Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(02/Jun) Professor da Filosofia - Prefeitura de Chapadinha - MA - Instituto Machado de Assis - 2014
 
28) No legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. Assinale a alternativa onde encontramos sobremaneira as ideias de Platão referentes à política:
(A) Timeu
(B) Ménon
(C) Fedro
(D) A República
(E) Fédon

29) Considerando a filosofia de Platão sobre política é INCORRETO afirmar:
(A) Os filósofos são aqueles homens que podem governara pólis com justiça.
(B) Assim como os seres humanos são dotados de corpo e alma, também a pólis possui duas classes sociais: os governantes e o povo.
(C) Conceito de política e de justiça é interdependente quando se fala da pólis.
(D) Assim como os seres humanos que guiam suas vidas pela razão (pensamento e vontade) são considerados justos e virtuosos; a pólis que é governada (guiada) racionalmente pelos filósofos é considerada uma cidade justa.
(E) Assim como os seres humanos são dotados de três princípios de atividade (alma concupiscente, alma irascível e alma racional), também a pólis possui três classes sociais (a econômica, a militar e a magistratura).

30) Jean-Jacques Rousseau deixou-nos uma grande contribuição no campo da política, do moral e da educação. Referente ao campo da educação, temos uma bela obra deste pensador francês. Assinale a alternativa que identifica a obra mencionada.
(A) O Educador
(B) O Príncipe
(C) Emílio
(D) Contrato Social
(E) O Leviatã

31) Acerca da filosofia política de Rousseau, é CORRETO afirmar que:
(A) O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.
(B) A democracia direta ou participativa é a forma mais justa de governo.
(C) A soberania do governo é ilimitada.
(D) As leis impedem a realização da liberdade humana.
(E) A soberania e a democracia se igualam em forma de governo

32) Para Locke, a extensão é uma ideia:
(A) Simples, de sensação.
(B) Complexa, de substância.
(C) Simples, de reflexão.
(D) Complexa, de modo.
(E) Complexa, de relação.

33) Para Kant, a proposição de que toda mudança tem que ter uma causa é:
(A) Um juízo sintético e a priori.
(B) Um juízo analítico, puro e a priori.
(C) Uma regra e não propriamente um juízo.
(D) Uma proposição analítica, mas a posteriori.
(E) Uma antinomia da razão pura.

34) Sócrates, Platão e Aristóteles, os principais filósofos da Grécia Antiga estruturaram, por meio de diferentes métodos, uma visão do mundo, na medida em que sistematizaram o conhecimento humano tendo em vista a racionalidade do mesmo. A respeito das doutrinas desses filósofos, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO.
(A) Segundo Aristóteles, há três espécies de constituição de governo - a monarquia, a aristocracia e a timocracia, que podem se degenerar, respectivamente, em tirania, oligarquia e democracia.
(B) A chamada revolução socrática, que levou os historiadores a dividirem a história da filosofia grega em pré e póssocrática, deveu-se ao fato de Sócrates ter insuflado os jovens contra o governo de Atenas e Esparta, motivo pelo qual foi condenado a beber sicuta.
(C) No mito da caverna, Platão atribui ao filósofo, após este ter conhecido o mundo real, ou seja, o mundo das ideias, o papel político-pedagógico de salvar os seus irmãos prisioneiros da caverna.
(D) O conhecimento filosófico caracteriza-se por ter a pretensão de ser universal, racional e teleológico, e por abordar todas as coisas pelas suas causas primeiras ou razões mais elevadas.
(E) Posição cética caracteriza-se pela suspensão de juízo quanto à possibilidade ou não de algo ser verdadeiro ou falso, embora originalmente tenha significado indagação, investigação.

35) O princípio da não contradição diz que "o ser não pode ser e não ser do mesmo modo e do mesmo aspecto". Seu autor e criador das bases da lógica formal são:
(A) Platão.
(B) Parmênides.
(C) Aristóteles.
(D) Plotino.
(E) Sócrates.

