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Provas de concursos e vestibular

 
(01/Ago) IF/PA - 2015
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. "O que parece impossível é conceber uma ciência que não tivesse teorias. O desenvolvimento de teorias sobre como as várias partes do mundo funciona é o objetivo da ciência. Se não quisermos teorias cientificas, não queremos ciência.
Entender como as teorias funcionam é entender uma grande parte daquilo que a ciência significa. Mas por que os cientistas querem construir teorias cientificas? Para que servem elas?".
(APPIAH, Kwame Anthony. Introdução a Filosofia Moderna. Petrópolis: ed. Vozes. 2006. Cf. pág. 136).
Segundo Appiah, uma resposta EMPIRISTA a essas questões seria:
A) precisamos de teorias cientificas precisamente para promover o desenvolvimento tecnológico.
B) como esclareceu Descarte, precisamos de teorias científicas para subjugar as forças da natureza.
C) precisamos de teorias cientificas para verificarmos hipóteses sobre o funcionamento do mundo.
D) precisamos de teorias científicas para fazermos predições confiáveis.
E) precisamos de teorias científicas para garantir a confiabilidade das investigações cientificas.

22. "O nascimento do que se chama nova educação e escola progressiva é em si um produto do descontente respeito à educação tradicional. Com efeito, é uma crítica desta última. Quanto a critica implícita faz-se explicita, diz-se como se segue: o esquema tradicional é, em essência, uma imposição e de cima e de fora."
(DEWEY, John. Experiência e educação. Apud ROSA, Mª DA Glória de. A história da educação através dos textos. São Paulo: ed. Cultrix. 1993. Cf. págs. 299-300).
Das alternativas abaixo, qual a única que está de acordo com a crítica feita por Dewey à educação tradicional?
A) A escola tradicional é empirista, impondo ao aluno conteúdos vindo da experiência sem levar em consideração as características inatas e pessoais do mesmo.
B) A educação tradicional impõe aos discentes a compreensão adulta dos conteúdos, métodos e modelos educacionais, sem considerar a experiência etária dos mesmos.
C) A escola tradicional é permissiva com os conteúdos não formais que lhes são impostas por outras instituições como a igreja, o governo, etc.
D) A escola tradicional é impositiva porque estabelece o modelo profissionalizante da sociedade de consumo, sem permitir o questionamento desse modelo educacional por parte de professores e alunos.
E) A escola tradicional impõe a comunidade escolar um modelo educacional normalizador, que visa mais aos interesses das autoridades politicas e econômicas do que a promoção participativa e a autonomia dos seus diferentes atores.

23. "um dos pontos de vista tradicionais mais influentes, proposto por Platão (ver Ménon 97e - 98a) e Kant, entre outros, é o de que o conhecimento propositivo humano (o conhecimento de que tal coisa é de tal jeito) tem três elementos individualmente necessários e conjuntamente suficientes".
(MOSER, Paul K. / MULDER, Dwayne H. / TROUT. J. D. A Teoria do conhecimento: Uma Introdução Temática. São Paulo: ed. Martins Fontes. 2004. Cf. págs. 32-33).
Das alternativas abaixo, em qual está a resposta que contém os três elemento essenciais do "conhecimento propositivo humano", segundo a tradição filosófica ocidental?
A) O conhecimento propositivo é uma crença compreendida como verdadeira e justificada.
B) O conhecimento propositivo é o que resulta do encontro entre o sujeito cognoscível o objeto cognoscente e os dados desse encontro.
C) O conhecimento propositivo é aquele que estabelece como condição de verdade uma subjetividade imparcial, regras dogmáticas e um objeto empírico.
D) O conhecimento propositivo é uma afirmação fundamentada nas condições a priores (espaço e tempo) do entendimento.
E) O conhecimento propositivo é uma afirmação lógica sobre o estado de coisas referentes ao mundo e que se fundamenta em hipóteses científicas.

