Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(01/Nov) Professor de Filosofia - Mirador - MA - IMA - 2014
 
QUESTÃO 26
Foi um matemático e filósofo inglês, que discorreu sobre a natureza humana e a necessidade de governos e sociedades. Dizia que o ser humano, no estado natural, é cruel e vingativo, necessitando de um governo forte e centralizado para manter o seu controle. A frase que resume suas ideias é: "O homem é o lobo do homem".
O texto acima se refere ao seguinte teórico do absolutismo monárquico:
A) Jean Bodin.
B) Thomas Jefferson.
C) Thomas Hobbes.
D) Nicolau Maquiavel.

QUESTÃO 27
Observe os itens a seguir relacionados aos sofistas.
I. Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias para que, dessa forma, conseguissem seu espaço. Por desprezarem algumas discussões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos até mesmo por Sócrates, que se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria.
II. Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas polis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela arte da persuasão.
III. Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. É verdadeiro o que se afirma em:
A) I
B) I, II e III
C) I e III
D) II

QUESTÃO 28
Segundo o sofista _______________, o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
A) Isócrates
B) Crítias
C) Protágoras.
D) Górgias

QUESTÃO 29
Sobre os filósofos Pré-Socráticos, marque a alternativa ERRADA.
A) Habitaram a cidade de Atenas depois dos sofistas e nomeadamente antes de Sócrates.
B) Foram considerados como pessoas desprendidas das preocupações materiais do dia a dia e que se dedicavam apaixonadamente à contemplação da natureza. Tinham então como principal objetivo viverem para contemplarem a natureza.
C) Para estes Filósofos a aparência era manifestação do ser, que o aparecer era o desabrochar em plena luz do ser que se mostrava, e era por isso que ser e aparecer estavam tão intimamente ligados, pois o aparecer nunca tinha cortado a sua ligação com o ser.
D) Os Pré-Socráticos foram os primeiros Filósofos gregos que viveram entre os séculos VII a V A.C.

QUESTÃO 30
Marque a alternativa INCORRETA sobre os filósofos pré-socráticos.
A) Anaxágoras foi o primeiro filósofo registrado pela história a ter afirmado a existência de um princípio inteligente como causa da ordem do mundo. Para ele o espírito é que ordenava tudo e daí tudo era causa.
B) Heráclito foi o fundador da escola eleática. Defendia a imutabilidade e unicidade do ser, afirmando que a multiplicidade e a mudança eram apenas aparências.
C) O primeiro Filósofo grego conhecido foi Tales de Mileto que viveu por volta do ano 600 A.C. Tales na companhia de Anaximandro e Anaxímenes defendia que a água, o indefinido, e o ar eram o princípio ou origem de todas as coisas. Preocupavam-se em encontrar a unidade por detrás da multiplicidade dos objetos do universo, e o princípio de explicação da natureza a partir da própria natureza.
D) Empédocles, foi o criador da teoria dos quatro elementos que vigoraria até a era moderna: terra, água, ar e fogo, seriam os componentes últimos das coisas, ora reunidos sob a atração do amor, ora separados pela força da discórdia (ou do ódio).

QUESTÃO 31
Sobre a filosofia de Santo Tomás de Aquino, marque a opção FALSA.
A) O pensamento tomista se caracteriza por ter realizado a grande síntese do aristotelismo e as verdades teológicas da fé cristã.
B) Santo Tomás muda o enfoque dos temas políticos e, sob a influência dos textos de Aristóteles, preocupa-se com questões tais como a natureza do poder e das leis e a questão clássica do melhor governo.
C) Santo Tomás de Aquino (1225-1274) foi o maior representante da escolástica, tendência da filosofia medieval influenciada por Aristóteles.
D) Santo Tomas conclui que o Estado conduz o homem até certo ponto, quando então se exige o concurso do poder da Igreja, sem dúvida superior, e que cuidará da dimensão sobrenatural do destino humano. Embora ainda mantendo a hierarquia entre as duas instâncias, intensifica sem dúvida os excessos da doutrina nascida da "luta das duas espadas".

