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(21/Mai) | SEEDUC - RJ - CEPERJ - 2015 | ||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
21. O pensamento mítico faz parte de uma tradição cultural que antecedeu o pensamento filosófico-científico na Grécia antiga. Um dos elementos centrais desse pensamento para explicitar a realidade é: A) a ciência B) o sobrenatural C) o naturalismo D) a racionalidade E) o criticismo 22. A passagem do pensamento mítico-religioso ao pensamento filosófico-científico representando o surgimento da filosofia na Grécia Antiga, conforme observa Marcondes (2013), possui características centrais que rompem com a narrativa mítica. É possível destacar como duas dessas características: A) o caráter mítico e a causalidade B) o dogmatismo e a concepção do cosmo C) as teogonias e o logos D) o caráter crítico e a concepção do cosmo E) o mítico e a noção da physis 23. Os sofistas surgiram durante a passagem da perda de poder da oligarquia para a democracia. São considerados mestres da retórica e oratória que percorriam as cidades-estado fornecendo suas habilidades aos políticos em geral. Infelizmente, de seus textos só nos restaram fragmentos e citações de seus principais adversários (Platão e Aristóteles). O mais conhecido fragmento do sofista Protágoras sobre a verdade resume as seguintes ideias centrais relacionadas aos sofistas: A) humanismo e relativismo B) humanismo e dialética C) atomismo e maiêutica D) relativismo e mítico E) religioso e analítico 24. Para Platão, a filosofia é uma forma de saber que possui um caráter essencialmente: A) político B) reflexivo e contemplativo C) ético-político D) verdadeiro E) mitológico 25. Em sua obra "O Banquete", Platão, por meio do discurso de Fedro, o primeiro a falar, conclui que de "todos os deuses o mais antigo, o mais augusto de todos, capaz de tornar o homem virtuoso e feliz durante a vida e após a morte", é o deus: A) do amor B) do trovão C) da felicidade D) da beleza E) da força 26. Ao contrário de Platão, Aristóteles tem uma visão mais linear do processo de conhecimento. De acordo com a filosofia aristotélica, esse processo tem início com: A) a memória ou a retenção B) a arte ou a técnica C) a teoria ou a ciência D) os sentidos ou a sensação E) as experiências ou as práticas 27. De acordo com Bettencourt apud Rezende (2012), para Aristóteles, "a filosofia implica o abandono do senso comum e o despertar da consciência crítica". Esse abandono do senso comum ocorre em virtude: A) da lógica B) da causa C) do espanto D) do saber E) do equilíbrio 28. Em sua obra "A Filosofia na Idade Média", Étienne Gilson (2013), ao analisar a cultura patrística latina, afirma "que o ideal que dominava essa cultura se encontra nas obras de Cícero". Para esse filósofo, "o homem só se distingue dos animais pela linguagem". Cícero considerava como "virtude e arte suprema": A) a percepção B) o raciocínio C) a experiência D) a eloquência E) a retórica 29. Santo Agostinho desenvolve sua teoria para o processo do conhecimento a partir de: A) interioridade e iluminação B) reminiscência e inatismo C) especulação e razão D) razão e sentido E) revelação e conhecimento 30. Santo Anselmo, por meio do seu famoso "argumento ontológico" (Marcondes 2013), para provar a existência de Deus, procura conciliar: A) o instinto e a fé B) a razão e a lógica C) a razão e a fé D) a fi losofi a e a dialética E) o argumento e a realidade 31. São Tomás de Aquino representa o apogeu da Escolástica Medieval. De sua grande obra destacam-se Os argumentos para provar a existência de Deus. Para São Tomás (Étienne, 2013), o "caminho mais manifesto" é aquele que se inicia a partir: A) da teologia B) do movimento C) da razão D) do cosmo E) da perfeição 32. O pensamento de Descartes pretende fundamentar e legitimar a possibilidade do conhecimento científico e com isso refutar: A) a intuição B) a metafísica C) o racionalismo D) o empirismo E) o ceticismo 33. O Empirismo constitui-se, a partir do século XVI, uma das correntes formadoras do pensamento moderno. Os empiristas rejeitam a noção: A) do racionalismo B) da experiência C) do sentido D) do inatismo E) da percepção 34. Um dos principais filósofos do Empirismo do período clássico foi Francis Bacon. São dois aspectos de sua contribuição filosófica: A) o método da dúvida e a concepção crítica da verdade B) o inatismo e o racionalismo lógico C) a concepção do pensamento crítico e o método indutivo D) a