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Provas de concursos e vestibular
(23/Jan) | Professor de Filosofia - Prefeitura de Palmas - TO - UFT/COPESE - 2013 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 36 De acordo com Porta (2002), é bem sabido que Kant (1724-1804) afirma que não se pode ensinar filosofia, mas apenas a filosofar. Kant quer dizer outra coisa do que geralmente se lhe atribui; assim, por exemplo, ele jamais entenderia por filosofia "história da filosofia" (algo que hoje seria para nós uma primeira identificação). A oposição que lhe interessa é entre uma ciência constituída como um conjunto de verdades e uma atividade da razão. A partir do enunciado, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Para Kant, é importante trabalhar a diferença entre "ensinar conteúdos filosóficos" e "ensinar a filosofar". (B) Kant quer dizer que repassar conteúdos de "história da filosofia" não significa ensinar filosofia ou mesmo ensinar a filosofar. (C) Filosofar não é a única relação que se pode manter com aquilo que chamamos de "filosofia", sem antes compreender como se produz uma filosofia original ou uma investigação em história da filosofia. (D) Kant não se preocupou com o ensino de filosofia, mas com o grau de certeza que o neófito pode atingir em pesquisa filosófica. QUESTÃO 37 Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (571?-497?a.C.) a invenção da palavra filosofia. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona com os objetivos que levaram Pitágoras a criar a palavra filosofia: (A) A sabedoria como propriedade dos deuses. (B) Delimitar os critérios de conhecimentos das academias gregas da época. (C) Validar os conhecimentos dos Pré-Socráticos. (D) Aprimorar a concorrência entre filósofos e sofistas. QUESTÃO 38 "O homem é a medida de todas as coisas; das que são, que elas são, e das que não são, que elas não são". Assinale a alternativa CORRETA que representa o motivo que levou Protágoras a esboçar tal afirmação. (A) A charlatanice existe porque podemos passar da saúde à doença e desta àquela ou vice-versa. (B) Os sofistas seguiam os mesmos princípios da educação socrática. (C) Os homens criaram inúmeras técnicas, mas elas nem sempre estão em harmonia e concordância, pois uma técnica ao ser boa para um certo fim, poderá ser prejudicial para outro. (D) Para Protágoras, a arte poética e a retórica representavam muito para os gregos, por isso, ele não cobrava para ensiná-las. QUESTÃO 39 "Conhece-te a ti mesmo" e "Sei que nada sei" são duas expressões que não se pode duvidar que não sejam de Sócrates (469-399 a.C.). Assinale a alternativa que NÃO tem relação com as expressões socráticas. (A) Com elas (as expressões), o homem, a ética e o conhecimento surgem como questões centrais da filosofia. (B) Do altar de Delfos, uma voz (interior) do daímon transmite a mensagem: "Sócrates é o mais sábio entre os homens". (C) Com a maiêutica a filosofia passou a ser um objeto de legitimação do conhecimento perenizado na geometria e na lógica, contrapondo a pregação cosmológica. (D) Espantado, Sócrates procura os homens que julgava sábios (políticos e poetas, cuja função era ensinar e guiar os outros). QUESTÃO 40 Platão (428?-348? a.C.) dedicou parte da sua obra à resolução do impasse filosófico criado pelo antagonismo entre o pensamento de Heráclito e o de Parmênides. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao enunciado. (A) Para Platão, Parmênides está certo ao exigir que a filosofia abandone o mundo sensível e se ocupe com o mundo verdadeiro, isto é, com o mundo inteligível. (B) Para Platão, Heráclito tem razão no que se refere ao mundo das imagens e das opiniões. (C) Para Platão, a matéria é por essência e por natureza algo imperfeito. (D) Para Parmênides, o conhecimento se origina na doxa. QUESTÃO 41 Quando estudamos política e ética vimos que Aristóteles (384-322 a.C.) distinguiu teoria e prática e, nesta, fabricação e ação, isto é, poíesis e práxis. Marque a alternativa CORRETA em relação a Aristóteles. (A) A política não é a práxis por excelência, mas um objeto de acesso ao poder. (B) Para Aristóteles, a política tem como finalidade proporcionar uma vida justa e feliz no âmbito da Pólis. (C) Para Aristóteles, o acesso ao poder não está ligado à política, mas ao estilo de filosofia praticado na Pólis. (D) Segundo