QUESTÃO 32
Assinale a alternativa CORRETA sobre a escolástica.
A) É uma corrente filosófica nascida na Europa da Idade Média, que dominou o pensamento cristão entre os séculos XI e XIV e teve como principal nome o teólogo italiano São Tomás de Aquino.
B) O conhecimento sobrenatural seria aquele ensinado pela fé, como a aceitação da Trindade Divina, ou seja, Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Já o conhecimento natural viria à luz da razão, como os teoremas matemáticos.
C) A corrente escolástica perdeu o papel de destaque na filosofia europeia por volta do século XVII, com o nascimento da filosofia moderna, que traria pensadores e cientistas como Galileu Galilei e René Descartes.
D) As alternativas "A", "B" e "C" estão corretas.

QUESTÃO 33
Acerca do atividade política de Karl Marx, marque a alternativa ERRADA.
A) Com uma posição política que se identificava cada vez mais com a esquerda republicana, Marx em 1841 apresentou sua tese de doutorado, em que analisava, na perspectiva kantiana, as diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e de Epicuro. Nesse mesmo ano concebeu a ideia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com o idealismo de Kant.
B) Marx participou em 1875 da fundação do Partido Social Democrata Alemão.
C) O pensamento de Karl Marx mudou radicalmente a história política da humanidade. Inspirada em suas ideias, metade da população do mundo empreendeu a revolução socialista, na intenção de coletivizar as riquezas e distribuir justiça social.
D) Marx participou da fundação da Associação Internacional de Trabalhadores. Como líder e principal inspirador dessa Primeira Internacional, sua presença se reafirmou em 1871, por ocasião da segunda Comuna de Paris, movimento revolucionário de que a associação participou ativamente e em que pereceram mais de vinte mil revoltosos.

QUESTÃO 34
Sobre as bases do materialismo Dialético, analise as assertivas a seguir.
I. A dialética se aproxima bastante da metafísica.
II. O materialismo dialético é a concepção filosófica do partido marxista-leninista.
III. O materialismo histórico é a aplicação dos princípios do materialismo dialético ao estudo da vida social, aos fenômenos da vida da sociedade, ao estudo desta e de sua história.
É verdadeiro o que se afirma em:
A) I e II
B) I
C) II e III
D) III

QUESTÃO 35
A respeito do pensamento de Hegel, assinale a alternativa FALSA.
A) Hegel considera o Estado como sendo a rica estrutura do ético, a arquitetura de sua racionalidade que com determinada distinção das esferas da vida pública tem seus direitos como bases sólidas (de todo Estado), sendo harmônicas e estabelecidas segundo um critério de verdade. Quando toda esta estrutura forma uma boa lei, o subjetivo é revelado como o caminho do desenvolvimento da ideia, levando consigo sua necessidade interna da verdade e uma lei que é superior. A lei deve estar consentida pelo sentimento, posto que é em-si o que deveria ser-em-si, uma forma universal de desenvolvimento dos indivíduos.
B) O conceito hegeliano de razão tem, por conseguinte, um caráter nitidamente crítico e polêmico. Ele se opõe a toda aceitação imediata de um dado estado de coisas. Ele nega a hegemonia de qualquer forma dominante de existência, denunciando os antagonismos que a dissolvem em outras formas.
C) Liberdade é um conceito absoluto em Hegel, com o mesmo fim da autoconsciência que se determina a moldar e trabalhar o conteúdo da sua vontade. Temos que o mundo ético (sendo o Estado, a razão) é resultante do elemento da autoconsciência, não tem a mesma sorte de ter a base da razão que lhe garanta como força, potência.
D) A filosofia hegeliana é concentrada na problemática do ser, mas integrando o conhecimento em seu interior. Do outro lado temos Kant, que por sua vez ocupou-se com o problema do conhecimento. Diante das linhas filosóficas adotadas, há de se evidenciar os pontos que coincidem.

QUESTÃO 36
Sobre a epistemologia contemporânea, marque a opção INCORRETA.
A) A epistemologia trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano.
B) Em fins do século XIX e início do XX, a história das ciências teve uma influência marcadamente positivista.
C) A corrente positivista enfraqueceu a crença de que através do uso da razão o homem conseguiria dominar completamente a natureza.
D) A epistemologia contemporânea questionou o valor realista da teoria científica e propôs uma tese convencionalista, que faz da teoria não uma descrição do real mas um mecanismo formal (modelo) e conceptual das observações experimentais.