24. "não se consegue chegar a um contacto do sujeito com o objeto. A consciência cognoscente é impossível aprender o seu objeto. Não há conhecimento. De dois juízos contraditórios, um é, finalmente, tão exatamente verdadeiro como o outro. Isso significa uma negação das leis lógicas do pensamento, especialmente do princípio de contradição".
(HESSEM, Johannes. Teoria do Conhecimento. Coimbra: ed. Armênio amado. 1970. Cf. págs. 41-42).
Hessem denomina o ceticismo descrito acima de "radical" ou "absoluto". Das opções abaixo, em qual está o nome do filósofo que o autor usa como exemplo do ceticismo sistemático?
A) Descartes.
B) Pirrón.
C) Montaigne.
D) Hume.
E) Bayle.

25. "Filha da emancipação do cartesianismo, a filosofia do iluminismo deve a Descartes - e a Malebranche - o gosto do raciocínio, a busca da evidência intelectual, e, sobretudo, a audácia de exercer livremente seu juízo e de levar a toda parte o espírito da dúvida metódica. "Sou logo penso" seria de algum modo o cogito do filósofo do Iluminismo, bem próximo do cogito cartesiano. Bem próximo, mas com um sentido exatamente contrário".
(CHÂTELET, F. (Dir.) História da Filosofia: Ideias, Doutrina. Vol. 4. Rio de Janeiro: ed. Zahar. 1974. Cf. págs. 75).
Marque a baixo, a única letra correta relacionada à reprovação que a Filosofia do Iluminismo fez ao cartesianismo.
A) Por afirmar a eficácia do entendimento para apreender a essência das coisas e de cuja certeza não precisar de provas factuais, experimentais, probabilística ou de testemunhos, o cartesianismo se opunha ao espirito experimental das ciências naturais e ao espirito histórico das ciências humanas.
B) Por afirmar uma moral provisória nada contestadora e dá continuidade ao modelo de conhecimento filosófico escolástico, com seu nominalismo e submissão da filosofia à teologia, o cartesianismo não ousou superar a tradição medieval obscurantista.
C) O cartesianismo, por ser um racionalismo dedutivista que pouco valorizou os questionamentos que a física moderna, então nascente, fazia a física aristotélica, não ousou afirmar a evidência da razão frente à tradição e a autoridade religiosa.
D) O cartesianismo, no que pese sua contribuição à física e a matemática moderna e sua contribuição a emancipação da razão filosófica frente à autoridade da teologia escolástica, afirmou uma moral provisória nada contestadora que pouco serviu para questionar o quadro de submissão a autoridade da tradição monárquica do período moderno até o Iluminismo.
E) Por afirmar o primado da razão dedutiva e da experimentação como prova final de todo e qualquer conhecimento valido, o cartesianismo apenas deu continuidade ao experimentalismo escolástica sem com isso afirmar a autonomia da razão como contraria a autoridade da tradição teológica católica.

26. "A educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da sociedade humana, que jamais permanece tal qual é, porém se renova continuamente através do nascimento, da vinda de novos seres humanos. Esses récem-chegados, além disso, não se acham acabados, mas em um estado de vir a ser".
(ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: ed. Perspectiva. 1988. Cf. pág. 234).
Para Hannah Arendt a natalidade humana impõe uma dupla tarefa a pais e educadores. Das opções abaixo, qual a única que se relaciona corretamente com essas tarefas?
A) A crise de valores do mundo moderno impõe a pais e educadores um maior planejamento para a educação das crianças que nascem em sociedades cada vez mais impessoais e consumistas, e ainda, exige deles a capacidade de se manterem atentos às necessidades psicológicas da primeira infância.
B) A educação demanda de pais e educadores flexibilidade e abertura imponderáveis para acompanhar o novo trazido pela criança, além disso, devem estar atentos ao que pode impedir o florescimento de sua criatividade.
C) Pais e educadores devem zelar pelo desenvolvimento da criança como pessoa plena que ao nascer traz consigo todo o seu potencial criativo, além disso, devem mudar o mundo para torná-lo mais receptivo a esse ser inovador.
D) Sendo a criança uma recém-chegada no mundo que lhe é estranho e estando ela ainda em formação, caberia a pais e educadores garantir sua formação sem, contudo, deixar o elemento que o novo trazido a cada nova geração destrua o mundo.
E) Como recém-chegada no mundo a criança demanda de pais e educadores os cuidados necessários para o seu desenvolvimento físico, assim como o acompanhamento de sua inserção ou plena adaptação à sociedade.

