Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(12/Jan) Professor de Filosofia - IFSC - 2013
 
QUESTÕES DE FILOSOFIA:

11) Considere a lista a seguir das escolas pré-socráticas:
I. Escola jônica antiga
II. Escola jônica nova
III. Escola eleática
IV. Escola itálica
V. Escola atomista
VI. Sofistas
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um representante de cada escola.
A) Anaximandro, Empédocles, Pitágoras, Parmênides, Leocipo, Protágoras.
B) Tales de Mileto, Heráclito, Parmênides, Pitágoras, Demócrito, Górgias.
C) Anaxímenes, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Leocipo, Górgias.
D) Tales de Mileto, Anaxágoras, Heráclito, Pitágoras, Demócrito, Protágoras.
E) Anaximandro, Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito, Leocipo, Crítias.

12) "Enquanto lógicos, não estamos interessados no processo psicológico de raciocínio, mas em algo que resulta desse processo quando se faz uma listagem das razões para que se acredite em uma certa conclusão: os argumentos. De certa maneira você pode dizer que o raciocínio é um processo de construir argumentos para aceitar ou rejeitar uma certa proposição. Assim, na tentativa de determinar se o raciocínio realizado foi correto, uma das coisas das quais a lógica se ocupa é a análise dos argumentos que são construídos. Ou seja, cabe à lógica dizer se estamos diante de um "bom" argumento ou não" (MORTARI, Cezar. Introdução à Lógica. São Paulo: Editora da Unesp. 2001, p. 16).
A propósito das noções de validade e verdade no contexto da avaliação de argumentos, indique se as proposições a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A validade de um argumento está diretamente relacionada com o conteúdo e a verdade das premissas. Sendo verdadeiras as premissas, o argumento torna-se válido, pois, nesse caso, a conclusão será uma consequência lógica das premissas.
( ) Se as premissas de um argumento forem verdadeiras e não é possível que a conclusão seja falsa, então, o argumento é válido. Nesse caso, diz-se que a conclusão é consequência lógica das premissas.
( ) Se todas as premissas de um argumento são válidas para a conclusão, então, o argumento é verdadeiro. A validade das premissas é determinante para a verdade da inferência.
( ) Um argumento com premissas falsas pode ser válido, porquanto a validade é algo que concerne à estrutura ou forma dos argumentos, não seu conteúdo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
A) V-V-F-F
B) F-F-V-V
C) V-F-V-F
D) V-V-V-V
E) F-V-F-V

13) "Os argumentos podem ser classificados em duas categorias - indutiva e dedutiva - dependendo de suas conclusões seguirem ou não de suas premissas básicas" (NOLT, John. Lógica. São Paulo: McGraw-Hill, 1991, p. 45). De acordo com isso, classifique os argumentos a seguir como indutivos ( I ) ou dedutivos (D):
( ) Nenhum mortal pode parar o no tempo. Você é mortal. Portanto, você não pode parar o tempo.
( ) Não estamos sendo visitados hoje por pessoas vindas do futuro. Portanto, a "máquina do tempo" nunca será desenvolvida (Stephen Hawking).
( ) O universo é como um relógio. Relógios existem porque algum artesão os concebeu e criou. Logo, o universo existe porque um artífice o concebeu e criou.
( ) Se a população humana chegar a 10 bilhões haverá uma crise de recursos naturais. Em 2050 a população vai alcançar a marca de 10 bilhões. Logo, haverá uma crise de recursos naturais em 2050.
Assinale a alternativa correta:
A) I, D, D, I
B) D, D, I, I.
C) I, I, D, D.
D) D, I, I, D.
E) D, I, D, D.

14) No diálogo Fedro, Platão ilustra sua concepção tripartida da alma através do mito do carro puxado por uma parelha alada e conduzido por um cocheiro. Conforme o relato, Um dos cavalos é belo e de boa raça, enquanto o outro é de raça ruim e de temperamento bravo. Em relação à teoria de Platão, os dois cavalos referem-se respectivamente à:
A) Alma racional e alma concupcível.
B) Alma irascível e alma concupcível.
C) Alma racional e alma irascível.
D) Alma vegetativa e alma irascível.
E) Alma irascível e alma racional.