Aristóteles, a política só existia entre os gregos de Atenas. QUESTÃO 42 Observa-se que alguns filósofos alemães reunidos na Escola de Frankfurt descreveram a racionalidade ocidental como instrumentalização da razão. Marque a alternativa INCORRETA em relação ao enunciado. (A) A razão instrumental para os filósofos frankfurtianos Adorno, Marcuse e Horkheimer também era designada como razão iluminista. (B) A consequência imediata da ideologização da razão é a mitologização da ciência. (C) O objetivo da razão científica é contribuir para a evolução da linguagem humanista deísta. (D) A razão surge quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar. QUESTÃO 43 Para Rousseau, o homem nasce bom por natureza, mas a civilização o corrompe; para Hobbes, o homem nasce em Estado de Natureza e vive num verdadeiro estado de competição, de guerra; para Locke, o homem nasce como uma folha de papel em branco. Marque a alternativa INCORRETA. (A) Rousseau e Locke são pensadores liberais. (B) Rousseau, Locke e Hobbes podem ser considerados filósofos da corrente jusnaturalista. (C) A proposição de Locke vai contra o pensamento inatista. (D) Dentre os filósofos citados, somente Rousseau era Jusnaturalista. QUESTÃO 44 No decorrer da história da filosofia muitos filósofos defenderam a tese empirista, mas os mais famosos e conhecidos são os filósofos ingleses dos séculos XVI ao XVIII. Marque a alternativa INCORRETA em relação à corrente de pensamento empirista. (A) Para os empiristas, os nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos. (B) Para Locke, o conhecimento depende da origem familiar dos indivíduos. (C) Para os empiristas, os objetos exteriores excitam nossos órgãos dos sentidos e vemos cores, sentimos odores e sabores, ouvimos sons, sentimos a diferença entre o áspero e o liso, o quente e o frio. (D) As ideias trazidas pela experiência, isto é, pelos sentidos, pela percepção e pelo hábito, são levadas à memória e, de lá, a razão as apanha para formar os pensamentos. QUESTÃO 45 Leia as seguintes proposições: I. O período do humanismo: inicia-se no século XV com as ideias renascentistas da dignidade do homem como centro do universo; II. O período do positivismo: inicia-se no século XIX com Augusto Comte, para quem a humanidade atravessa três etapas progressivas, indo da superstição religiosa à metafísica e teologia, para chegar, finalmente, à ciência positiva; III. A concepção positivista se inicia e termina no século XIX com as lições de Comte no seu primeiro Curso de Filosofia Positiva; Marque a alternativa CORRETA em relação às proposições. (A) Estão corretas as proposições I e III. (B) Somente a proposição II está correta. (C) As proposições I e II estão corretas. (D) Somente a proposição III está correta. QUESTÃO 46 Para Karl Marx (1818-1883), a alienação é uma realidade histórica universal, profunda. Num certo sentido, a história é história da alienação humana. Marque a alternativa INCORRETA em relação aos tipos de alienação. (A) Alienação religiosa: excluía a crença na autonomia dos homens enquanto seres políticos. (B) Alienação ideológica: os homens, em lugar de servirem-se da ideologia para realizar sua liberdade, corrompiam-se, mesmo que a alienação tenha sido criada como um farol para indicar os caminhos de sua libertação. (C) Alienação econômica: ela foi determinante para todas as outras alienações e se fundou na propriedade privada dos meios de produção. (D) A alienação introduzida por Marx é a mesma proposta pelos filósofos idealistas. QUESTÃO 47 Para Freitag (A Teoria Crítica ontem e hoje, 1988), o nome "Escola de Frankfurt" refere-se, simultaneamente, a um grupo de intelectuais e a uma teoria social. Em verdade, esse nome surgiu, posteriormente, quando se refere aos trabalhos mais significativos produzidos por Horkheimer, Adorno, Marcuse, Benjamin, dentre outros, sugerindo uma unidade geográfica que então, no período pós-guerra, não existia mais, referindo-se inclusive a uma produção desenvolvida, em sua maior parte, fora de Frankfurt. Em relação à Escola de Frankfurt, marque a alternativa INCORRETA. (A) Com a nomeação de Horkheimer para a direção do Instituto de Pesquisa Social, em 1930, a Escola passou a assumir as feições de um verdadeiro centro de Pesquisa, preocupado com uma análise crítica acerca dos problemas do capitalismo moderno. (B) Horkheimer imaginava reorientar a reflexão filosófica da época, partindo de um patamar abstrato para um nível mais concreto que não se confundisse, no entanto, com o puro ativismo da luta partidária. (C) Os frankfurtianos viram no movimento estudantil dos anos pós-segunda guerra nítidos traços fascistas, passando a combatê-los. (D) Mesmo quando os estudantes ameaçaram invadir o Instituto/Escola de Frankfurt e depredar o prédio e a biblioteca, Adorno não acionou qualquer aparelho de coerção. QUESTÃO 48 O método cartesiano é matemático e se reduz a quatro preceitos essenciais que permitem ao cientista chegar ao conhecimento verdadeiro. