Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(11/Set) Sapiranga - RS - Objetiva - 2016
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31) A história da Filosofia é repleta de pensadores e de teorias que se completam e/ou se contradizem. A argumentação e a lógica são os maiores trunfos no auxílio das demonstrações e embasamentos de todos os filósofos. Muitas são as obras que contribuíram para o desenvolvimento da Filosofia. Com relação aos filósofos e às suas obras, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Hannah Arendt.
(2) David Hume.
(3) Emmanuel Kant.
(4) Friedrich Nietzsche.
(5) Martin Heidegger.
( ) Crítica da Razão Pura.
( ) Investigação Sobre o Entendimento Humano.
( ) A Condição Humana.
( ) A Gaia Ciência.
( ) Ser e Tempo.
a) 3 - 1 - 2 - 4 - 5.
b) 1 - 3 - 2 - 5 - 4.
c) 5 - 1 - 3 - 4 - 2.
d) 3 - 2 - 1 - 4 - 5.

32) Os filósofos pré-socráticos são responsáveis pela ruptura entre as explicações mitológicas e a Filosofia. Eles escolheram diferentes physis, isto é, cada filósofo encontrou motivos e razões para dizer qual era o princípio eterno e imutável que está na origem da natureza e de suas transformações. Esses filósofos pré-socráticos são também conhecidos como:
a) Sofistas.
b) Filósofos da natureza.
c) Epicuristas.
d) Filósofos peripatéticos.

33) Teórico absolutista que defende a ideia de que o contrato social é um acordo em que as pessoas abrem mão da sua total liberdade, característica marcante do estado de natureza, em troca da proteção e justiça proporcionadas por um estado forte, por ele comparado metaforicamente ao monstro bíblico do Livro de Jó, Leviatã:
a) Jean-Jacques Rousseau.
b) John Locke.
c) Thomas Hobbes.
d) Nicolau Maquiavel.

34) Os contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), figuram como grandes expoentes da teoria política. Com relação aos seus posicionamentos no que concerne ao contrato social, assinalar a alternativa CORRETA:
a) Tanto Hobbes quanto Rousseau concordam que no estado de natureza vivia-se em perfeita harmonia e igualdade.
b) Locke difere de Hobbes e Rousseau ao afirmar que no estado de natureza há uma liberdade total em que prevalece a lei do mais forte, e este domina o mais fraco.
c) Rousseau cria a hipótese dos homens em estado de natureza, vivendo sadios, bons e felizes, até o momento em que é criada a propriedade privada e uns passam a trabalhar para outros, gerando escravidão e miséria.
d) Os três teóricos contratualistas defendem que o contrato social foi criado pelos mesmos motivos, e que no estado de natureza as condições eram as mesmas.

35) Um dos principais representantes da Patrística, Santo Agostinho, afirma que a liberdade humana é própria da vontade e não da razão, e é nisso que reside a fonte do pecado. A pessoa peca porque usa de seu livre-arbítrio para satisfazer uma vontade má, mesmo sabendo que tal atitude é pecaminosa. Com relação às ideias do autor, é CORRETO afirmar que:
a) Santo Agostinho é um grande representante e continuador das ideias de Aristóteles.
b) Argumentam em favor da supremacia do espírito sobre o corpo, a matéria. Para ele a alma teria sido criada por Deus para reinar sobre o corpo, dirigindo-o para a prática do bem.
c) O livre-arbítrio demonstra que a alma humana é inferior ao corpo, uma vez que somos guiados pelos nossos instintos e desejos.
d) O pensamento aristotélico dualista (distinção entre corpo e alma) é reforçado por Santo Agostinho quando este afirma que corpo e alma são um só e que um não existe sem o outro.

36) Friedrich Nietzsche é um dos autores mais controversos da história da Filosofia. Com relação às suas teorias sobre a moral humana, é INCORRETO afirmar que:
a) O homem, sob o domínio da moral, enfraquece-se, tornando-se doentio e culpado.
b) Ao fazer a crítica da moral tradicional, Nietzsche preconiza a "transvaloração de todos os valores". Denuncia a falsa moral, "decadente", "de rebanho", cujos valores seriam a bondade, a humildade, a piedade e o amor ao próximo.
c) A moral dos senhores é positiva, porque baseada no sim à vida, e se configura sob o signo da plenitude, do acréscimo. Uma moral que visa à conservação da vida e dos seus instintos fundamentais.
d) A moral aristocrática, moral dos senhores, que é sadia e voltada para os instintos da vida, Nietzsche afirma ser a moral socrática-platônica.

