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(25/Out) | Professor de Filosofia - IF - AC - msconcursos - 2014 - 2 | ||
51. Sobre o filósofo Sócrates, observe os itens abaixo e, após, assinale a opção correta.
I - Filósofo aporético; margeia seu interlocutor conduzindo-o pela via do discurso dialógico. II - Não, Sócrates não é um filósofo aporético. III - A categoria analítica doxa é a principal flexão filosófica de Sócrates. a) Apenas o item I está correto. b) Apenas o item II está correto. c) Apenas o item III está correto. d) Estão corretos apenas os itens II e III. 52. Sobre o filósofo Kant, observe os itens a seguir e, após, escolha a opção correta. I - O sujeito transcendental kantista remete à posição da consciência como tal. II - O sujeito transcendental kantista remete à Teoria do Conhecimento. III - O sujeito transcendental kantista pressupõe, a princípio, a problemática da linguagem. a) Apenas o item I está incorreto. b) Apenas o item II está incorreto. c) Apenas o item III está incorreto. d) Estão incorretos apenas os itens I e II. 53. Para Karl-Otto Apel (1994), o problema de uma fundamentação da ética na era da ciência - portanto, sob o nexo desta contextualização, tal problemática se instala na contemporaneidade - ocorre pelo(s) seguinte(s) motivo(s), exceto: I - Validez intersubjetiva, prejudicada pela ciência. II - Ética normativa, que aparece reconduzida pela ciência em seu grau de importância. III - Ideia cientifista da "objetividade", isenta de valoração. a) Apenas o item I é a exceção. b) Apenas II é a exceção. c) Apenas III é a exceção. d) apenas I e III são as exceções. 54. Acerca das consequências práticas do progresso técnico-científico, conforme analisadas pelo filósofo Habermas (2013), reverbera algumas missivas importantes (nesse contexto), sendo corretas as opções abaixo, exceto uma. Qual? a) No século XVIII, o progresso das ciências estreitou o nexo de cidadãos privados com progresso moral. b) No século XIX, a técnica apoia a instituição e sedimenta a ação revolucionária para emancipação dos homens. c) A filosofia da história, no entremeio dessa discussão da técnica, a vê no sentido global, na maioria das vezes. d) Habermas distingue: "meios técnicos" (que são: estratégias e tecnologias), e "regras técnicas" (que são: instrumentos, máquinas e autômatos). 55. Acerca do ceticismo filosófico, Marilena Chaui (2010) avalia o filósofo Pirro - e o relaciona ao nascimento da filosofia como atitude cética. Quanto a tal vertente filosófica, avalie cada um dos itens a seguir e depois opte pela alternativa correta. I - A investigação pirrônica sobre a neutralização ontológica depõe a impossibilidade de se falar em essências ou substâncias, logo, a predicação fica inviável e ilógica entre o verdadeiro e o falso. II - A neutralização do juízo e indiferença, que se chama epoché, demanda ficarmos sem opinião. III - Epochépirronista não veta a opinião; aliás, epoché é termo fenomenológico do filósofo Husserl, por outro lado, o ato pirronista de permanecer sem opinião vem corretamente do termo adoxastos. a) Somente I e II estão incorretos. b) Somente I está incorreto. c) Somente II está incorreto. d) Somente III está incorreto. 56. Paul Feyrabend, em Contra o Método (2011),questiona os procedimentos científicos. Nessa via, o cientista evidencia a fragilidade de algumas ideias muito difundidas sobre a natureza do conhecimento. Na veia deste fato, inclusive, relacionado ao pensamento deste autor, bem como sua relação com o conhecimento e ciência, avalie o que se afirma nos itens a seguir e, após, assinale a alternativa correta. I - Não é necessário dar um papel maior ou demasiada importância à relação entre ideia e ação no desenvolvimento de nosso conhecimento e no desenvolvimento da ciência, pelo contrário. II - As teorias tornam-se claras e "razoáveis" apenas depois que partes incoerentes dela tenham sido usadas por longo tempo. III - O anarquismo ou o tudo vale contribui para que se obtenha o progresso