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Provas de concursos e vestibular

 
(29/Ago) Professor de Filosofia - INES - RJ - Magnus - 2014
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - FILOSOFIA

31) LEIA o trecho abaixo:
"Independentemente da maneira como uma determinada orientação filosófica esteja configurada, ela sempre concebe seu empreendimento não tanto como investigação que tematiza diretamente este ou aquele objeto mas, sobretudo, enquanto um exame de como os objetos podem nos ser dados no processo de conhecimento, como eles se tornam acessíveis para nós. Mais do que aquilo que se tem diante da visão, a atividade filosófica privilegia o "voltar atrás"(reflectere)" (Brasil. Secretaria de Educação e Tecnologia/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Brasília: MEC, 2002, p.330)
Nessa perspectiva o filósofo é mais corretamente caracterizado como:
[A] Um expositor de sistemas filosóficos.
[B] Um intelectual diferenciado em conhecimento dos demais seres humanos.
[C] Um verdadeiro professor que ministra variedades de conhecimentos.
[D] Um pesquisador que busca o conhecimento.
[E] Um cientista curioso que busca novidades.

32) ANALISE o conceito abaixo:
É um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é "descrever, explicar e prever de modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias." (CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 251)
Tomando o trecho acima como referência e utilizando-se dos seus conhecimentos de ciência contemporânea, é CORRETO afirmar que ele refere-se a:
[A] Uma experiência.
[B] Um modelo.
[C] Uma teoria.
[D] Uma tecnologia.
[E] Uma lei.

33) Para o pesquisador norte-americano Howard Gardner (1943), autor da Teoria das Inteligências Múltiplas, "o planeta não vai ser salvo por quem tira notas altas nas provas, mas por aqueles que se importam com ele" e, acrescenta, "é difícil fazer o certo se isso contraria os nossos interesses". (Entrevista a Luciana Zenti, disponível em http://revistaescola.abril.com.br/).
Baseando-se nas afirmações de Gardner, escolha a definição de Filosofia que mais se adapta ao projeto de trabalho em sala de aula que contribuiria para uma conscientização ético-ambientalista do estudante.
[A] Filosofia é a atividade que busca fundamentação teórica e crítico-reflexiva dos conhecimentos e das práticas humanas.
[B] Filosofia é um conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma.
[C] Filosofia é a atividade que pensa sobre a moral, a linguagem, a política e o homem visando a contemplação do mundo e do planeta.
[D] Filosofia é a compreensão do Universo, da sua totalidade ordenada e dotada de relações de causa e efeito.
[E] Filosofia é a investigação dos primeiros princípios e por isso exerce o papel de fundamentadora da ciência e de justificadora da ação humana.

34) Numa entrevista em 2007 o pensador brasileiro Mário Ferreira dos Santos (1907 - 1968) respondeu à seguinte pergunta: Pode-se falar numa Filosofia de Portugal ou apenas numa Filosofia em Portugal?
A seguir a resposta de Mário Ferreira:
"Pode-se falar, sim, numa Filosofia de Portugal e também numa Filosofia em Portugal. Nós, brasileiros, contudo, por um espírito de colonialismo passivo, que nos domina até hoje, não cremos em nós mesmos. Só damos valor àquilo que tem origem estrangeira, e não seja de Portugal, porque também esta procedência não goza de nossa admiração. É natural, pois, que falar numa Filosofia Nacional cause manifestações de completa descrença.
Não acreditar que ela existe, nem tampouco que possa surgir, é atitude geral. Ainda hoje, "famosos professores de Filosofia" em Portugal dizem que é impossível criar-se uma Filosofia autóctone naquele país.
Para o português, o que vale é: "Penso, logo não existo" ou "Existo, logo não penso". Podemos dizer que existe uma Filosofia no Brasil, mas se quiséssemos realmente falar numa Filosofia do Brasil, tal afirmação exigiria exame. Não conhecemos obra de criação propriamente peculiar. Se estamos tentando realizar algo nesse sentido, não podemos afirmar, por motivos óbvios, que o seja.
Podemos dizer que, pela nossa completa libertação de um passado metafísico, filosófico, histórico, que pese sobre nós e entrave as nossas possibilidades de ação, estamos em condições de criar uma Filosofia Ecumênica, uma Filosofia que seja realmente a Filosofia, por entre os muitos modos de filosofar" (disponível em http://www.tirodeletra.com.br/ensaios/MarioF.Santos-Entrevista.htm)
Sobre a filosofia brasileira podemos afirmar:
[A] Hoje em dia há uma produção filosófica brasileira expressiva e crescente.
[B] Nunca houve uma Filosofia do Brasil, mas uma Filosofia no Brasil.
[C] Mário Ferreira ainda tem razão, devemos examinar melhor a questão.
[D] Para afirmar uma Filosofia do Brasil devemos fortalecer o ensino de Filosofia.
[E] Um passado não metafísico e não filosófico impede uma cultura reflexiva e crítica.