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esses preceitos. (A) Evitar os ídolos da caverna, evitar os ídolos do fórum, evitar os ídolos do teatro e evitar os ídolos da tribo. (B) Partir das ideias inatas, duvidar metodicamente, buscar a prevenção, evitar a precipitação. (C) Aceitar como verdadeiros somente os juízos claros e evidentes, decompor uma ideia complexa em elementos simples, reconstituir o complexo a partir do simples, contar e enumerar passando de um juízo a outro. (D) Partir das ideias inatas, conduzir o pensamento em ordem, duvidar metodicamente e evitar o deus enganador. QUESTÃO 49 O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) concebeu um argumento lógico perfeito conhecido, hoje, como silogismo. Um silogismo é composto por três proposições declarativas que se cruzam. As duas primeiras proposições são chamadas de premissas, que permitem a dedução lógica da terceira proposição, a conclusão. No entanto, para ser válido um silogismo deve seguir regras. Analise as regras abaixo, observando quais delas são necessárias para a construção de um silogismo e responda a alternativa CORRETA. 1. Todo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor. 2. Os termos da conclusão entrar na não podem ter extensão maior que os termos das premissas. 3. O termo médio não pode conclusão. 4. O termo médio deve ser universal ao menos uma vez. 5. De duas premissas negativas, nada se conclui. 6. De duas premissas afirmativas não pode haver conclusão negativa. 7. A conclusão acompanha sempre a premissa mais fraca. 8. De duas premissas particulares, nada se conclui. (A) Somente as regras 1, 3, 4, 5, 6 e 8 são necessárias. (B) Somente as regras 1, 2, 4, 5, 6, e 8 são necessárias. (C) Somente as regras 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 8 são necessárias. (D) Todas as regras são necessárias para se construir um silogismo. QUESTÃO 50 Sob a égide da indústria cultural e consumo em massa, a arte corre o risco de perder três de seus elementos fundamentais. Identifique-os nas alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA. (A) O status social, a vivacidade e a aura. (B) A beleza sublime, a dimensão de sua grandeza e o status social. (C) A expressividade, o trabalho da criação e a experimentação do novo. (D) A aura, a beleza sublime e os aspectos culturais. QUESTÃO 51 O progresso técnico da sociedade industrial criou uma nova forma de liberdade que não pode mais ser definida nos termos tradicionais das liberdades intelectual, política e econômica, que caracterizariam uma "sociedade livre". De acordo com o filósofo Herbert Marcuse (1898-1979), o trabalhador foi colocado diante da possibilidade do consumo e da disseminação de comodidades que produziram uma falta de liberdade confortável. A eficiência técnica do aparato produtivo "introjetou" uma lógica de identificação do indivíduo com a sua sociedade. Os indivíduos se reconhecem em suas mercadorias e encontram a sua alma nos seus automóveis, casas, utensílios de cozinha, etc. O trabalhador e o patrão assistem aos mesmos programas de televisão, visitam os mesmos pontos pitorescos, compram os mesmos produtos, etc. Esse processo repressivo de introjeção e assimilação de um padrão de vida confortável indicam: (A) a igualação e gradual desaparecimento das classes sociais. (B) que a sociedade capitalista contemporânea parece capaz de conter a transformação social e impede a criação de novas formas de existência humana. (C) o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária. (D) que o acesso às mais variadas mercadorias dignificam a condição do trabalhador e facilitam a sua luta cotidiana pela existência. QUESTÃO 52 Ao construir um argumento dedutivo é necessário evitar as