tema de varias reflexões, poesias,ideologias e até de guerras.

A rebeldia pode ser confundida com a liberdade, mas ela também pode ser a forma que a liberdade encontrou para se expressar.

Poder viver o momento, conforme seus impulsos, pode representar liberdade para alguns, mas para outros, viver o momento é poder fazer o que foi planejado em outra ocasião.

Viver o momento pode ser indesejável. Há pessoas que preferem o passado (nas recordações se alegram ou simplesmente imaginam que poderia ter sido diferente). Mas há também aqueles que preferem o futuro (estão sempre projetando, planejando).

Para a pessoa acima, ser livre é saber o que fazer, a liberdade está ligada a uma questão epistemológica.

Assim, o que é liberdade para alguns, pode não ser para outros.

A questão é complexa: se uma pessoa expressa sua liberdade escrevendo suas idéias, ela pode se sentir livre mesmo dentro de uma prisão. Enquanto outros podem clamar por liberdade, mesmo estando livre fisicamente.

Agora relacionamos a liberdade com as questões em torno do Sensorial e Abstrato.

A liberdade pode ter um significado único para cada pessoa. Porém, para algumas pessoas pode ser indiferente, pode não ter significado algum.





Clailton
     

 
 
Como referenciar: "Relato do leitor" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 06:55. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_relato.php?id=57