36) Muito se fala em ética e com relação a esse tema todas as alternativas estão corretas, EXCETO.
(A) O termo, ética, segundo sua significação etimológica, une os sentidos de costume e caráter.
(B) Em uma linguagem atual e mais precisa, a moral é a ciência do agir humano, é a ação humana epistemologicamente considerada, ao passo que a ética trata dos costumes e das ações humanas amplamente consideradas.
(C) A moral de situação é aquela que considera a relatividade dos princípios éticos dependente de cada contexto, no qual as circunstâncias não só condicionam o ato moral, mas o determinam.
(D) Sócrates tinha como máxima o dito "Homem, conhece-te a ti mesmo", em uma época em que abundavam os estudos cosmológicos, e, embora nada tivesse escrito de que se tenha conhecimento, foi considerado o pai da ética.
(E) Para Aristóteles, a questão fundamental da filosofia é a procura do bem supremo identificado como a felicidade, que consiste no agir corretamente e ter uma boa sorte.

37) O Grande Racionalismo Clássico, na Filosofia Moderna, ficou conhecido por que:
I. Descartes, ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, usa o recurso da dúvida metódica.
II. Descartes afirmou que a verdade, além de ser verdade de fato e de ser obtida pela indução e por experimentação, deve ter como critério sua eficácia ou utilidade.
III. Através do seu Racionalismo, Descartes tornou famosa toda a sua Escola com a célebre proposição: "a existência precede a essência".
IV. Descartes introduziu uma grande modificação no pensamento moderno, segundo a qual o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual e parte das ideias inatas.
Analisando as afirmações acima podemos concluir que:
(A) Apenas I e II estão corretas
(B) Apenas II e III estão corretas
(C) Apenas III e IV estão corretas
(D) Apenas I, II e III estão corretas
(E) Apenas I e IV estão corretas

38) Analise as afirmações abaixo sobre o empirismo inglês:
I. Segundo Locke, há duas espécies de conhecimentos: conhecimento aparente (mundo sensível) e conhecimento verdadeiro (mundo inteligível). Essa dualidade ficou conhecida, em Filosofia, pelo nome de "revolução copernicana".
II. Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações.
III. Locke é o iniciador da Teoria do Conhecimento propriamente dita, porque se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos.
IV. Segundo Locke, há pelo menos três tipos de ideias: as ideias inatas, que são verdadeiras, as ideias adventícias, que são falsas, e as ideias fictícias, que são as nossas fantasias.
Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
(A) Apenas I e II estão corretas
(B) Apenas II e III estão corretas
(C) Apenas I, II e III estão corretas
(D) Apenas II, III e IV estão corretas
(E) Apenas III e IV estão corretas

39) Analise as afirmações sobre o Materialismo Dialético de Karl Marx.
I. O materialismo parte do princípio de que o mundo e as suas leis são incognoscíveis.
II. A dialética olha a natureza como um estado de movimento e transformação perpétuos, de renovação e desenvolvimento incessantes, em que sempre nasce e desenvolve-se qualquer coisa, desagrega-se e desaparece qualquer coisa.
III. O materialismo filosófico parte do princípio de que o mundo, pela natureza, é material, que o múltiplo fenômeno do universo são os diferentes aspectos da matéria em movimento.
IV. Ao contrário da Metafísica, a dialética olha a natureza como um todo unido, coerente, e, os objetos, os fenômenos, estão ligados organicamente entre si, dependem uns dos outros e condicionam-se reciprocamente.
Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
(A) Apenas I, II e III estão corretas
(B) Apenas III e IV estão corretas
(C) Apenas II e III estão corretas
(D) Apenas II, III e IV estão corretas
(E) Apenas I, III e IV estão corretas

40) Com base na filosofia moral de Kant é CORRETO afirmar que:
(A) O dever moral consiste em maximizar a felicidade da humanidade.
(B) Agir moralmente é um caminho seguro para alcançar a felicidade individual.
(C) Quando há conflito entre felicidade e dever moral, deve-se sempre optar pelo último.
(D) A felicidade consiste no exercício correto das virtudes.
(E) Todas as afirmações estão corretas

GABARITO:
28D
29B
30C
31D
32A
33A
34B
35C
36B
37E
38B
39D
40E
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor da Filosofia - Prefeitura de Chapadinha - MA - Instituto Machado de Assis - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 06:52. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=164