27. "É somente na perspectiva de grandes relatos de legitimação - vida do espirito e/ou emancipação da humanidade - que a substituição parcial dos professores por máquinas pode parecer deficiente, e mesmo intolerável. Mas é provável que estes relatos já não constituam mais a causa principal do interesse pelo saber. Se está causa é o poder, este aspecto da didática clássica deixa de ser pertinente".
(LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: ed. José Olímpio. 1993. Cf. págs. 92).
Em uma leitura pessimista, Lyotard afirma que a "era do professor" parece chegar ao fim na pós modernidade, em consequência dos critérios de desempenho e legitimação vigente nesse período. Reconheça nos parágrafos abaixo quais são, segundo Lyotard, dois sérios desafio que a prática da docência enfrenta nas sociedades pós-modernas, em seguida, marque a letra que contenha a numeração correta desses parágrafos.
I - Nas sociedades pós-modernas, a legitimação da autoridade só se mantém pelos relatos das três grandes religiões bíblicas, a perda de reconhecimento social da figura do professor laico é exemplar quanto a isso.
II - Comparado às informações disponíveis em rede, a capacidade do professor em transmitir o saber é irrisória.
III - Comparado à prevalência nas sociedades pós-modernas do trabalho em equipe, em especial o desempenho criativo interdisciplinar, o trabalho individual da docência parece pouco competente.
IV - Comparado à disponibilização em rede de conteúdos os mais diversos e indiscriminados e à dinâmica da hipermídia, a figura do professor entre o quadro e os alunos parece pouco eficiente para o ensino nas sociedades pós-modernas.
A) I e II estão corretos.
B) I e IV estão corretos.
C) III e IV estão corretos.
D) II e III estão corretos.
E) II e IV estão corretos.

28. "A critica nietzscheana da modernidade foi perseguida nos dois sentidos. O cientista céptico, empenhado em desocultar a perversão da vontade de poder, a revolta das forças reativas e a gênese da razão centrada no sujeito com métodos antropológicos, psicológicos e históricos, encontra sucessores em Bataille, Lacan e Foucault; o crítico-iniciado da metafísica reivindica um saber específico e segue a pista da filosofia do sujeito, desde a gênese aos primórdios pré-socráticos, tem-nos em Heidegger e Derrida".
(HABERMAS, Jürgen. Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: ed. Dom Quixote. 1990. Cf. pág. 101).
Segundo Habermas, apesar das diferenças entre o "cientista céptico" Bataille e o "crítico-iniciado" Heidegger, há semelhanças estruturais na contribuição de ambos para o discurso filosófico da modernidade. Isto porque comungam de um mesmo empreendimento crítico nietzscheano. Nas opções abaixo, em qual está, segundo Habermas, o elemento nietzscheano comum a crítica de Bataille e a Heidegger à modernidade?
A) Crítica cultural as sociedades democráticas.
B) Crítica cultural as sociedades de massa.
C) Crítica ao eurocentrismo.
D) Crítica ao historicismo antropológico.
E) Crítica radical à razão.