15) Na tentativa de responder à questão da origem da vida em sociedade ou o Estado foram dadas muitas das respostas pela filosofia, que poderiam ser distinguidas nas três seguintes:
I. Origem natural do estado. O homem é essencialmente sociável. É a própria natureza que induz o indivíduo a associar-se com outros indivíduos e organizar-se em comunidade.
II. Origem sobrenatural. A associação entre os homens é uma consequência da queda do homem de uma condição originária de perfeição e felicidade na qual não precisava de apoio e ajuda por parte dos outros.
III. Origem convencional. Originalmente, o homem era plenamente autossuficiente e, por isso, não precisava unir-se aos outros. Contudo, a presença de tantos outros pequenos centros de poder (que eram os outros homens) fez, inevitavelmente, ocorrerem conflitos, e para serem evitados, foi necessário tratar com os outros e por-se de acordo com eles, renunciando a direitos e sujeitando-se a alguns deveres.
Assinale a alternativa incorreta:
A) A descrição I corresponde ao pensamento de Aristóteles e Hobbes.
B) A descrição I corresponde ao pensamento de Aristóteles e Marx.
C) A descrição III corresponde ao pensamento de Locke e Rousseau.
D) A descrição III corresponde ao pensamento de Hobbes e Rousseau.
E) A descrição II corresponde ao pensamento de Agostinho e Vico.

16) "Assim é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade" [...] "E ainda que não se importe em incorrer na fama de ter certos defeitos, defeitos estes sem os quais dificilmente poderia salvar o governo, pois que, se se considerar bem tudo, encontrar-se-ão coisas que parecem virtudes e que, se forem praticadas, lhe acarretariam a ruína, e outras que poderão parecer vícios e que, sendo seguidas, trazem a segurança e o bem-estar do governante" (MAQUIAVEL. O Príncipe. In: Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 64).
Assinale a alternativa incorreta:
A) Para Maquiavel, a psicologia desenvolvida em torno do poder fundamenta o conhecimento secular e autônomo do político e o separa radicalmente da ética e do direito.
B) Um príncipe deve aprender a ser cruel se necessário e, mesmo, aceitar a ser visto assim por seus súditos. Uma crueldade que deve ser calculada e nunca ditada pelo medo ou pela barbárie, nem ultrapassando a estrita necessidade.
C) Um governante não deve, segundo Maquiavel, preocupar-se em cultivar as ditas virtudes morais, uma vez que o controle das paixões representa um freio para o exercício efetivo do poder, devendo por isso, deixar-se levar pelo impetus.
D) Maquiavel recusa a prioridade da ética sobre a política que havia caracterizado o pensamento clássico.
E) À semelhança dos renascentistas preocupados em fundar uma nova ciência física, o pensador florentino rompe com o pensamento escolástico anterior, através da defesa de um método de investigação empírica, propondo estudar a sociedade pela análise efetiva dos fatos humanos, sem perder-se em vãs especulações.

17) No livro Ética a Nicômaco, Aristóteles discute conceitos éticos fundamentais como felicidade e virtude. Em relação ao conceito de felicidade, assinale a alternativa que não corresponde à opinião do referido filósofo:
A) A felicidade consiste na realização deliberada de atividades virtuosas.
B) Condições exteriores como aparência, nobreza de nascimento ou boa descendência são relevantes para a felicidade.
C) É preciso ver o fim para só então declarar um homem feliz.
D) A felicidade consiste em alcançar o que a cada um é aprazível e bom.
E) Um homem feliz dificilmente pode tornar-se um desgraçado.

18) A distinção entre conhecimento sensível e conhecimento intelectivo ou inteligível remonta ao filósofo Parmênides, que defendeu que somente o segundo tipo pode atingir a verdade; o primeiro pode gerar no máximo opiniões. Em relação a esta distinção assinale a alternativa incorreta.
A) Conforme Aristóteles, a essência é captada pelo intelecto por meio da intuição.
B) Protágoras, Górgias e outros sofistas admitem tão só a existência de conhecimento sensível.
C) Sócrates ou Platão sugerem que além do conhecimento dos sentidos o homem possui também outros conhecimentos que transpassam a esfera do sensível como ideias de bondade, justiça, felicidade, beleza, verdade as quais possuem valor absoluto.
D) Platão diferencia dois planos de realidade, um físico e um ideal, atribuindo ao intelecto o conhecimento do segundo e aos sentidos o conhecimento do primeiro.
E) Aristóteles compartilha o pensamento de Platão no tocante à validade especial do conhecimento intelectivo, porém não da explicação dada por seu antigo mestre. Para o Filósofo, são as próprias coisas que contém um núcleo fundamental sempre idêntico a si mesmo, a essência.