científico. a) Estão corretos os itens I, II e III. b) Estão corretos somente os itens I e II. c) Estão corretos somente os itens II e III. d) Está correto somente o item III. 57. "O segmento sobre a "indústria cultural" mostra a regressão do esclarecimento à ideologia, que encontra no cinema e no rádio sua expressão mais influente. O esclarecimento consiste aí, sobretudo, no cálculo da eficácia e na técnica de produção e difusão. Em conformidade com seu verdadeiro conteúdo, a ideologia se esgota na idolatria daquilo que existe e do poder pelo qual a técnica é controlada". Nesta obra, Dialética do Esclarecimento (1985),Adorno & Horkheimer, autores influentes da chamada Escola de Frankfurt, examinam com detalhe as regras do capitalismo e a ideologia da indústria cultural. Avalie os itens a seguir e escolha opção correta, tendo por relação o pensamento frankfurtiano, nesse contexto, em que se explicita sobre a indústria cultural com relação à temática "as artes". I - A arte acaba se integrando na rotina das mercadorias. Sua autonomia, conquistada a duras penas, não se perde, nem se volta contra ela, ainda que levada também a ser veículo ideológico do poder social. II - Adorno e Max Horkheimer indicam uma cultura baseada na ideia e na prática do consumo de "produtos culturais" fabricados em série. III - De fundo, o problema está na reprodução e na distribuição das obras feitas por empresas capitalistas, visando ao lucro e não à democratização das obras. a) I é o único item incorreto. b) II é o único item incorreto. c) III é o único item incorreto. d) I e III são os únicos itens incorretos. 58. Agostinho impetrou importante questão filosófica sobre a ideia do mal, trazendo implicações pertinentes para a Ética Filosófica. Avalie os itens seguintes e assinale a alternativa correta. I - O pecado original e o demiurgo maligno justificam suas explicações filosóficas. II - A visão agostiniana é tal qual a visão maniqueísta sobre o bem e o mal. III - Agostinho promovia a ideia do mal como a ausência do bem. IV - A posição agostiniana do mal, do ponto de vista metafísico, demanda ver Deus como seu autor. a) II e IV são os únicos itens corretos. b) I e III são os únicos itens corretos. c) II e III são os únicos itens corretos. d) I e IV são os únicos itens corretos. 59. "Ao tempo em que florescia Demócrito, já tinha feito sua entrada no cenário intelectual de Atenas alguns dos maiores sofistas: Górgias de Leôncio (483-375), o primeiro dos grandes mestres de retórica; Protágoras de Abdera(c.480-410), conhecido por seu relativismo em matéria de conhecimento; Hipias de Elis, célebre por sua polimatia" (IGLÉSIAS, in REZENDE, 2010). O trecho, como se vê (e lê), reporta aos pré-socráticos, bem como relata sobre a entrada dos sofistas na História da Filosofia. Acerca dos sofistas, avalie os seguintes itens: I - Os sofistas ocasionam a trama que há de gerar importante cisão histórica: entre opinião e ciência; faz jus ao fato este de grande embate epistemológico, a princípio, discursivo, e, inicialmente travado com o filósofo Sócrates; depois, também, amplificado com os filósofos Platão e Aristóteles. II - O modo de sobreposição dos clássicos (Sócrates, Platão e Aristóteles) que possibilitou efetivar o deslocamento, na verdade, veio a preterir toda discussão filosófica dos sofistas - por longo tempo, pois, difamados foram como "produtores do falso", enfim, tal modo é a metafísica. III - Desde o final do século XIX, porém, os historiadores da Grécia e da filosofia consideram os sofistas fundadores da pedagogia democrática, mestres da arte da educação do cidadão. Arte e não ciência, pois os sofistas se apresentavam como técnicos e professores de técnicas e não como filósofos. IV - É nessa redução do sofista à técnica ou techne contrapondo a metafísica dos clássicos que a metafísica abarcaria uma noção mais adiantada em torno do sistema de ideias dos clássicos, doravante, uma filosofia mais elaborada. Assinale a opção correta: a) São corretos os itens