35) Leia o trecho abaixo:
"Para muitos adultos a experiência de se admirar e refletir nunca exerceu nenhuma influência sobre suas vidas. Assim, estes adultos deixaram de questionar e buscar os significados da sua experiência e, finalmente, se tornaram exemplos de aceitação passiva que as crianças acatam como modelos para a sua própria conduta. Desse modo a proibição de se admirar e de questionar se transmite de geração para geração.
Em pouco tempo, as crianças que agora estão na escola serão pais. Se pudermos, de algum modo, preservar o seu senso natural de deslumbramento, sua prontidão em buscar o significado e sua vontade de compreender o porquê de as coisas serem como são, haverá uma esperança de que ao menos essa geração não sirva aos seus próprios filhos como modelo de aceitação passiva"
(SHARP, A. LIPMAN, M; OSKANIAN, F. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994, p. 55).
Entendendo o ensino da Filosofia como espaço investigativo-dialógico a ideia central dos autores é:
[A] Aproveitar a ingenuidade e a imaturidade das crianças e jovens para discutir as ideias dos sistemas filosóficos mais consistentes.
[B] Responder mais cedo aos questionamentos existenciais e filosóficos das crianças e jovens para que eles não sofram tanto na transição para a fase adulta.
[C] Promover dialeticamente a compreensão acerca da impossibilidade de responder às questões filosóficas desde os gregos.
[D] Oportunizar às crianças e jovens a introspecção e a autorreflexão para um melhor conhecimento de si.
[E] Manter as questões filosóficas vivas em todos os seres humanos promovendo, com as crianças e os jovens, permanente trabalho de iniciação filosófica.

37) "Há duas espécies de conhecimento, um genuíno, outro obscuro. Ao conhecimento obscuro pertencem, no seu conjunto, vista, audição, olfato, paladar e tato. O conhecimento genuíno, porém, está separado daquele. Quando o obscuro não pode ver com maior minúcia, nem ouvir, nem sentir cheiro e sabor, nem perceber pelo tato, mas é preciso procurar mais finamente, então apresenta-se o genuíno que possui órgão de conhecimento mais fino" (Demócrito, Frag.11. In: BOMBASSARO;L.C.;PAVIANI,J.;ZUGNO,P.L. As fontes do humanismo latino. Da Antiguidade à Renascença. Porto Alegre: EdipucRS, 2003, p.42)
Neste fragmento Demócrito faz referência a duas modalidades de conhecimento e que são distintas entre si. Assinale a proposição que explicita esta distinção:
[A] Conhecimento obscuro e conhecimento genuíno são denominações genéricas para o conhecimento sensível.
[B] Conhecimento obscuro e conhecimento genuíno são possibilidades de conhecimento da realidade mais imediata.
[C] Conhecimento obscuro e conhecimento genuíno correspondem a diferentes graus na percepção das aparências sensíveis.
[D] Conhecimento obscuro e conhecimento genuíno são modos de conhecer inconciliáveis.
[E] Conhecimento obscuro e conhecimento genuíno são excludentes entre si.

38) "Vivemos, numa época estranha, singular, inquietante. Quanto mais a quantidade de informações aumenta de modo desenfreado, tanto mais decididamente se ampliam o ofuscamento e a cegueira diante dos fenômenos. Mais ainda, quanto mais desmedida a informação, tanto menor a capacidade de compreender o quanto o pensar moderno
torna-se cada vez mais cego e transforma-se num calcular sem visão, cuja única chance é contar com o efeito e, possivelmente, com a sensação" (HEIDEGGER, M. Seminários de Zollikon. Petrópolis: Vozes, 2001, p.101-2).
A partir do excerto acima analise as seguintes asserções.
Para Heidegger, pensar filosoficamente significa superar o pensar obscurecido pela avalanche de informações e "cegueira diante dos fenômenos"
Porque a técnica moderna pode ser, ao mesmo tempo, perigosa e libertadora visto que o ser humano foi vencido pelos seus efeitos.
A respeito das asserções acima assinale a opção correta:
[A] As duas asserções são verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
[B] As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
[C] A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
[D] A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
[E] Tanto a primeira como a segunda, asserções, são proposições falsas.

