Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(04/Dez) Biguaçu - SC - FAEPESUL - 2015
 
ESPECÍFICAS

21. O arqueólogo norte-americano Robert Braid-Wood procurou indicar os principais elementos que caracterizam a cultura, sendo esta, duradoura, embora os indivíduos que compõem um determinado grupo desapareçam. No entanto, ela também se modifica, conforme mudam as normas e os entendimentos. Levando em consideração as informações acima e o que diz respeito aos elementos culturais, podemos caracterizar cultura como:
I - Herdada pelos instintos, e não adquirida pela aprendizagem.
II - Transmitida de geração a geração, por meio da linguagem, nas diferentes sociedades.
III - Criação exclusiva dos seres humanos, incluindo a produção material e não material.
IV - Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
E) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

22. Todas as culturas - inclusive a grega - criaram seus mitos, associando a origem do mundo, os fenômenos da natureza e os grandes acontecimentos da vida à atuação de forças exteriores à realidade concreta. O mito se originou do medo e do espanto do homem diante de uma natureza potencialmente hostil. Por isso, mais do que para explicar o mundo, o mito serviu para acalmar a ansiedade humana em relação aos mistérios da criação.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o mito e a filosofia na Grécia, é INCORRETO afirmar:
A) No mito existe grande presença de concepções cosmológicas em suas interpretações.
B) Na mitologia não há preocupação com contradições.
C) O mito busca explicações através de genealogias.
D) Assim como na Filosofia, o mito exige explicação coerente, lógica e racional.
E) Um mito é diferente de lenda, porque uma lenda pode ser uma pessoa real que concretizou feitos fantásticos, como Pelé, Frank Sinatra, etc. Um mito é um personagem criado, como Zeus, Hércules, Hidra de Lerna, Fênix, etc.

23. Sobre a importância do pensamento mítico para a compreensão do homem em sociedade, Gilberto Cotrim, em Fundamentos da Filosofia, afirma: "No mundo contemporâneo ocidental predomina uma visão racional e materialista da realidade, mas o mito ainda tem lugar privilegiado em diversas culturas espalhadas por todo o planeta". (COTRIM, 2013, p.122).
Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
A) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
B) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
C) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
D) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.
E) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

24. Conforme a tradição histórica, a palavra "filosofia" foi usada pela primeira vez pelo pensador grego Pitágoras (570 - 490 a.C), quando o príncipe Leonte perguntou-lhe sobre a natureza de sua sabedoria. Pitágoras respondeu: "Sou apenas um filósofo". Com essa resposta, pretendia esclarecer que não detinha a posse da sabedoria. Assumia a posição de "amante do saber", isto é, alguém que quer, ama e deseja o saber.
Sobre a finalidade da filosofia, assinale a alternativa INCORRETA:
A) É aquela que está por detrás de todas as finalidades mais imediatas e conscientes de uma ação. É o motivo fundamental de uma conduta.
B) Para encontrar soluções aos problemas da existência - a minha e a de outras pessoas.
C) Para viver melhor. Para me sentir bem, em paz comigo mesmo.
D) Filosofar para pensar melhor sobre tudo: os fatos, as pessoas, a vida.
E) Ganhou um significado mais específico, passando a designar a busca de um tipo especial de sabedoria: aquela que nasce do uso metódico da emoção, da investigação emocional.

25. A filosofia é uma atividade profundamente vinculada à dúvida e às perguntas. Portanto, para aprender a filosofar, é fundamental adotar uma atitude indagadora. Como afirmou o pensador alemão Karl Jaspers (1883-1969), "as perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada resposta transforma-se numa nova pergunta" (Introdução ao pensamento filosófico, p 140).
Sobre a atitude filosófica é INCORRETO afirmar:
A) A filosofia busca a ampliação da paisagem e seus horizontes: cada resposta gera um novo terreno para dúvidas e perguntas.
B) A filosofia se abstém de pergunta, pois não leva a nada.
C) Mesmo que você não tenha nenhuma intenção de se tornar um filósofo ou uma filósofa, desenvolver uma atitude indagadora, isto é, filosófica, pode ser de grande utilidade em muitos momentos de sua existência.
D) A atitude filosófica constitui, portanto, uma espécie de retorno à primeira infância, a essa maneira de ver, escutar e sentir as coisas. É certo começar de novo na compreensão do mundo por meio da dúvida e de sucessivas indagações.
E) Surge de uma necessidade inquietante de explicação racional.

GABARITO:
21 C
22 D
23 A
24 E
25 B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Biguaçu - SC - FAEPESUL - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 01:45. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=212