Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(17/Dez) Siderópolis - SC - processosseletivos - 2015
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS FILOSOFIA

16 - A filosofia nunca foi fácil de ser compreendida, portanto seu criador ________________ a definiu de uma forma bem simples com palavras de origem grega _____________ e ___________.
Qual das alternativas abaixo preenchem corretamente as lacunas apresentadas?
A) Protágoras / Agape / Sofis
B) Platão / Filos / Sophia
C) Aristóteles / Philos/ Sufismo
D) Pitágoras / Philos / Sophia
E) Jesus / Filoso / Fia

17 - Voltaire é antes de tudo um polemista. Pretende lutar contra os sistemas vãos, contra opiniões falsas e condena toda atitude fundada na crença e na superstição. Sua pesquisa sobre a verdade, a sabedoria, e a felicidade lança bases de seu pensamento nos seguintes tópicos:
I - Ideal político, Voltaire condena o arbitrário mas não o monárquico embora o monarca deva guiar suas atitudes de acordo com a razão. Os príncipes devem ser orientados pelos filósofos.
II - Ideal religioso, Voltaire desacredita totalmente da existência de qualquer divindade, segundo ele, a razão é a única a ser louvada e a mesma explica a origem do universo, não é necessário portanto, um ser supremo e inteligente.
III - Ideal Moral, Voltaire condena as teorias metafísicas, não aquela humilde e honesta reflexão sobre os grandes problemas. O homem tem que ser feliz e ajudar o seu próximo a ser feliz também.
Está INCORRETO o que está contido em:
A) I apenas
B) II apenas
C) III apenas
D) I e II
E) Nenhuma das alternativas

18 - A filosofia da educação dentre vários estudos relaciona a sociedade atual com o modelo de educação vigente. Acerca desta premissa, analise as afirmações e identifique a verdadeira no seu enunciado.
A) A educação é capaz de superar as características sociais indesejáveis e tem cumprindo este propósito ao longo do tempo.
B) Educação sempre reproduziu o interesse dos mais necessitados e sempre foi orquestrada de modo a atingir os objetivos dos mesmos.
C) Através do estudo da filosofia da educação podemos constatar que a educação sempre atendeu o interesse das classes dominantes, ora formando seres para assumir postos altos e hora formando seres para os trabalhos de base, em muitas vezes, criando um abismo social entre ambos.
D) A educação não possui uma organização igualitária, ou seja, cabe à escola identificar as necessidades de sua clientela e propor o melhor ensino para a mesma, isto garantiu a suprema qualidade da educação nos moldes atuais.
E) Enxergar a educação como reprodutora da sociedade vigente é mero descaso, uma vez que na história da escola, esta sempre se impôs contra os mandos das classes dominantes.

19 - Na modernidade passou-se a delinear melhor os limites do estudo filosófico. Inicialmente, como atestam os subtítulos de obras tais como "as Meditações" _________ e o tratado _________, ainda se fazia referência a questões tais como a da prova da existência de Deus e da existência e imortalidade da alma.
Considere as opções a seguir:
I - de René Descartes
II - de George Berkeley
III - de Sócrates
IV - de Sófanes
Preenche melhor as alternativas respectivamente:
A) I e II
B) II e III
C) I e IV
D) II e IV
E) I e III

20 - Filosofia da Renascença é o período da História da Filosofia que na Europa está entre a Idade Média e o Iluminismo. Isso inclui o século XV; alguns estudiosos a estendem desde os princípios do ano de 1350 até os últimos anos do século XVI, ou o começo do século XVII (depois de cristo), sobrepondo as Reformas Religiosas e os princípios da idade moderna. Dentre os elementos distintivos da Filosofia da renascença está a renovação (renascença significa "renascimento") à civilização clássica e o seu aprendizado; um parcial retorno de Platão sobre Aristóteles, que havia predominado sobre a Filosofia Medieval; e dentre alguns filósofos, havia o entusiasmo pelo ocultismo e o Hermetcismo.
(fonte: Wikipédia historia da filosofia).
Acerca do descrito acima, identifique as alternativas abaixo como (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, e em seguida, indique a sequência correta:
( ) Em particular, o renascimento, principalmente nos últimos períodos, que começou na Inglaterra com o Renascimento Inglês, se espalhou por toda a europa.
( ) O renascimento Inglês inclui geralmente em seus pensadores Shakespeare, mesmo no tempo em que a Itália estava passando pelo maneirismo para o Barroco. Como um movimento importante do Século XVI ele foi suscetível para várias divisões.
( ) Alguns historiadores observam que as Reformas e as contra-Reformas são marcos do final da renascença e os mais importantes para a Filosofia, enquanto outros a vêem como um único e extenso período.
A sequência obtida é:
A) F, V, F
B) V, F, F
C) F, V, V
D) F, F, F
E) V, V, V

GABARITO:
16D
17B
18C
19A
20C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Siderópolis - SC - processosseletivos - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 21:52. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=214