19) "O resultado natural de qualquer investigação é que aquele que investiga ou bem encontra aquilo que busca, ou bem nega que seja encontrável e confessa ser isto inapreensível, ou ainda, persiste em sua busca. O mesmo ocorre com as investigações filosóficas, e é provavelmente por isso que alguns afirmaram ter descoberto a verdade, outros que a verdade não pode ser apreendida, enquanto outros continuam buscando. Aqueles que afirmam ter descoberto a verdade são os "dogmáticos", assim são chamados especialmente Aristóteles, por exemplo, Epicuro, os estoicos e alguns outros. Clitômaco, Carnéades e outros acadêmicos consideram a verdade inapreensível, e os céticos continuam buscando. Portanto, parece razoável manter que há três tipos de filosofia: a dogmática, a acadêmica e a cética. (SEXTO EMPÍRICO. Hipotiposes Pirrônicas. Livro I, tradução de Danilo Marcondes, Revista O que nos faz pensar, nº 12, 1997).
Analise as seguintes proposições a respeito do ceticismo conforme Sexto Empírico:
I. O ceticismo é a posição filosófica que se caracteriza por somente aceitar uma determinada crença como verdadeira, depois de submetê-la a intenso questionamento e crítica.
II. O ceticismo compartilha com o estoicismo e o epicurismo a preocupação moral, segundo a qual a filosofia deve dar uma orientação para a vida prática, que nos permita viver bem e alcançar a felicidade.
III. O ceticismo pirrônico é a posição que, contrariamente ao dogmatismo, afirma a impossibilidade de se obter alguma verdade, alguma crença estável e objetiva sobre qualquer assunto.
IV. Para Sexto Empírico, há coisas, mas tudo o que podemos dizer é como elas nos afetam, e não o que são.
Assinale a alternativa correta:
A) São verdadeiras I e II.
B) São verdadeiras II e IV.
C) São verdadeiras III e IV
D) São verdadeiras I e IV
E) São verdadeiras I e III

20) Com o objetivo de demonstrar racionalmente a existência de Deus, São Tomás de Aquino desenvolveu um conjunto de argumentos conhecidos como As Cinco Vias. Assinale a alternativa que pertencente àquele grupo de provas.
A) Dizemos, portanto, que a Causa de todas as coisas e que está acima de todas as coisas não é nem sem substância, nem sem vida, nem sem razão, nem sem inteligência; todavia, não é nem um corpo, nem uma figura, nem uma forma, e não tem quantidade ou qualidade ou peso; não está em um lugar, não vê, não tem tato, não conhece desordem e perturbação para ser agitada pelas paixões materiais, não é nenhuma das coisas sensíveis, nem as possui.
B) De fato, Deus é aquilo de que não se pode pensar nada maior. Quem entende isso de modo correto entende também que Ele é de tal modo a não se poder afirmar que não exista nem mesmo no pensamento. Quem, portanto, entende como é Deus não pode pensar que não exista.
C) Assim, nem todos os entes são possíveis, mas é preciso que algo seja necessário entre as coisas. Ora, tudo o que é necessário tem, ou não, a causa de sua necessidade em um outro. Aqui também não é possível continuar até o infinito na série das coisas necessárias que tem uma causa da própria necessidade, assim como as causas eficientes, como se provou. Portanto, é necessário afirmar a existência de algo necessário por si mesmo, que não encontra alhures a causa de sua necessidade, mas que é a causa da necessidade para os outros: o que todos chamam Deus.
D) Todas as coisas boas podem se corromper, e não se poderiam corromper se fossem sumamente boas, nem tampouco se não fossem boas. Se fossem absolutamente boas seriam incorruptíveis, e se não houvesse nada de bom nelas, não poderiam se corromper. Portanto, ou a corrupção não prejudica em nada, o que não é admissível, ou todas as coisas que se corrompem são provadas de algum bem; quanto a isso não há dúvidas. Mas se fossem privadas de todo bem, deixariam completamente de existir. Portanto, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e o Mal não é uma substância, pois se fosse uma substância seria um bem.
E) Efetivamente, ninguém que entenda o que são o fogo e a água pode pensar realmente que o fogo seja água; de uma certa maneira pode pensá-lo, mas somente segundo as palavras. Igualmente, ninguém que sabe o que é Deus pode pensar que Deus não exista, mesmo pronunciando essas palavras em seu coração, ou como palavras sem significado, ou segundo um significado impróprio. Quem, portanto, entende como é Deus não pode pensar que não exista.