29."Diante da pluralidade das ontologias anteriores, os sofistas concluíram que não podemos conhecer o ser, pois, se pudéssemos, pensaríamos da mesma maneira e haveria uma única filosofia. Consequentemente, só podemos ter opiniões subjetivas sobre a realidade".
(CHAUI, Marilena. Iniciação a Filosofia. São Paulo: ed. Ática. 2014. Cf. pág. 135).
Segundo Chaui, para a atitude filosófica dos sofistas há um "Instrumento" decisivo, mais importante do que a percepção e o pensamento, para convencer sobre a verdade de ideias e opiniões. Dos itens abaixo, em qual está denominado esse "instrumento"?
A) A lógica.
B) A Dialética.
C) A Isegoria.
D) A linguagem.
E) O poder.

30. "Segundo o filosofo Antonio Negri, por causa de todas as transformações que a sociedade tem sofrido, especialmente ao longo do século XX, os conceitos clássicos da politica já não nos servem".
(GALO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: ed. Scipione. 2014. Cf. pág. 257).
Segundo Silvio Galo, a ideia central do filósofo Italiano Antonio Negri sobre a política na pós modernidade é a de que um conceito clássico da política sofreu, principalmente com a globalização, um contínuo declínio. Das opções abaixo, em qual está este conceito?
A) A noção de participação popular.
B) A noção de soberania centrada no Estado-nação.
C) A noção de igualdade jurídica ou isonomia.
D) A noção de contrato social.
E) A noção de soberania popular.

31. "A experiência, entendida como um conjunto de relações que os seres humanos estabelecem entre si e com o entorno, é uma atividade conceitual capaz de guiar as ações futuras na nossa relação com o ambiente. Por esse motivo, estabelece o critério que distingue o que é verdadeiro e apresenta uma visão de conhecimento em que os conceitos não são ideias abstratas, mas sim instrumentos que orientam a ação".
(ARANHA, Mª Lúcia de A. /MARTINS, Mª Helena P. M. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: ed. Moderna. 2013. Cf. pág. 161).
Das correntes filosóficas nominadas nos itens abaixo, qual tomou a experiência como "critério que distingue o que é verdadeiro e apresenta uma visão de conhecimento em que os conceitos não são ideias abstratas, mas sim instrumentos que orientam a ação"?
A) Pragmatismo.
B) Positivismo Lógico.
C) Teoria Critica.
D) Estruturalismo.
E) Pós-estruturalismo.

32."O objeto da filosofia é a clarificação lógica dos pensamentos" (4.112).
(WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado Lógico-Filosófico. Lisboa: ed. CalousteGulbenkian. 1987. Cf. pág. 62).
Das correntes filosóficas nominadas nas opções abaixo, qual subscreve essa afirmação de Wittgenstein?
A) Pós-Estruturalismo.
B) Estruturalismo.
C) Neotomismo.
D) Hermenêutica Filosófica.
E) Filosofia analítica.

33. "À multiplicidade de linhas e orientações filosóficas e ao grande número de problemas herdados da tradição cultural filosófica somam-se temas e problemas novos e cada vez mais complexos em seus programas de pesquisas, produzindo em reposta a isso um universo sempre crescente de novas teorias e posições filosóficas. No entanto, é também verdade que esta dispersão discreta de um filosofar que se move, por certo, no ritmo longo da academia, mas que certamente não se esgota nela e que, num certo ritmo, chega mesmo a ensaiar um retorno à praça pública, não pode nos impedir de reconhecer o que há de mais comum em nosso trabalho".
Como o Parâmetro Curricular Nacional define a especificidade do trabalho filosófico?
A) É uma atividade pautada em uma tradição.
B) É um trabalho que requer essencialmente uma formação acadêmica.
C) É uma atividade de natureza reflexiva.
D) É um trabalho por natureza interdisciplinar.
E) É uma atividade coletiva e dialógica.

34. "Ler textos filosóficos de modo significativo" (PCNs)
O Parâmetro Curricular Nacional aponta como referências quatro competências especificas que podem promover a competência geral acima citada. Dos itens abaixo, qual o único que NÃO é uma dessas quatro competências?
A) Análise.
B) Interpretação.
C) leitura.
D) Reconstrução racional.
E) Crítica ou problematização.