causalidade e a probabilidade E) o ceticismo e o racionalismo 35. Em sua grande obra "Ética", Spinoza faz uma distinção entre "o bem e o mal" e em sua compreensão sobre o bem apresenta a seguinte proposição: A) aquilo que sabemos com certeza, nos ser útil B) aquilo que sabemos com certeza, nos seduzir C) aquilo que sabemos, com certeza, nos impedir que desfrutemos de algum bem D) aquilo que sabemos, com certeza, nos afastar da realidade E) aquilo que sabemos, com certeza, nos afastar do divino 36. A virtude é definida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir conforme a natureza, isto é, de acordo com: A) a lei B) o afeto C) o bem D) a razão E) a essência 37. Para Leibniz, a chave para o desenvolvimento sistemático e racional da totalidade do conhecimento humano é: A) o psicologismo B) a epistemologia C) a ética D) a experiência E) a lógica 38. Immanuel Kant inicia sua fase crítica com a publicação da "Crítica da razão pura". Na visão kantiana, a crítica se opõe: A) à metafísica B) ao dogmatismo C) à moral D) à sensibilidade E) ao esquematismo 39. Segundo Marcondes (2013), "Hume, o mais radical dos empiristas", questiona dois princípios fundamentais da tradição filosófica: A) a razão e a realidade B) a lógica e o inatismo C) a causalidade e a identidade pessoal D) a dialética e o movimento E) a existência e a sensação 40. Hegel, em sua obra A fenomenologia do espírito, analisa as etapas do progresso da consciência, estabelecendo como ponto de partida a: A) consciência sensível B) consciência de si C) consciência infeliz D) consciência revelada E) consciência do em si ao para si 41. Segundo Marcondes (2013), para Hegel o modo de compreensão do sujeito é necessariamente: A) filosófico B) histórico C) metafísico D) científico E) estético 42. Friedrich Nietzsche, em sua obra Genealogia da moral (2009), na Primeira dissertação, discute os conceitos "bom e mau", "bom e ruim", afirmando que "todas eles remetem à mesma transformação conceitual" que, em toda parte no sentido social, "bom" se desenvolveu a partir de: A) nobre/aristocrático B) nobre/plebeu C) realeza/comum D) plebeu/ baixo E) comum/baixo 43. Em "Genealogia da Moral", Nietzsche faz uma análise devastadora da moral tradicional a qual considera baseada: A) na tradição B) no poder C) na sociedade D) na culpa E) na essência 44. Em sua "Terceira dissertação sobre o que significam ideais ascéticos", Nietzsche a inicia analisando os artistas e os elimina de imediato. Para o autor, "eles estão longe de se colocar no mundo e contra o mundo". Segundo o filósofo, o significado desses ideais para esse grupo é: A) algo como um instinto e faro B) um encanto mais de sedução C) uma tentativa de se ver bom demais D) suprema licença de poder E) nada absolutamente nada, ou coisa demais 45. Heidegger, em sua obra "Ser e tempo", estabelece como estrutura fundamental do ser: A) a temporalidade B) a autenticidade C) o pragmatismo D) a inautenticidade E) a banalidade 46. A liberdade é o tema central do pensamento sartreano. Ao desenvolver o tema, Sartre recusa: A) toda racionalidade B) todo realismo C) todo determinismo D) todo humanismo E) toda responsabilidade 47. Segundo Marcondes (2013), Sartre caracteriza o homem como: A) o ser cuja existência precede a essência B) o ser cuja existência precede a alma C) o ser cuja existência precede o divino D) o ser cuja existência precede a moral E) o ser cuja existência precede a identidade 48. Hanna Arendt, em seu livro O que é Política?, afirma que o pensamento político baseia-se em essência: A) na experiência B) no inatismo C) no preconceito D) na formação de opinião E) na racionalidade 49. De acordo com Hanna Arendt, política e liberdade são: A) antagônicas B) idênticas C) diferentes D) opostas E) paralelas 50. Rezende (2012), ao analisar os movimentos revolucionários desde o século XVIII e as experiências revolucionárias do nosso século, destaca que Hanna Arendt identifica como aspecto positivo o sistema de: A) eleições B) partidos C) conselhos D) federações E) polis GABARITO: 21. B 22. D 23. A 24. C 25. A 26. D 27. C 28. D 29. A 30. C 31. B 32. E 33. D 34. C 35. A 36. D 37. E 38. B 39. C 40. A 41. B 42. A 43. D 44. E 45. A 46. C 47. A 48. D 49. B 50. C |
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Como referenciar: "Provas - SEEDUC - RJ - CEPERJ - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 01/05/2025 às 22:47. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=199