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Provas de concursos e vestibular

 
(29/Out) Professor de Filosofia - Tucuruí - PA - FIC - 2014
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01. Podemos dividir a Filosofia Grega em alguns períodos que são o Período pré-socrático (ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C.), o Período socrático (ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C,), o Período sistemático (do final do século IV ao final do século III a.C.) e o Período helenístico ou greco-romano (do final do século III a.C. até o século). Sobre esse último período é correto afirmar:
a) Nesse período a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza
b) Nesse período a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas
c) Nesse período a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se sobretudo em mostrar que tudo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência
d) Nesse período a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza e de ambos com Deus
e) Nesse período a filosofia analisa a influencia da natureza sobre o homem

02. Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Os sofistas mais importantes foram: Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini e Isócrates de Atenas. Em relação ao problema do conhecimento, os sofistas entendiam que:
a) A verdade é possível. Para isso, é necessário começar pelo oráculo de Delfos "Conhece-te a ti mesmo"
b) Para que a verdade pudesse ser compreendida, é necessário afastar as ilusões dos sentidos (órgãos dos sentidos)
c) Seria impossível se conhecer o Ser, pois se isso fosse possível todos pensariam da mesma forma e, assim, haveria uma única filosofia
d) Era necessário um exame das opiniões, a ironia, pois assim o filósofo conseguia realizar o parto das ideias (maiêutica)
e) Era possível alcançar a verdade pela Maiêutica

03. Discordando dos antigos poetas, dos antigos filósofos e dos sofistas, Sócrates propunha que:
a) Antes de querer conhecer a Natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo
b) Que em algum momento, na tentativa de convencer nossos interlocutores, era necessário persuadi-los
c) Seria impossível conhecer-se a si mesmo, por isso repetia que "só sei que nada sei"
d) Deveríamos tentar convencer a todos da verdade, ainda que fosse o caso de tentarmos persuadir as pessoas
e) Seria impossível ao homem alcançar a verdade, por isso apostava na maiêutica como forma de persuadir as pessoas

04. De acordo com Descartes, erra-se por prevenção quando:
a) Facilmente nosso espírito se deixa levar pelas opiniões e ideias alheias, sem se preocupar se são verdadeiras ou não
b) Fácil e velozmente nossa vontade nos faz emitir juízos sobre as coisas antes de verificarmos se nossas ideias são ou não verdadeiras
c) Não deixamos que nosso espírito se deixe levar pelas opiniões e ideias alheias, preocupando-nos em verificar se são verdadeiras ou não
d) Não deixamos que nossa vontade nos faça emitir juízos sobre as coisas
e) Não analisamos criticamente a realidade em volta

05. Descartes elaborou um método de análise conhecido como dúvida metódica. Já Francis Bacon elaborou a (o):
a) Maiêutica
b) Ironia
c) Crítica dos ídolos
d) Dialética
e) Epistemologia

06. Adorno e Horkheimer cunharam um importante conceito filosófico: indústria cultural, que significa:
a) Que no capitalismo tardio havia um tipo de indústria ocupada em propagar e difundir a cultura
b) Que no capitalismo tardio a indústria cultural procura "moldar" toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas. Dessa forma, as manifestações de arte se convertem em "mercadorias"
c) Que no capitalismo tardio a indústria cultural atua favoravelmente à emancipação das consciências e da autonomia do pensar
d) Que no capitalismo tardio a indústria cultural favorece a autonomia do sujeito libertando da menoridade social
e) Que no capitalismo tardio a indústria cultural procura oferecer às massas produtos culturais adequados as suas exigências materiais

07. Adorno, Marcuse e Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, empregavam com frequência em suas reflexões o termo "razão instrumental" que nasce:
a) Quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos
b) Quando o sujeito do conhecimento utiliza essa razão como instrumento que contribui para emancipação social
c) Quando o sujeito do conhecimento utiliza racionalmente a razão como forma de garantir a autonomia do pensar
d) Quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que é necessário conhecer e assim emancipar os homens
e) Quando o sujeito do conhecimento faz uso da razão com o propósito de libertar a si e aos outros

08. Contrariando a filosofia Hegeliana, Marx fundou o Materialismo Histórico Dialético. A doutrina de Marx se opunha contra toda a defesa da opressão burguesa. O pensamento de Marx possui como fontes:
a) A filosofia alemã, a economia política inglesa e o kantismo
b) A filosofia budista, a economia política inglesa e o socialismo francês
c) A filosofia alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês
d) A filosofia alemã, a economia política inglesa e pensamento de Robespierre
e) O socialismo primitivo cristão, a economia política inglesa e o socialismo francês

09. Para Marx, o estudo do modo de produção é fundamental para se saber como se organiza e funciona a sociedade. Para ele a sociedade se estrutura em dois diferentes níveis que são:
a) A infraestrutura, representada pela base fundamental da economia e a superestrutura político-ideológica, representada pela estrutura jurídico-política, pela presença do Estado e pelo Direito
b) A infraestrutura, representada pelo campo das ideias e a superestrutura representada pela base material econômica
c) A luta de classes e a base econômica produtiva
d) As relações antagônicas entre capital e trabalho
e) O idealismo hegeliano e o materialismo marxista