37) ABBAGNANO, utilizando as ideias de Platão, define Filosofia como "o uso do saber em proveito do homem. Platão observa que de nada serviria possuir a capacidade de transformar pedras em ouro quem não soubesse utilizar o ouro, de nada serviria uma ciência que tornasse imortal quem não soubesse utilizar a imortalidade. É necessário, portanto, uma ciência em que coincidam fazer e saber utilizar o que é feito, e essa ciência é a Filosofia." Platão foi responsável por grande parte do conhecimento filosófico clássico, desenvolvendo várias ideias e teorias.
Assinalar a alternativa que apresenta uma teoria platônica:
a) Teoria das quatro causas.
b) Teoria das ideias.
c) Matéria e forma, ato e potência, substância e acidentes.
d) Maiêutica.

38) "Todavia, pode ser que me engane, e talvez não passe de um pouco de cobre e vidro o que eu tomo por ouro e diamantes. Sei como estamos sujeitos a nos equivocar no que nos tange, mas estimaria muito mostrar, neste discurso, quais os caminhos que segui, e representar nele a minha vida como num quadro, para que cada qual possa julgá-la."
No argumento do Cogito, DESCARTES explica as regras de seu método no intuito de superar a dúvida e construir uma verdade com bases sólidas. Com base nisso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Regra da evidência.
(2) Regra da análise.
(3) Regra da síntese.
(4) Regra da enumeração.
( ) Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes quantas forem necessárias.
( ) Realizar verificações completas e gerais para ter absoluta certeza de que nada foi omitido.
( ) Reordenar o raciocínio indo dos problemas mais simples para os mais complexos.
( ) Só aceitar algo como verdadeiro desde que seja absolutamente evidente por sua clareza e distinção.
a) 2 - 3 - 4 - 1.
b) 1 - 4 - 3 - 2.
c) 1 - 3 - 2 - 4.
d) 2 - 4 - 3 - 1.

39) Com relação às teorias de Martin Heidegger, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Heidegger criticou aquilo que considerava uma confusão entre ente e ser, ocorrida ao longo da história da Filosofia. Para ele, o ente é a __________, a manifestação dos modos de ser. O ser é a __________, aquilo que fundamenta e ilumina a existência ou os modos de ser. A partir dessa diferenciação é possível estabelecer duas fases da Filosofia Heideggeriana. A primeira caracteriza-se pela busca do conhecimento do ser por meio da análise do ente humano, da existência humana. Na segunda, o ente sai do primeiro plano e o próprio ser torna-se a chave para a compreensão da existência.
a) existência - essência
b) essência - existência
c) angústia - alteridade
d) alteridade - angústia

40) Gnosiologia é o campo de estudos filosóficos que se dedica à questão do conhecimento. Essa área também é conhecida como teoria do conhecimento, epistemologia ou crítica do conhecimento. Muitos foram os filósofos e teorias que construíram essa área de estudo. Com relação às ideias e aos autores da epistemologia, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Empirismo.
(2) Idealismo.
(3) Racionalismo.
( ) É o sujeito que predomina em relação ao objeto, isto é, a percepção da realidade é produzida pelas nossas ideias, pela nossa consciência.
( ) "Nada há no intelecto que antes não tenha passado pelos sentidos."
( ) "Não devemos nos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão."
( ) O filósofo inglês John Locke (1632-1704) é um dos principais representantes deste pensamento.
( ) O filósofo francês René Descartes (1596-1650) é um dos principais representantes deste pensamento.
a) 2 - 1 - 3 - 1 - 3.
b) 2 - 2 - 1 - 3 - 1.
c) 3 - 1 - 2 - 3 - 1.
d) 3 - 2 - 2 - 1 - 3.

GABARITO:
31) D
32) B
33) C
34) C
35) B
36) D
37) B
38) D
39) A
40) A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Sapiranga - RS - Objetiva - 2016" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 16:38. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=236