armadilhas conhecidas como falácias - uma falha técnica que torna o argumento inconsistente ou inválido. Considerando as informações do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em maio de 2013, a cidade de São Paulo somou um total de 6.884.185 veículos em sua frota (consulte: www.dentran.gov.br/frota.htm). Sabemos que a fumaça expelida pelos escapamentos está entre os grandes vilões do aquecimento global. Numa situação hipotética, se todos os veículos deixassem de rodar na cidade de São Paulo eliminaríamos a poluição? Independentemente da sua resposta, avalie o argumento abaixo e assinale a alternativa CORRETA: Se há carros, então há poluição. Não há carros. Logo, não há poluição. Ou, Se A, então B. Não A. Logo, não B. (A) O argumento apresenta uma forma enganosamente semelhante ao modus ponens. Há uma inversão envolvendo a segunda premissa e a conclusão, caracterizando-se como uma falácia da afirmação do consequente. (B) O argumento apresenta uma forma enganosamente semelhante ao modus tollens. Há uma inversão envolvendo a segunda premissa e a conclusão, caracterizando-se como uma falácia da negação do antecedente. (C) O argumento apresenta uma forma enganosamente semelhante ao modus ponens. Há uma inversão envolvendo a segunda premissa e a conclusão, caracterizando-se como uma falácia da negação do antecedente. (D) O argumento apresenta uma forma enganosamente semelhante ao modus tollens. Há uma inversão envolvendo a segunda premissa e a conclusão, caracterizando-se como uma falácia da afirmação do consequente. QUESTÃO 53 O filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) distinguiu as estruturas e categorias da razão e, também, os conteúdos oriundos da experiência em elementos a priori e a posteriori no conhecimento. Essa distinção pode ser feita entre juízos analíticos e juízos sintéticos. Leia as sentenças abaixo e assinale qual delas designa um juízo sintético a priori. (A) Em todas as modificações do mundo corpóreo a quantidade de matéria permanece a mesma. (B) Todo corpo é pesado. (C) Todo corpo é extenso. (D) 2+2=4. QUESTÃO 54 A condição humana no mundo implica em decisão e ação. O tema da liberdade foi alvo das teorias éticas que enfrentaram o duplo problema da necessidade e da contingência. Há três grandes concepções filosóficas de liberdade, a saber: 1. a aristotélica, que foi retomada no século XX por Sartre; 2. a estoica, retomada por Espinosa, Hegel e Marx; 3. a liberdade inscrita no mundo pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), por sua vez, traz elementos das concepções aristotélica e estoica; Identifique nas alternativas abaixo aquela que satisfaz a condição humana de liberdade apresentada por Merleau-Ponty. (A) A liberdade está no ato da escolha individual. (B) Não existe liberdade! (C) A liberdade está na atividade do todo, do qual os indivíduos são partes. (D) A liberdade é a capacidade de perceber as possibilidades objetivas e o poder de realizar ações para mudar o curso das coisas. QUESTÃO 55 Segundo o conceito de justiça em Platão (428?-348? a.C.), uma sociedade justa possui necessariamente uma hierarquia. Conforme esse pressuposto analise as afirmativas abaixo. 1. uma classe econômica inferior deve ser dominada e controlada pela classe militar; 2. uma classe econômica inferior deve ser dominada e controlada exclusivamente por sábios ou guardiões; 3. a classe militar deve ser dominada e controlada pela classe política; 4. a classe política deve ser dominada e controlada por sábios ou guardiões; Marque a alternativa CORRETA. (A) Somente a afirmação 2 é verdadeira. (B) Somente as afirmações 1 e 3 são verdadeiras. (C) Somente as afirmações 1, 3 e 4 são verdadeiras. (D) Somente as afirmações 1 e 4 são verdadeiras. QUESTÃO 56 Os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (PCNs:EM) esboçam uma correlação entre os conhecimentos filosóficos e o que se entende por cidadania como propósito desejável de formação dos jovens estudantes, atendendo aos valores apresentados pela Lei nº. 9.394/96. Leia as sentenças abaixo, identifique esses valores e assinale a alternativa CORRETA. I. Os fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática. II. Os fundamentais para a formação crítica. III. Os que fortaleçam os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca. IV. Os que fortaleçam a identidade, a responsabilidade