I, II, III e IV. b) São corretos somente os itens I, II e III. c) São corretos somente os itens I e II. d) Está correto somente o item I. 60. Acerca do Ensino de Filosofia, cita Favaretto (1993): "Ensinar Filosofia: mas qual Filosofia? Em que consiste a especificidade do filosófico? E, se não há conteúdos básicos e métodos fixados, o que deve ser considerado o mínimo necessário para realizar uma suposta especificidade em termos de ensino?". Nesse sentido, as provocações fazem nexos com as implicações do Ensino Filosófico e vai problematizar as injunções da atividade filosófica, antes mesmo da questão do conteúdo, procedimentos e estratégias, ou seja, o professor de filosofia precisa definir para si mesmo o lugar de onde pensa e fala. Conforme pensa este autor, e neste contexto do Ensino de Filosofia, analise os itens atentamente: I - A História da Filosofia, uma vez articulado à competência e ao interesse do professor de filosofia - "aquele que ensina" - não precisa da insistência de se focalizar o que é relevante a ser ensinado, tendo em vista aquele mínimo de especificidade filosófica. II - Não é necessário levar em conta o estágio de desenvolvimento psicológico e a inserção cultural dos adolescentes (por exemplo) se a competência do professor for superior a tal trama social. III - A rarefação intelectual, conforme um estilo rebuscado ou espécime de mito da "atividade" filosófica, de diluição pedagógica e apressada crítica à escolarização, enfim, não compromete as experiências dos discentes, uma vez que eles são desafiados exatamente por tal estilo. IV - Parece plausível ver o valor formativo da Filosofia, uma vez resguardadas as propaladas críticas do ofício filosófico na Instituição Escolar: educar para a cidadania! Todavia, formação mais que apresenta ao discente "objetos" para aprender, tanto quanto contribui para o seu espírito possível. Assinale a opção correta: a) As afirmativas I e II são falsas e a III e IV são verdadeiras. b) Apenas a afirmativa IV é verdadeira. c) As afirmativas I e II e IV são falsas e a III verdadeira. d) Apenas a afirmativa II é falsa. 61. Julgue os itens que seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F): O filósofo Michel Foucault trata o poder de diversos modos e maneiras, ainda que implícito em sua obra, pois, não é uma categoria esparsa, o termo "poder" ou "microfísica do poder" tem por pertinência, conforme suas analíticas: ( ) Focar o corpo e a disciplina dos indivíduos, portanto, se forjar sobre o corpo disciplinar. ( ) Focar os mecanismos de controle da vida, portanto, da natalidade, da estatística: da população. ( ) Tensionar o poder pastoral que é, em definitiva, uma técnica de individualização. ( ) Não tem por pertinência focar os rituais da vida privada. A opção que apresenta a sequência correta, conforme a ordem de cima para baixo, é: a) V, F, V, F. b) V, V, F, F. c) V, V, V, F. d) V, V, F, V. 62. O atual cenário de discussão sobre a categoria analítica Cultura atravessa muitas vertentes e variações, oriundas principalmente da antropologia e da sociologia. Quanto ao termo e seus estudos, tensionados à razão filosófica, analise os itens seguintes e, após, assinale a opção correta: I - Antropólogos e sociólogos valorizam Cultura como formação coletiva e anônima de um grupo social nas instituições que o definem. II - Há analogias biológicas que tornam o conceito Cultura um híbrido, até falacioso, por exemplo, entre organismo humano e grupo humano, por efeito, isso dicotomiza Cultura e Civilização, transita a ideia de "consciência pessoal de uma nação" para a de progresso - ou telos - de alcance cultural humano, que, em seu ápice, forja a civilização humana mais refinada possível. III - Há um ponto cego ou neutro aí, quando se polariza Cultura e Civilização, ou seja, está na ideia do conjunto de modos de vida de um grupo humano determinado, sem referência ao sistema de valores. IV - Diante desta plataforma e perspectiva contemporânea, ao se estudar Cultura, deve-se abortar o seu caráter global ou preterir o flexionar filosoficamente as necessidades fundamentais de um grupo humano. a) Apenas os itens I e II estão incorretos. b) Apenas os itens II e III estão incorretos. c) Apenas o item III está incorreto. d) Apenas o item IV está incorreto. 