Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(16/Mar) Aguaí - SP - Instituto Excelência - 2016
 
Conhecimentos Específicos

16) A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philiaque quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria.
A palavra, nessa concepção que temos, surgiu com Tales de Mileto (aproximadamente em 595 a.C), e ganhou especial sentido com Pitágoras (aproximadamente em 463 a.C).
A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas, surge no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de "o berço da Filosofia ocidental".
Acerca do pensamento filosófico, assinale a alternativa correta.
a) O período pré-socrático ou antropológico é o período mais famoso da Antiguidade grega, no qual as reflexões passaram a enfatizar a psyché (a alma, consciência ou razão). Ele recebe o nome de socrático, devido à importância do pensamento de Sócrates e de seu maior discípulo, Platão. Já o termo antropológico, indica o principal tema da reflexão filosófica: o homem e suas relações com a sociedade.
b) Durante o período pré-socrático, os temas estudados eram referentes ao homem e suas angústias. O principal tema da reflexão filosófica era o homem e suas relações.
c) As principais escolas filosóficas do Período Socrático são: Estoicismo, Epicurismo.
d) Nenhuma das alternativas.

17) Após o surgimento da democracia na Grécia antiga, varias transformações ocorreram na sociedade, exigindo novas formas de se relacionar. A democracia era o sistema de governo que pressupunha a escolha periódica de executores e elaboradores das leis. E para isso, não havia nenhum critério. Neste período, em que já estão avançadas as questões cosmológicas, a busca pelo ser das coisas deixa de ser o foco principal das questões filosóficas, que agora se ocupa com o homem e suas potencialidades. Era preciso saber falar para fazer valer seus interesses nas assembleias. Surgem, então, os famosos oradores denominados Sofistas, palavra que significa sábio em grego. Ante o exposto, assinale o que for correto.
a) São famosos e numerosos os sofistas que atuaram na Grécia antiga, em especial em Atenas, onde a cultura floresceu com mais evidência. Híppias, Pródico, Antístenes, Trasímaco, Sócrates e seu discípulo: Patão.
b) Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Protágoras foi um dos mais importantes sofistas.
c) A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política, instigar a reflexão, a busca pela verdade acima de tudo.
d) Nenhuma das alternativas.

18) Analise as afirmativas abaixo sobre a filosofia de Platão e assinale a alternativa correta.
a) Para Platão, o mundo das ideias se refere ao Ser de Parmênides, e o mundo sensível ao devir de Heráclito.
b) Platão tinha interesse em construir sua teoria sobre o "devir" de modo a não anular as perspectivas de imutabilidade do ser, tudo se passa como se o filósofo tivesse que conhecer duas posições extremas para poder ultrapassá-las: a de Heráclito para quem tudo o que existe é conduzido pelo fluxo do devir; e a posição antagônica de Parmênides para quem o ser não comporta nem o nascimento nem a morte, o devir só pode ser uma ilusão, o "ser" é imutável ou não é o ser.
c) Platão tenta superar a oposição instalada entre a mobilidade e devir do Ser de Parmênides e a imutabilidade e identidade do fluxo de Heráclito.
d) Nenhuma das alternativas.

19) A dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de ideias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida, uma espécie de debate. De acordo com essa teoria, assinale a alternativa correta.
a) Para Platão a dialética não pode ser único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento. Pois a partir do método dialético de perguntas e respostas a verdade se torna complexa e plural.
b) Em Karl Marx, a dialética se movimenta da seguinte forma: primeiro existe a TESE, que é a ideia, gerando uma ANTÍTESE, que se contrapõe à TESE, surgindo assim a SÍNTESE, que é a superação das anteriores.
c) A dialética materialista une pensamento e realidade, mostrando que a realidade é contraditória ao pensamento dialético. Contradições estas, que é preciso compreender para então, transpô-las através da dialética. Marx fala da dialética sempre em um contexto de luta de classes, diferentes interesses, que geram a contradição. Sendo assim, o materialismo dialético é uma das bases do pensamento marxista.
d) Nenhuma das alternativas.

20) A dialética socrático-platônica era entendida como um meio para superar o conhecimento sensível rumo ao inteligível. Desse modo, assinale o que for correto.
a) Nesse contexto de superação de conhecimentos, insere-se o método socrático, que pode ser dividido em dois momentos: a ironia e a maiêutica.
b) A dialética socrático-platônica objetiva-se superar episteme para atingir a dóxa.
c) Através de um método baseado em diálogos, Sócrates considerava possível a autocontemplação da alma a partir do distanciamento dos objetos inteligíveis.
d) Nenhuma das alternativas.