QUESTÃO 37
Observe os itens a seguir relacionados sobre a filosofia de Platão.
I. Em Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência.
II. Platão considera o espírito humano peregrino neste mundo e prisioneiro na caverna do corpo.
III. Segundo Platão, o conhecimento humano divide-se em dois graus: o conhecimento sensível, e o conhecimento intelectual, que parte do primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar.
IV. O conhecimento sensível não sabe que o é, de onde pode passar o conhecimento diverso, cair no erro sem o saber; ao passo que o segundo, sabe que o é, não podendo de modo algum ser substituído, errôneo.
A quantidade de itens corretos é:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

QUESTÃO 38
Assinale a alternativa ERRADA acerca da Metafísica de Platão.
A) O sistema metafísico de Platão centraliza-se e culmina no mundo divino das ideias; e estas se assemelham à matéria obscura e incriada.
B) Entre as ideias e a matéria estão o Demiurgo e o mundo, através de que desce das ideias à matéria aquilo de racionalidade que nesta matéria aparece.
C) O divino platônico é representado pela ideia do Bem, que está no vértice. A existência desse mundo ideal seria provada pela necessidade de estabelecer uma base ontológica, um objeto adequado ao conhecimento conceptual, que se impõe ao lado e acima do conhecimento sensível, para poder explicar verdadeiramente o conhecimento humano na sua efetiva realidade.
D) A ideia do Bem, no sistema platônico, é a realidade suprema, donde dependem todas as demais ideias, e todos os valores (éticos, lógicos e estéticos) que se manifestam no mundo sensível; é o ser sem o qual não se explica o vir a ser.

QUESTÃO 39
A respeito do pensamento de Maquiavel e a Autonomia política, marque a opção ERRADA.
A) A originalidade de Maquiavel estaria em grande parte na forma como lidou com a questão moral e política, trazendo outra visão ao exercício do poder outrora sacralizado por valores defendidos pela Igreja. Considerado um dos pais da Ciência Política, sua obra, já no século XVI, tratava de questões que ainda hoje se fazem importantes, a exemplo da legitimação do poder, principalmente se considerarmos as características do solo arenoso que é a vida política.
B) O intelectual Nicolau Maquiavel tratou principalmente sobre política na obra "O príncipe", descrevendo como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas.
C) Nicolau Maquiavel, nascido na segunda metade do século XV, em Florença, na Itália, trata-se de um dos principais intelectuais do período chamado Renascimento, inaugurando o pensamento político moderno. Ao escrever sua obra mais famosa, "O Príncipe", o contexto político da Península Ibérica estava conturbado, marcado por uma constante instabilidade, uma vez que eram muitas as disputas políticas pelo controle e manutenção dos domínios territoriais das cidades e estados.
D) Maquiavel produziu sua obra com vistas à questão da legitimidade e exercício do poder pelo governante, pelo príncipe.

QUESTÃO 40
_______________ elaborou sua epistemologia (...) ao mesmo tempo dentro e fora do empirismo lógico ou neopositivismo, originado do Círculo de Viena, fundado em 1924 por Schlick e tentando fazer uma síntese entre o empirismo e a logística. Dentro, porque é um de seus primeiros integrantes e um dos defensores de suas ideias essenciais; fora, porque apresentou-se desde cedo como um dos mais ardorosos dissidentes da "Escola", sobretudo no que diz respeito aos critérios de verificação experimental nas ciências. Por sua obra, _______________ é mais conhecido como filósofo político do que como filósofo das ciências. Contudo, é de primeira importância sua contribuição no campo da filosofia das ciências. Neste domínio, seu pensamento se opõe a duas tendências marcantes da epistemologia anglo-saxônica: a do positivismo lógico e a da filosofia da "linguagem", que inspiraram, de um lado, o neopositivismo lógico e, do outro, a filosofia "linguística".
Assinale a alternativa que apresenta o nome do autor ao qual se refere o texto acima.
A) Kuhn.
B) Popper.
C) Fayarabend.
D) Bachelard,

GABARITO:
26C
27B
28C
29A
30B
31D
32D
33A
34C
35A
36C
37D
38A
39C
40B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Mirador - MA - IMA - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 02/05/2025 às 09:49. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=181