Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(19/Fev) Victor Graeff - RS - OBJETIVA - 2021
 
36) Uma característica da filosofia escolástica é unir procedimentos da fé e procedimentos da razão − ponto capital a cujo respeito cometeram-se muitos erros.
Entretanto, a posição da maioria dos autores, em especial de São Tomás, é inteiramente clara:
I. Fé e razão provêm ambas de Deus − logo, não se podem opor realmente.
II. Como a razão humana não pode ter a pretensão de ser a Razão absoluta, deve aceitar o controle da fé.
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.

37) Considerando-se o Materialismo Dialético e Histórico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A tese do Materialismo Dialético é que as formas assumidas pela sociedade, ao longo de sua história, dependem das relações econômicas predominantes em certas fases dela.
(_) Entende-se por Materialismo Histórico a filosofia oficial do comunismo enquanto teoria dialética da realidade (natural e histórica).
a) C - C.
b) E - E.
c) C - E.
d) E - C.

38) O Empirismo é uma corrente filosófica para a qual a experiência é critério ou norma da verdade, considerando-se a palavra "experiência" no significado. Em geral, essa corrente caracteriza-se por:
I. Negação do caráter absoluto da verdade ou, ao menos, da verdade acessível ao homem.
II. Reconhecimento de que toda verdade pode e deve ser posta à prova; logo, eventualmente modificada, corrigida ou abandonada.
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.

39) Segundo MARCONDES, a denominação "filósofos pré-socráticos" é basicamente cronológica e designa os primeiros filósofos, que viveram antes de Sócrates (470-399 a.C.). São filósofos pré-socráticos, EXCETO:
a) Demócrito.
b) Tales de Mileto.
c) Aristóteles.
d) Pitágoras.

40) Segundo BECKER, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: O grande desafio da aprendizagem humana reside na _____________ superação das concepções fundadas em epistemologias do senso comum, sejam elas inatistas ou empiristas.
a) descomplicada
b) simples
c) impossível
d) difícil

GABARITO:
36A
37B
38A
39C
40D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Victor Graeff - RS - OBJETIVA - 2021" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 12:02. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=291