21) No período do Renascimento, que abrange os séculos XV a XVI, desenvolveu-se no campo da filosofia uma concepção específica de filosofia e um estilo de filosofar que, se rompe com a escolástica medieval, por outro lado, não se confunde inteiramente com a filosofia moderna. O fragmento "O homem é a medida de todas as coisas", atribuído ao sofista Protágoras, é retomado e torna-se um lema do humanismo renascentista. Considerando o exposto, assinale a alternativa que contém os representantes do humanismo renascentista, isto é, que se destacaram por exaltar o homem:
A) Giordano Bruno e Galileu Galilei
B) Pico Della Mirândola e Paracelso
C) Nicolau de Cusa e Giordano Bruno
D) Galilei Galilei e Paracelso.
E) Nicolau de Cusa e Pico Della Mirândola

22) Em As Paixões da Alma (1649), Descartes apresenta sua explicação dualista para a explicação do relacionamento entre o corpo e a alma. Em vista disso, analise as proposições abaixo:
I. Conforme Descartes, a distinção entre a alma e o corpo é sentida imediatamente na experiência do indivíduo, ao passo que, a união substancial é fruto do pensamento e da reflexão.
II. O termo paixões refere-se a todos os fenômenos nos quais a alma padece, ou seja, sofre uma ação vinda do corpo.
III. A ação do corpo sobre a alma é exercida num lugar particular do corpo: a glândula pineal, onde ocorre o contato com os espíritos animais, que são realidades inteiramente corporais..
IV. A diferença entre o corpo de um homem vivo e um homem morto reside no fato de que neste último caso a alma deixa de produzir os movimentos corporais, de "animar" o corpo.
Assinale a alternativa correta:
A) São verdadeiras I, II, III.
B) São verdadeiras I, II.
C) São verdadeiras III, IV.
D) São verdadeiras I, IV.
E) São verdadeiras II e III.

23) Descartes, na sexta parte do Discurso do método, ao apresentar as razões que o levaram a revelar as regras do método e a publicar os ensaios (Dióptrica, Meteóros e Geometria), que são resultados da aplicação do método, coloca entre as mais importantes razões a das regras do método conduzirem " [...] a conhecimentos que sejam muito úteis à vida, e que, em vez dessa filosofia especulativa que se ensina nas escolas, se pode encontrar uma outra prática, pela qual conhecendo a força e as ações do fogo, da água, do ar, dos astros, dos céus e de todos os outros corpos que nos cercam, tão distintamente como conhecemos os diversos misteres de nossos artífices, poderíamos empregá-los da mesma maneira em todos os usos para os quais são próprios, e assim nos tornar como que senhores e possuidores da natureza".
Em vista disso assinale a alternativa incorreta.
A) A proposta de Descartes consiste em cultivar a techne em detrimento da episteme.
B) Na medida em que se concentra no projeto de melhorar as condições da vida humana através do conhecimento, a visão de Descartes sobre o conhecimento é antropocêntrica e, por isso, valorativa.
C) A descoberta das leis da natureza é o que permitirá a intervenção humana e o controle sobre os mecanismos causais do mundo natural.
D) Podemos dizer que a pretensão de Descartes promover uma ciência voltada para a utilidade humana coincide com aquela manifestada por Bacon no livro Novum Organon.
E) Apesar dos esforços de Bacon e Descartes, quem irá conseguir desenvolver o método da nova ciência será Galileu e Newton.

24) Na ética kantiana, dois conceitos aparentemente antagônicos, encontram-se engenhosamente articulados: o de liberdade e o de dever. Com base em seus conhecimentos sobre a teoria de Kant, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa incorreta:
A) Enquanto ser sensível o homem é um ser determinado, conforme Kant, mas enquanto ser inteligível é absolutamente livre.
B) Se pago minhas dívidas com o objetivo de obter mais crédito, ou se evito mentir para que sempre acreditem em mim, nesses casos, para Kant, não ajo moralmente.
C) Conforme Kant, a liberdade consiste na ausência de determinações coercitivas estranhas, inclusive as de alguma lei. A obediência à lei, mesmo àquelas que prescrevemos, significa já a perda de liberdade.
D) O dever é a necessidade de realizar uma ação unicamente por respeito à lei moral.
E) O dever consiste na obediência a uma lei que se impõe universalmente a todos os seres racionais.

