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Provas de concursos e vestibular

 
(20/Mar) Vacaria - RS - Fundatec - 2015
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 31 - A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) em seu Art. 36, §1, destaca a importância da Filosofia para o exercício da cidadania plena. Para alcançar essa finalidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - Ensino Médio, Parte IV, Ciências Humanas e suas Tecnologias Parâmetros) sugerem que o ensino de filosofia deve propiciar ao educando o desenvolvimento de uma série de competências e habilidades. A partir dessa perspectiva educacional, é INCORRETO afirmar que cabe ao educador de Filosofia, em suas práticas pedagógicas:
A) Promover a leitura significativa de textos filosóficos.
B) Desenvolver a leitura filosófica de textos de diversas estruturas e registros.
C) Promover o pensamento crítico dos educandos, fomentando o debate e a argumentação.
D) Abandonar a história da filosofia como fonte de orientação para programas e aulas da disciplina.
E) Assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia.

QUESTÃO 32 - "Termos ou categorias são (...) os gêneros das palavras tomadas quando ainda não combinadas com outras e que são a condição de tudo quanto dizemos ou pensamos, levando Aristóteles a dizer na Metafísica que "o ser se diz de muitas maneiras"". (CHAUÍ, 2002). Dentre as diferentes maneiras de dizer o ser, Aristóteles, no tratado As Categorias, destaca a substância ou essência (ousia). De acordo com a obra em questão, analise as assertivas a seguir, levando em consideração as características da substância:
I. Não é predicado de outras categorias.
II. É um atributo ou predicado acidental de um sujeito.
III. É o substrato ou suporte das demais categorias.
Quais estão INCORRETAS?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.

QUESTÃO 33 - "Diferentemente do que se passa na Carta Sétima, em que Platão distingue modos de conhecer e a coisa em si mesma, na República, a cada modo ou grau de conhecimento corresponderá um tipo de objeto ou de coisa, de tal maneira que, em cada um deles, o filósofo nos mostra qual é a ação cognitiva realizada pelo corpo e pela alma (ou só pela alma, nos modos de graus superiores) e quais são os objetos correspondentes a cada uma dessas atividades cognitivas". (CHAUÍ, 2002).
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os modos de conhecimento com seus respectivos objetos, de acordo com a exposição desenvolvida por Platão, no Livro VI da República.
Coluna 1
1. Intuição intelectual (nóesis).
2. Raciocínio dedutivo (dianoia).
3. Crença e opinião (doxa).
4. Imagem (eikasia).
Coluna 2
( ) Objetos matemáticos.
( ) Essência ou ideia.
( ) Cópias.
( ) Coisas Sensíveis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 1 - 2 - 3 - 4.
B) 1 - 4 - 2 - 3.
C) 2 - 1 - 4 - 3.
D) 2 - 3 - 1 - 4.
E) 3 - 1 - 4 - 2.

QUESTÃO 34 - Sabendo que o símbolo "^" representa o operador lógico conjunção e o símbolo "v" representa o operador lógico disjunção, se a estrutura "X ^ Y" é verdadeira, qual das sentenças abaixo é correta?
A) X deve ser verdadeira.
B) X deve ser falsa.
C) Y pode ser falsa.
D) A negação de X deve ser verdadeira.
E) A disjunção "X v Y" deve ser falsa.

QUESTÃO 35 - Analise o seguinte silogismo: "Todos os primatas são mamíferos. Ora, alguns animais são primatas. Logo, alguns animais são mamíferos." Estipulando que T representa o termo maior de um silogismo, t representa o seu termo menor, e M representa o termo médio, assinale a alternativa que analisa de forma correta os termos do silogismo apresentado.
A) Primatas é t.
B) Animais é M.
C) Primatas é T.
D) Animais e mamíferos são t e T, respectivamente.
E) Mamíferos é t.

QUESTÃO 36 - Santo Anselmo de Cantuária (1033-1109) afirmou que podemos deduzir a existência de Deus, a partir da Sua mera ideia ou conceito. Em outras palavras, apenas pensando sobre o que Deus é podemos concluir que Ele deve existir. O argumento acima resumido, apresentado por Santo Anselmo na obra Proslogion, é conhecido como:
A) Kalam.
B) Ontológico.
C) Cosmológico.
D) do Designer Inteligente.
E) do Primeiro Motor.

QUESTÃO 37 - "Dentre todas as ações possíveis, escolha aquela que produzirá uma quantidade maior de felicidade para os afetados pela ação". Esse principio, que ficou conhecido como o princípio da maior felicidade, foi sustentado, entre outros, pelo filósofo e pensador político ______________. Assim, a moralidade das ações é julgada _____________. Essa perspectiva ética é chamada de ________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A) John Stuart Mill - pelo imperativo categórico - deontológica
B) David Hume - de forma empírica - relativismo moral
C) John Locke - a posteriori - perspectivismo
D) Jeremy Bentham - pelas suas consequências - utilitarismo
E) A.J. Ayer - a priori - hedonismo

QUESTÃO 38 - Referente à perspectiva ética sustentada por Immanuel Kant, em sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Devemos agir de acordo com a Regra de Ouro: "faça aos outros o que deseja que os outros façam a você".
( ) A ética está fundamentada, não no aumento da felicidade, mas no respeito às pessoas como fins em si mesmas.
( ) Para agir livremente, deve-se agir com autonomia, seguindo o dever e não as inclinações.
( ) Devemos agir de acordo com máximas que podemos universalizar sem entrar em contradição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V - F - V - F.
B) V - V - F - V.
C) F - F - V - F.
D) F - V - F - V.
E) F - V - V - V.

QUESTÃO 39 - Em sua obra Genealogia da Moral - uma polêmica, Friedrich Nietzsche pretende questionar o valor da moral baseada na compaixão. De acordo com a investigação genealógica realizada pelo autor, essa moral tem origem no sentimento de:
A) Ressentimento.
B) Egoísmo.
C) Altruísmo.
D) Nobreza.
E) Vergonha.

QUESTÃO 40 - Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o "___________" descrito por ___________, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade ___________ não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz. (LAW, 2008).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A) Estado originário - John Rawls - democrática
B) Estado de guerra - John Locke - absoluta
C) Estado de natureza - Thomas Hobbes - soberana
D) Contrato social - Thomas Hobbes - totalitária
E) Estado de guerra - John Locke - soberana

GABARITO:
31 D
32 B
33 C
34 A
35 E
36 B
37 D
38 E
39 A
40 C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Vacaria - RS - Fundatec - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 09:36. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=190