35. Das competências discriminadas nas letras abaixo, qual é considerada no Parâmetro Curricular Nacional como "competência-síntese" das outras?
A) Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros.
B) Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentação mais consistente.
C) Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo.
D) Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais.
E) Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.

36. Martin Heidegger, Nicolai Hartmann, Karl Jaspers, Max Scheler, EugenFink, Hans-Georg Gadamer, Emmanuel Levinas, Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, Simone de Beauvoir, Paul Ricouer, Gabriel Marcel, José Ortega y Gasset, Gianni Vattimo, Jean-François Lyotard, Michel Foucault, Jacques Derrida. Dos filósofos citados nas letras abaixo, qual exerceu influência direta e decisiva sobre todos os pensadores citados acima?
A) G. W. F. Hegel.
B) Friedrich Nietzsche.
C) Rene Descartes.
D) Karl Marx.
E) Edmund Husserl.

37. Dos filósofos citados abaixo, qual foi o principal interlocutor de Michel Foucault em seu texto "O que são as Luzes?".
A) Platão.
B) Edmund Husserl.
C) Karl Marx.
D) Emmanuel Kant.
E) Richard Rorty.

38. "Esse momento foi extraordinário. Estava ali, imóvel e gelado, mergulhado num êxtase horrível. Mas, no próprio âmago desse êxtase, algo de novo acabava de surgir; eu compreendia a Náusea, possuía. A bem dizer, não formulava minhas descobertas. Mas creio que agora me seria fácil colocá-la em palavras. O essencial é a contingência. O que quero dizer é que a existência não é a necessidade. Existir é simplesmente estar presente; os entes aparecem, deixam que os encontremos, mas nunca podemos deduzi-los". (SARTRE, Jean-Paul. A Náusea. Rio de Janeiro: ed. Nova Fronteira. 1986. Cf. págs. 193-194).
A Náusea é o romance marco do movimento existencialista. Leia os parágrafos abaixo reconhecendo quais estão de acordo com o existencialismo de Sartre. Em seguida, marque a opção em que esses parágrafos estão enumerados.
I - Somente a aceitação de que há uma transcendência para além das contingências do mundo pode assegurar ao ser humano um sentido a sua existência.
II - Para superar as contingências da própria existência, o ser humano deve se guiar pelo êxtase da racionalidade que ganha forma no domínio técnico-cientifico do real.
III - A contingência não é aparência da existência que precisa ser superada pela racionalidade para alcançar o essencial, ela é o próprio absoluto.
IV - A existência humana é tão gratuita como a de qualquer outro ser.
A) I e II estão corretos.
B) II e III estão corretos.
C) I e III estão corretos.
D) III e IV estão corretos.
E) II e IV estão corretos.

39. Dos filósofos citados abaixo, qual é considerado como existencialista cristão?
A) Martin Heidegger.
B) Gabriel Marcel.
C) Jean-Paul Sartre.
D) Maurice Merleau-Ponty.
E) Albert Camus.

40."A razão instrumental é a razão técnico-cientifica, que faz das ciências e das técnicas não um meio de libertação dos seres humanos, mas de intimidação, medo, terror e desespero. A _______________, ao contrario, analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão se tiverem como finalidade a emancipação dos humanos, e não as ideias de domínio técnico-científico sobre a natureza, a sociedade e a cultura". (CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: ed. Ática. 2014. Cf. pág. 59).
Das letras abaixo, qual conteria o termo que corresponde adequadamente ao espaço sublinhado na citação anterior, de acordo com a Escola de Frankfurt, seria:
A) razão critica.
B) hermenêutica.
C) fenomenologia.
D) filosofia analítica.
E) ética normativa.

GABARITO:
21D
22B
23A
24B
25A
26D
27D
28E
29D
30B
31A
32E
33C
34C
35B
36E
37D
38D
39B
40A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - IF/PA - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 20:21. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=203