39) De acordo com o imperativo categórico "age somente de acordo com aquela máxima pelo qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal" formulado por Kant em sua Fundamentação da metafísica dos costumes (1785), pode-se concluir que esse princípio:
[A] Determina que a ação moral pode ser universalizada.
[B] Expressa a racionalidade do ato moral.
[C] Responde à exigência de se ter normas claras.
[D] Estabelece os limites das ações humanas.
[E] Deriva sua força da própria razão.

40) "Para o Esclarecimento, porém, nada é exigido além da liberdade; e mais especificamente a liberdade menos danosa de todas, a saber: utilizar publicamente sua razão em todas as dimensões. Mas agora escuto em todos os cantos: não raciocineis! (KANT,Immanuel. Que é Esclarecimento? (disponível em http://ensinarfilosofia.com.br/__pdfs/e_livors/47.pdf)
Segundo pressupostos desse movimento intelectual do século XVIII, expressos no excerto acima, é correto afirmar que:
[A] Os homens podem e devem alcançar sua maioridade intelectual se fizerem bom uso da sua liberdade.
[B] Os homens podem e devem prescindir de sua liberdade para viver em sociedade em função do bem comum.
[C] Os homens podem fazer uso de sua liberdade no âmbito particular sem qualquer restrição.
[D] Os homens devem agir segundo princípios morais, o que exige deles a capacidade de escolha e discernimento.
[E] Os homens podem agir livremente, desde que respeitem os princípios morais da autoridade e dos costumes.

41) Leia os versos de John Donne, escritos em 1611.
"A nova filosofia torna tudo incerto
O elemento fogo está completamente extinto
O sol se perdeu, e a terra; ninguém hoje
Pode mais nos dizer onde encontrá-la [...]
Tudo está em pedaços, toda coerência desaparecida.
Nenhuma relação justa, nada se ajusta mais" (In: FERRY, Luc. Aprendendo a viver. Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro:Objetiva, 2007, p.119).
No que se refere ao nascimento da Filosofia Moderna considere os itens a seguir:
I. A visão de um cosmos fechado e harmonioso perdeu seu estatuto oficial e foi reavaliado.
II. A revolução de teorias no plano teórico não afetou princípios do plano ético
III. Os progressos técnicos possibilitaram o declínio de cosmologias antigas
IV. A ordem do mundo passou a ser construída e não mais previamente estabelecida
V. A ciência moderna passa a ser uma atividade contemplativa da desordem cósmica
Estão corretos apenas os itens:
[A] I, III e IV.
[B] I, II e IV.
[C] I, IV e V.
[D] II, III e IV.
[E] III, IV e V.

43) "Minha fórmula para o que há de grande no homem é o amor fati; nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem dos séculos dos séculos..
Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo - todo o idealismo é uma maneira de mentir diante do inelutável -, mas amá-lo. (Nietzsche, Ecce Homo, "Por que sou tão sábio" (disponível em http://www.lusosofia.net/textos/nietzsche_friedrich_ecce_homo.pdf)
De acordo com esse trecho é correto afirmar que a doutrina do "amor fati" de Nietzsche compreende:
I - a aceitação do mundo tal como ele é pois o homem só vive na dimensão do presente
II - a aceitação do presente pois do passado e do futuro o homem tem visão indeterminada
III - a aceitação do eterno retorno pois não há ordem retilínea da qual procederia o mundo
IV - a aceitação da infinita repetição dos momentos guardados na memória
V - a aceitação da vida como repetição indefinida dos acontecimentos
Estão corretos apenas os itens:
[A] I, II, IV.
[B] I, II, III.
[C] II, III, IV.
[D] II, IV, V.
[E] III, IV, V.