social e a capacidade de participação ativa na vida pública. (A) Somente a sentença I corresponde exatamente ao conceito de cidadania previsto nos PCNs:EM para o ensino de Filosofia. (B) Somente as sentenças I e II correspondem exatamente ao conceito de cidadania previsto nos PCNs:EM para o Ensino de Filosofia. (C) Somente as sentenças I e III correspondem exatamente ao conceito de cidadania previsto nos PCNs:EM para o Ensino de Filosofia. (D) Todas as sentenças fazem parte de um conjunto de valores objetivamente previstos nos PCNs: EM. QUESTÃO 57 O pensamento político nos séculos XVII e XVIII viu surgir duas das principais concepções do Estado de Natureza que explicavam a situação pré-social de existência humana isolada. A primeira salientava que no Estado de Natureza em que os homens viviam, isolados e em guerra de todos contra todos, reinava o medo da morte, pois a vida não tinha garantias e a posse era uma questão de conquista. A máxima que representava esse Estado de Natureza era: "o homem é o lobo do homem". Na segunda, o isolamento fez com que os homens se aproximassem do que a natureza lhes oferecia em termos de alimentação, abrigo, etc. Não havia medo e nem luta pela posse de bens, até que alguém construiu cercas num terreno e tomou como seu, originando a ideia de propriedade privada e, por conseguinte, deflagrando a luta pela posse. Assinale a alternativa CORRETA que aponta, respectivamente, a quem pertencem essas ideias. (A) Maquiavel e Hobbes. (B) Hobbes e Marx. (C) Rousseau e Marx. (D) Hobbes e Rousseau. QUESTÃO 58 Em relação ao discurso de poder e do poder, propriamente dito, exercido sobre os corpos, Michel Foucault (1926-1984) salienta que é possível fabricar indivíduos a partir de uma economia calculada, pois "uma arte obscura da luz e do visível preparou em surdina um saber novo sobre o homem, através de técnicas para sujeitá-lo e processos para utilizá-lo" (Vigiar e punir, 2007, p. 144). Nesse sentido, para produzir corpos dóceis torna-se necessário o recurso a essas técnicas para o bom adestramento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta tais técnicas. (A) Vigilância hierárquica, sanção normalizadora, exame. (B) Vigilância hierárquica, sanção normalizadora, punição generalizada. (C) Disciplina, sanção normalizadora, punição generalizada. (D) Exame, sanção normalizadora, punição generalizada. QUESTÃO 59 As ciências humanas se consolidaram a partir da primeira metade do século XX, apoiando-se substancialmente em três correntes de pensamento que mostraram que os fenômenos humanos são diferentes dos fenômenos naturais e possuem leis próprias. Segue: 1. Essa corrente introduziu a ideia de essência como conceito que permite diferenciar internamente distintas realidades a partir de seu sentido, sua forma, suas propriedades e sua origem. A intencionalidade da consciência influencia no conhecimento; 2. Os fatos humanos são historicamente determinados e, uma vez historicizados, torna-se possível a sua interpretação racional e o conhecimento das leis que regem os fenômenos; 3. As totalidades são organizadas em estruturas conforme princípios internos característicos; Assinale a alternativa CORRETA que corresponde, respectivamente, às definições dos métodos. (A) Platonismo, Marxismo e Estruturalismo. (B) Fenomenologia, Marxismo e Estruturalismo. (C) Platonismo, Fenomenologia e Estruturalismo. (D) Fenomenologia, Positivismo e Estruturalismo. QUESTÃO 60 No mundo capitalista contemporâneo os trabalhadores vendem a sua força de trabalho aos proprietários do capital e, dessa forma, tornam-se mercadorias. Observamos, conforme Karl Marx (1818-1883), que o objetivo dessa força de trabalho/mercadoria é produzir mercadorias. No entanto, os trabalhadores não percebem que foram reduzidos a isso devido a ideologia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a denominação da condição que reduz o trabalhador a uma mercadoria. (A) Alienação intelectual. (B) Alienação social. (C) Fetichismo da mercadoria. (D) Alienação econômica. GABARITO: 36D 37A 38C 39C 40D 41B 42C 43D 44B 45C 46D 47D 48C 49D 50C 51B 52B 53A 54D 55C 56C 57D 58A 59B 60D |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Prefeitura de Palmas - TO - UFT/COPESE - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/03/2024 às 04:19. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=160