21) Nos séculos XVII e XVIII surgiu e desenvolveu-se, na Europa, uma nova corrente de pensamento, que se opôs, em muitos aspectos, ao Racionalismo. Assinale a alternativa correta:
a) Tal corrente foi denominada Criticismo.
b) O criticismo teve como representantes: Thomas Hobbes, John Locke, Imannuel Kant, entre outros.
c) Os Criticistas questionavam a Teoria das Ideias Inatas, defendendo a tese de que nossas ideias se formam com base na experiência.
d) Nenhuma das alternativas.

22) David Hume foi considerado um filósofo cético.
Assinale o que diz respeito à Hume e sua Teoria.
a) David Hume afirmava que o "eu" - consciência ou sujeito cognoscente - do Racionalismo não passava de um "feixe de percepções" associadas umas às outras.
b) Racionalistas e Criticistas possuíam dois aspectos em comum: Acreditavam na possibilidade de se conhecer a realidade tal como ela era, como de se conhecer a própria razão. Colocavam a realidade (o objeto) no centro do processo do conhecimento, cabendo apenas à razão a tarefa de desvendá-la, de apreendê-la, transformando-a em conceitos, ideias e representações.
c) David Hume, com toda sua Teoria acerca das ideias, foi considerado um filósofo Racionalista.
d) Nenhuma das alternativas.

23) A questão da Beleza sempre foi um tema discutido pelos filósofos. Um dos filósofos que influenciou as discussões modernas em torno da beleza foi George W.F.Hegel. No século XIX, ele elogiou Kant por não reduzir belo ao agradável, mas discordou dele quanto a conferi-lhe um caráter universal. Nesse contexto podemos considerar como verdadeiro:
a) Na visão kantiana, as obras de arte representariam de modo concreto, mas figurado, ou seja, simbólico, aquilo que agita alma humana, dirigindo-se aso sentidos e tocando a sensibilidade ara realizar a sua maior função: despertar na humanidade o sentimento do belo.
b) Immnuel Kant considerava o belo artístico superior ao belo natural, por resultar do espírito humano e manifestar-se em obrar duráveis, inspiradas por um ideal e realizadas com base na imaginação do artista. Segundo ele, uma obra de arte poderia unir e conciliar contrários.
c) Hegel defina o belo como um ideal, mas encarava as diversas opiniões dos indivíduos e povos sobre ele como resultados da evolução do espírito humano, ou seja, como uma síntese permitida pelo estagio histórico-cultural em que se encontrariam diferentes grupos de pessoas em diferentes períodos históricos e/ou regiões geográficas.
d) Nenhuma das alternativas.

24) "Obra ou produto?" A tecnologia industrial e o capitalismo atingiram também o campo da Estética. No século XX, marcado por movimentos artísticos, novas ideais politicas e duas guerras mundiais, um grupo de filósofos de orientação marxista, conhecido como Escola de Frankfurt, refletiu sobre os vários efeitos dessa herança, inclusive a transformação da arte em produto e entretenimento descartável, por meio de suas relações com a tecnologia e o capital. De acordo com essa descrição assinale a alternativa correta.
a) Na indústria cultural o valor da troca é substituído pelo valor de uso na recepção da arte.
b) A indústria cultural promove a imaginação e a espontaneidade de seus consumidores.
c) Walter Benjamin falou de um aspecto importante para o êxito da indústria cultural. Para ele, a arte nem sempre foi suscetível à reprodução. Tal reprodução só ocorreu devido às inovações tecnológicas.
d) Nenhuma das alternativas.

25) Considerado como um dos teóricos do poder absolutista em vigor na Idade Moderna, Thomas Hobbes viveu entre 1588 e 1679. Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões. Diante à discussão do tema: Estado, assinale a alternativa correta:
a) Hobbes considera que o ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Ele considera que o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. O governante nada mais é do que o representante do povo, ou seja, recebe uma delegação para exercer o poder em nome do povo. Hobbes defende que o Estado se origina de um pacto formado entre os cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral.
b) Rosseau disse que as leis deveriam ser criadas e aplicadas tendo em mente a condição e a natureza inicial do Homem. Esta seria a situação na qual as pessoas coexistiriam em relativa harmonia boa parte do tempo, mas na qual não haveria um poder político legítimo, ou juiz, para arbitrar disputas com neutralidade. Assim como muitos teóricos do Contrato Social, ele considerou os homens presos, dependentes a um governo.
c) Hobbes discorre sobre as formas de contratos e pactos possíveis em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua "liberdade total", do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano. Seria necessária a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado, estabelecendo-se uma ordem moral para a brutalidade social primitiva.
d) Nenhuma das alternativas