46) Leia o texto
"Os gregos denominam pathe todos os movimentos desordenados da alma, isto é, não submetidos à razão, e os chamam de doença. Corretamente, diz Cícero, nós chamaremos de pertubationes, agitação violenta, turbatio, e, como doenças da alma, nós as chamaremos de insânia, ausência de sanitas, saúde. Aquele que não é perturbado por nenhum movimento desordenado ou doentio é sábio; ao contrário, chamaremos insanos os que são arrastados pelo movimento desenfreado das perturbações" (Cícero. Tusculanas apud CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia, São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.246)
Com base texto acima e no conhecimento sobre Ética é correto afirmar que:
[A] A liberdade de agir independe da vontade do agente.
[B] A vontade, sob o domínio das paixões, perde sua liberdade.
[C] A vontade desordenada é própria dos fracos.
[D] A liberdade de agir depende do aprendizado das normas.
[E] A vontade, mesmo guiada pela razão, pode deixar-se arrastar por impulsos e instintos.

47) Com base no texto que se segue e no conhecimento do Ensino de Filosofia e respectivas estratégias didáticas considere a afirmativa verdadeira:
"O professor falava para si mesmo. Eu não entendia nada; abstrato para mim. Não me atrevia a fazer perguntas. Entediava-me o tempo todo. Perdi um ano (Tozzi apud RODRIGO, Lídia M. Filosofia em sala de aula. Teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009, p.37)
[A] O professor de Filosofia, antes de se preocupar em dar respostas, deve criar espaços para atividades problematizadoras privilegiando em suas aulas o binômio abstrato/concreto como estratégia didática.
[B] O professor de Filosofia dever priorizar a leitura de trechos ou excertos filosóficos independente da aquisição de competências lógico-discursivas dos estudantes.
[C] O professor de Filosofia pode dissociar a concretude da experiência vivida da abstração conceitual para alcançar maior participação dos estudantes.
[D] O professor de Filosofia deve garantir o cumprimento da programação inicial da sua disciplina para alcançar melhores resultados na aprendizagem dos estudantes.
[E] O professor de Filosofia deve abarcar, em sua programação, toda a história da Filosofia para garantir os aspectos formais da aprendizagem: problematizar, conceituar e argumentar.

48) Leia o texto:
"Todas as idéias derivam da sensação ou da reflexão. Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem qualquer idéias; como ela será suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a ativa e que a ilimitada fantasia dos homens pintou nela uma variedade quase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra, da experiência". (LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano, II, I,1, p.166 ,Os pensadores).
Com base no conhecimento da Teoria do Conhecimento o texto acima se refere à teoria denominada:
[A] Inatismo.
[B] Intelectualismo.
[C] Racionalismo.
[D] Finalismo.
[E] Empirismo.

49) "Os ídolos da tribo estão fundados na própria natureza humana, na própria tribo ou espécie humana. É falsa a asserção de que os sentidos do homem são a medida das coisas. Muito ao contrário, todas as percepções, tanto dos sentidos como da mente, guardam analogia com a natureza mãe e não com o universo. O intelecto humano é semelhante a um espelho que reflete desigualmente os raios das coisas e, dessa forma, os distorce e corrompe" (BACON, f. Novum Organum, XLI - Os pensadores)
Nessa passagem o filósofo F. Bacon explicita a gênese dos ídolos da tribo, demonstrando que o intelecto humano pode equivocar-se no conhecimento da realidade. Esse tipo de equívoco é confirmado mediante a:
[A] Relação entre as coisas que vemos e as palavras que proferimos.
[B] Investigação acerca da relação entre conhecimento sensível e as realidades abstratas.
[C] Investigação acerca de conhecimentos prévios e sua adequação à realidade.
[D] Inadequação entre as coisas e o conhecimento sensível.
[E] Identificação de falsas noções assimiladas e aceitas pelo intelecto.