63. Acerca da discussão Política, Hannah Arendt aborda significações originais que rebatem - da modernidade - rupturas e fissuras, recolocando no páreo a discussão dos direitos humanos, da igualdade e da democracia, portanto, a filósofa alemã depõe (no contemporâneo) sobre a noção de cidadania. Baseado neste contexto, julgue os itens que seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F): ( ) Arendt pensa o direito como corpo legitimador que defende os interesses da pessoa, bastando esta comunicar e agir. ( ) A esfera política arendtiniana é a grande sacada da ruptura política moderna de seu pensamento, em detrimento da esfera social espraiada do pensamento aristotélico e tomista. ( ) A igualdade em Arendt faz jus à noção de cidadania igual para todos, já que para ela todos são iguais. ( ) O fenômeno do totalitarismo e a manipulação dos meios comunicativos destituem a democracia de seu sentido inspirativo grego-ático da liberdade e do aparecimento da condição humana. A opção que apresenta a sequência correta, conforme a ordem de cima para baixo, é: a) F, V, V, F. b) F, F, F, V. c) F, F, V, V. d) V, V, V, V. 64. Sobre a fabricação dos mitos contemporâneos, Aranha (2005) cita que: "Para Roland Barthes, filósofo francês contemporâneo, o mito hoje organiza um mundo sem contradições, porque sem profundidade, um mundo de uma clareza feliz que possa ser compreendido por todos sem maiores esforços reflexivos". A historiadora acentua o caráter não crítico na utilização atual dos mitos. Quanto ao mito, segundo Aranha, fazem jus aos mecanismos utilizados para sua criação, exceto um. Qual? a) Omissão da história: esconde a história, de modo a parecer que tudo sempre foi assim. b) Identificação: processo que opera a anulação do outro, promovendo a identificação com traços desejáveis. c) Ocultamento da razão: o mito se isola, e sem relação com a razão, habita outro mundo incognoscível. d) Constatação: para ser visto como universal, o mito encarna a ideia do bem, sem críticas e explicações. 65. Acerca da filosofia moderna, sua relação com a produção filosófica e pedagógica, inclusive demarcada através do ensino-aprendizagem relativo à especificidade da atitude filosófica, fora nesta fase notável o desafio em se flexionar o saber da filosofia com a fase da infância, por efeito, gerando implicações contemporâneas importantes. Quanto à temática da filosofia infantil e seu reflexo coeso à produção do saber - no espírito racional - segundo outras fases da vida humana, resguardadas as devidas reduções biológicas da pessoa, Descartes (2004), em Meditações sobre filosofia primeira, assim se refere à infância: "Faz alguns anos já, dei-me conta de que admitira desde a infância muitas coisas falsas por verdadeiras e de quão duvidoso era o que depois sobre elas construí". Baseado neste contexto, julgue os itens seguintes como verdadeiros (V) ou falsos (F): ( ) A infância não fica negativada na filosofia descartiana. ( ) O aparente descrédito à infância é apenas de enfoque, pois Descartes enaltece o seu espírito racional. ( ) A filosofia moderna e de cunho cartesiano pretere a infância sob critério intelectualista porque ela flui nos sentidos. ( ) John Locke resolve melhor essa questão da infância, sendo ele genuíno empirista, a potencializa. A opção que apresenta a sequência correta, conforme a ordem de cima para baixo, é: a) F, F, V, F. b) V, V, F, V. c) F, V, V, V. d) V, F, F, V. GABARITO: 51 A 52 C 53 B 54 D 55 D 56 C 57 A 58 B 59 A 60 B 61 C 62 D 63 B 64 C 65 A |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - IF - AC - msconcursos - 2014 - 2" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 02/05/2025 às 08:57. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=179