10. De acordo com Thomas Hobbes "O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos." Por isso defendia:
a) Um Estado forte, centralizado e democrático na figura do soberano monarca
b) A necessidade de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, de forma que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa comum
c) Um Estado teocrático cujo soberano deveria obedecer à sociedade civil
d) A extinção do Estado e o surgimento de uma sociedade governado pelo monarca
e) A extinção das liberdades individuais e a instalação de um estado democrático

11. Defendia a centralização do poder político e não necessariamente o absolutismo. Recomendava aos governantes a melhor maneira de administrar o governo. Esse deveria ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral. Contudo, afirmava não ser necessário possuir tais virtude de fato, mas apenas manter as aparências, pois o governo precisa do apoio e opinião pública. Essas premissas são compatíveis com o pensamento de:
a) Thomas Hobbes
b) John Locke
c) Montesquieu
d) Jean-Jacques Rousseau
e) Nicolau Maquiavel

12. Defendia um novo contrato social em que se defendia a liberdade do homem baseado na experiência política das antigas civilizações nas quais predominava o consenso, garantindo os direitos de todos os cidadãos. Feito esse novo contrato se poderia discutir o papel do "soberano" e como este deveria agir para que a soberania verdadeira, que pertence ao povo, não fosse prejudicada. O "soberano" de agir de acordo com a vontade do povo. Atacava, também, algo muito presente no cenário político atual: a corrupção.
Estamos falando de:
a) Thomas Hobbes
b) John Locke
c) Montesquieu
d) Jean-Jacques Rousseau
e) Nicolau Maquiavel

13. Além de não considerar o judiciário como um dos poderes, foi um dos grandes defensores da monarquia parlamentar. Na sua visão deveria haver apenas dois poderes: o executivo e o legislativo. Essa era, em suma, a visão política de:
a) Thomas Hobbes
b) John Locke
c) Montesquieu
d) Jean-Jacques Rousseau
e) Nicolau Maquiavel

14. Kant elaborou importante conceito muito empregado pelos teóricos da Escola de Frankfurt, em especial Adorno e Horkheimer. Trata-se do conceito:
a) Indústria cultural
b) Ideologia
c) Esclarecimento
d) Dominação
e) Utopia

15. Entendia a formação do espírito científico: passas por obstáculos epistemológicos. Defendia uma psicanálise do conhecimento, em que o seu progresso é analisado através de suas condições internas, psicológicas. Em seu entendimento, o filósofo deveria efetivar uma análise que perfaz o caminho da imagem para a forma geométrica e, depois, da forma geométrica para a forma abstrata. Isso seria a "via psicológica normal do pensamento científico". Essas ideias remetem a:
a) Sigmund Freud
b) Theodor Adorno
c) Gaston Bachelard
d) Francis Bacon
e) Emile Lacan

16. Gaston Bachelard e os teóricos da Escola de Frankfurt, em especial Horkheimer Adorno (mas não apenas esses), empreenderão uma acentuada crítica a uma determinada corrente teórica. Segundo Horkheimer, o pensamento cientificista contenta-se com a organização da experiência, a qual se dá sobre a base de determinadas atuações sociais. Essa crítica era direcionada mais precisamente ao (a):
a) Dialética marxista
b) Dialética Hegeliana
c) Positivismo
d) Kantismo
e) Leninismo

17. Ficou conhecido por cunhar o termo "Racionalismo Crítico" para diferenciar sua filosofia das demais. Por essa filosofia acaba iniciando sua rejeição ao empirismo clássico e do observacionalismo-indutivista da ciência. Acreditava não ser possível confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatação de que os resultados de uma previsão efetuada com base naquela teoria se verificaram. Essas ideias são relativas ao pensamento de:
a) Theodor Adorno
b) Immanuel Kant
c) Hegel
d) Walter Benjamin
e) Karl Popper

18. Determinado filósofo pré-socrático passou a considerar não os elementos, mas o abstrato. Em seu entendimento a sensação é um caminho errado para a investigação porque engendra contradições e confunde o que existe com o que não existe, o ser com o não ser. Sustenta ainda as seguintes premissas: A "Unidade e a imobilidade do Ser", "O mundo sensível é uma ilusão", "O Ser é uno, eterno, não-gerado e imutável". Esse conjunto de ideais remete a:
a) Heráclito de Efeso
b) Parmenides de Eleia
c) Tales de Mileto
d) Pitágoras de Samos
e) Demócrito de Abdera

GABARITO:
1D
2C
3A
4A
5C
6B
7A
8C
9A
10B
11E
12D
13C
14C
15C
16C
17E
18B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Tucuruí - PA - FIC - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 02:32. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=180