50) "Difícil é lidar com os donos da verdade. Não há dúvida de que todos nós nos apoiamos em algumas certezas e temos opinião formada sobre determinados assuntos. É inevitável e necessário. Se somos, como creio que somos seres culturais, vivemos num mundo que construímos a partir de nossas experiências e conhecimentos[...]Até aí nada de mais; o problema é quando o cara se convence de que suas opiniões são as únicas verdadeiras e, portanto, incontestáveis. Se ele se defronta com outro imbuído da mesma certeza, arma-se um barraco" (GULLAR, Ferreira. O benefício da dúvida. In: Folha de São Paulo, 19/2/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1902200621.htm)
O texto de Ferreira Gullar aponta um dos objetivos do ensino de Filosofia, qual seja, estimular posturas críticas frente aos preconceitos, crenças e certezas estabelecidas e, ao mesmo tempo, instituir posturas interrogativas alcançadas por meio da reflexão. São estratégias docentes para a consecução desse objetivo:
[A] Simplificar conteúdos em razão da precariedade cultural dos discentes.
[B] Adequar-se aos livros didáticos estabelecendo uma sequência significativa de conteúdos.
[C] Centrar-se nos temas da história da filosofia, preferencialmente naqueles ditos tradicionais.
[D] Problematizar experiências vividas, organizando-as por meio de categorias ou conceitos gerais.
[E] Produzir discursos filosóficos originais e de linguagem especializada.


PROVA DISCURSIVA:

51) "Já explicamos, sucintamente, então, que a excelência moral é um meio-termo e em que sentido ela o é, e que ela é um meio-termo entre duas formas de deficiência moral, uma pressupondo excesso e outra pressupondo falta, e que a excelência moral é assim porque sua característica é visar às situações intermediárias, nas emoções e nas ações. Por isso, ser bom não é um intento fácil, pois em tudo não é um intento fácil determinar o meio - por exemplo, determinar o meio de um círculo não é para qualquer pessoa, mas para as que sabem; da mesma forma, todos podem encolerizar-se, pois isso é fácil, ou dar ou gastar dinheiro; mas proceder assim em relação à pessoa certa, até o ponto certo, no momento certo, pelo motivo certo e da maneira certa não é para qualquer um, nem é fácil; portanto, agir bem é raro, louvável e nobilitante. Quem visa ao meio-termo deve primeiro evitar o extremo mais contrário a ele, de conformidade com a advertência de Calipso: "Mantém a nau distante desta espuma e turbilhão" (ARISTÓTELES, Ética à Nicômaco, II, 1108,b)
Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo em que os seguintes aspectos, na perspectiva de Aristóteles, sejam abordados:
a) O "meio-termo" é critério para qualquer procedimento ético;
b) a sabedoria prática consiste no discernimento que nos possibilita agir eticamente.

52) "Aquele que procura o bem comum da multidão, procura também, por conseguinte, o seu próprio bem, e isto por dois motivos. Em primeiro lugar, porque o bem próprio não pode existir sem o bem comum, ou da família, ou da cidade, ou do reino [...] Em segundo lugar, porque como o homem é parte da casa e da cidade, é conveniente que deduza qual é o bem para si mesmo entre o que é prudente, segundo o bem da multidão: a boa disposição da parte depende da sua adequação ao todo. O bem comum é mais forte que o bem particular se são do mesmo gênero" (Suma Teológica, II.II. q.47 a 10, e q.152, a 4 apud PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000, p. 213)
A partir deste excerto de Tomás de Aquino elabore um texto dissertativo em que fique explicitado que o todo social é, por natureza, anterior às partes. Dê exemplo.

53) "Tudo o que recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez" (R. DESCARTES, Primeira Meditação, 3)
Nesse trecho das Meditações Metafísicas Descartes deixa bastante claro que os sentidos não são fonte confiável de conhecimento. Em que medida essa desconfiança contribuiu para fundamentar o cogito cartesiano?

54) "Pode-se assinalar à didática da filosofia, em termos gerais, uma dupla finalidade:
1) ser instrumento facilitador da aprendizagem;
2) promover a transição para a construção da capacidade de pensar por conta própria, de modo que o estudante consiga progressivamente dispensar mediações heterônimas, construindo ele próprio suas mediações com o pensador e com o texto filosófico" (L. M. Rodrigo. Uma alternativa para o ensino de Filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, R.GOTO, R. Filosofia no ensino médio. Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, p.43)
Nessa perspectiva didática, você considera possível a prática de atividades interdisciplinares? Em caso afirmativo, dê exemplos. Em caso negativo, justifique sua resposta.

GABARITO:
31:D
32:C
33:A
34:A
35:E
37:C
38:C
39:E
40:D
41:A
43:B
46:B
47:A
48:E
49:E
50:D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - INES - RJ - Magnus - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 02/05/2025 às 08:05. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=171