26) Auguste Comte descreve acerca dos Três Estados da história humana, sendo eles: Teológico, Metafísico e Positivo. De acordo com os estados descrito por Auguste Comte, assinale a alternativa correta:
a) O estado Teológico tem como característica um mundo abstrato marcado pela ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
b) No estado Positivo, a humanidade busca respostas científicas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.
c) O estado Teológico descrito por Comte, Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele e tudo é explicado por Deus.
d) Nenhuma das alternativas.

27) A teoria marxista da História compreende entre várias teses a teoria da História Materialista, (materialismo histórico), que foi uma proposição efetuada por Marx e que institui uma abordagem economicista para a história da Humanidade. Desse modo, podemos assinalar como verdadeira:
a) Segundo Marx, é a economia que interfere na vida social em todas as suas formas, gerando frutos em sua consequência. Para explicar o impacto da economia na vida social, Marx utiliza-se de ferramentas como o materialismo dialético e o caráter teleológico.
b) O caráter teológico consiste em considerar o final da história como algo previamente conhecido.
c) O modo de se pensar a História como construída através de etapas, ressaltando a luta de classes e considerando-a teológica, tem suas limitações. Após ser muito utilizado e predominante, os historiadores perceberam que tal modo não dava conta de responder certos aspectos da vida social. É bem verdade que o método marxista unicamente economicista.
d) Nenhuma das alternativas.

28) Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio. Assinale o que for correto.
a) Analisa a sociedade a partir do estudo dos fatos sociais", termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.
b) Também falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Assim como Max Weber, estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas.
c) Durkheim assinala que os fatos sociais são internos ao indivíduo, esses fatos existem sem a nossa consciência da sua existência ou da sua autonomia. O ser humano adquire muito dos fatos sociais desde o início da sua educação, e tende a internalizar muito das suas características. Como isso ocorre, há uma habitualidade de convivência com os fatos sociais e assim, disfarça-se o seu caráter vinculativo, devido ao costume: a esse processo, Durkheim chamou de princípio da socialização.
d) Nenhuma das alternativas.

29) A filosofia da história é o campo da filosofia ou da história (dentro da "teoria da história") que observa sobre a dimensão temporal da existência humana como existência humana sócio-política e cultural; teorias do progresso, da evolução e teorias da descontinuidade histórica; significado das diferenças culturais e históricas, suas razões e consequências.
a) Na filosofia da história segundo o hegelianismo há uma linearidade, tendo como peculiaridade uma evolução da humanidade em três estados, o teológico, o metafísico e o positivo. Nessa perspectiva, entende que as fontes históricas devem ser os documentos oficiais.
b) Para Hegel a história seria a caminhada do Espírito até a realização da consciência plena e da Razão em sua plenitude final, e para Kant a história seria correspondente à realização dos planos secretos da natureza.
c) O posicionamento historicista proposto por David Hume sugere que não há um critério objetivo para determinar a melhor teoria de análise de um determinado objeto de estudo. De acordo com esse viés, a ciência, filosofia ou quaisquer outras disciplinas, estão fadadas à sua historicidade.
d) Nenhuma das alternativas.

30) A lógica é um dos campos da filosofia, e pode ser considerada uma disciplina introdutória para qualquer estudo filosófico. Isso acontece porque a lógica lida com raciocínios e argumentos, e raciocínios e argumentos fazem parte de qualquer reflexão filosófica, seja ela no campo da teoria do conhecimento, da ética, da filosofia política ou da estética. A respeito dessa informação, assinale o que for correto.
a) Dá-se o nome de Lógica socrática ao sistema lógico desenvolvido por Sócrates a quem se deve o primeiro estudo formal do raciocínio. Dois dos princípios centrais da lógica socrática são a lei da não contradição e a lei do terceiro excluído.
b) O sistema lógico de Sócrates foi responsável pela introdução do silogismo hipotético, lógica modal temporal e lógica indutiva.
c) A lógica examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas. Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética.
d) Nenhuma das alternativas.

GABARITO:
16 A
17 B
18 B
19 C
20 A
21 D
22 A
23 C
24 D
25 C
26 C
27 A
28 A
29 B
30 C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Aguaí - SP - Instituto Excelência - 2016" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 11:30. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=225