25) No Contrato Social (1757), Rousseau discute o fundamento legítimo da sociedade política e examina as condições e os limites em que opera o poder soberano. Na parte em que discute e rejeita a tese do direito do mais forte Rousseau se refere particularmente à ideia de qual pensador?
A) John Locke
B) Santo Agostinho
C) Friedrich Nietzsche
D) Thomas Hobbes
E) Tomazzo Campanela

26) A respeito da revolução científica do século VII, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) A observação das luas de Júpiter, das manchas solares, da superfície lunar, etc. através do telescópio, por Galileu, representavam anomalias desde a perspectiva da cosmologia em vigor.
( ) O modelo cosmológico que vigorava era o modelo aristotélico-copernicano.
( ) A resistência por parte dos intelectuais da época em relação às observações astronômicas de Galileu bem como, à teoria de Copérnico não pode ser considerada racional, mas expressão do apego dogmático ao sistema de crenças que vigorava.
( ) Para os Escolásticos, os princípios metafísicos estabelecidos racionalmente por Aristóteles tinham preferência sobre iniciativas que buscassem acima de tudo salvar os fenômenos.
Assinale a alternativa correta:
A) V, F, F, V.
B) F, V, V, F.
C) V, V, F, F.
D) F, F, V, V.
E) V, V, V, F.

27) Considere o seguinte raciocínio proposto por Hume: "toda ideia real se baseia em uma impressão determinada. Se alguma impressão dá origem à ideia do eu, essa impressão deve manter-se invariavelmente a mesma, durante todo o curso de nossas vidas. Mas não há nenhuma impressão constante e invariável" (Tratado Sobre a Natureza Humana, I, seção vi).
Assinale a alternativa que contém a conclusão encaminhada por Hume através desse raciocínio.
A) A consciência de si é algo claro e distinto.
B) A ideia de eu simplesmente não existe.
C) A ideia de eu é inata.
D) Podemos ser quem quisermos.
E) É impossível saber quem realmente somos.

28) Em sua conhecida exposição sobre o existencialismo, Sartre esclarece que "o homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível é porque primeiramente é nada. Só depois será, e será tal como a si próprio se fizer". Assinale a alternativa cujos termos caracterizam a condição humana conforme o existencialismo de Sartre.
A) Liberdade, conformidade, esperança.
B) Angústia, desamparo, desespero.
C) Medo, solidão, indiferença.
D) Náusea, tédio, culpa.
E) Liberdade, Fraternidade, igualdade.

29) Considere a seguinte observação: "As ciências humanas partem do escândalo que é o ser humano conhecer a si próprio, misturando as posições de sujeito e objeto. Isso formula sérios problemas, tornando quase impossível a objetividade, que é o critério básico das ciências desde o século XVII. (...) Assim, o mesmo recorte que permite fundar as demais ciências é aquele que as humanas põem em xeque, tematizam, contestam" (RIBEIRO, Renato Janine. Novas Fronteiras entre natureza e cultura. In: O Homem Máquina/org. Adauto Novaes - São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 15-36).
Assinale a alternativa incorreta:
A) Existe uma diferença aguda entre as ciências humanas e as ciências naturais que reside na quase impossibilidade de se manter a exterioridade entre sujeito e objeto.
B) As ciências naturais podem ser caracterizadas pela exterioridade entre sujeito e objeto, Bem como, pela fabricação de efeitos sobre as coisas.
C) A aplicação da abordagem das ciências naturais sobre o homem tende a transformá-lo em sujeito na relação de conhecimento.
D) As ciências humanas caracterizam-se pela não-exterioridade entre sujeito e objeto, assim como pela a ação - sempre passível de reciprocidade - sobre o ser humano.
E) A recusa da separação entre sujeito e objeto pode ser uma maneira de caracterizar a diferença das ciências humanas em relação às ciências naturais.

30) "A identificação, tipicamente moderna, entre sujeito e consciência foi contestada pelos chamados "mestres da suspeita", que refutaram a centralidade explicativa da noção da consciência, vislumbrando nela o reflexo secundário e deformado de um conjunto de forças extraconscienciais". (ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 226).
Assinale a alternativa que corresponde aos referidos "mestres da suspeita":
A) Copérnico, Darwin, Freud.
B) Montagne, Locke, Hume.
C) Hume, Marx, Freud.
D) Schopenhauer, Nietzsche, Freud.
E) Marx, Nietzsche, Freud.

31) O Circulo de Viena consistiu em um grupo de filósofos e cientistas que se reuniram regularmente em Viena no início do século XX. A filosofia ali desenvolvida foi chamada de Empirismo Lógico ou Positivismo Lógico.
Assinale a alternativa que não corresponde aos objetivos e pretensões desse movimento filosófico:
A) Fazer um trabalho de fundamentação das teorias científicas em uma linguagem lógica rigorosa.
B) Discutir questões filosóficas através de uma análise lógica rigorosa que levasse a solução ou dissolução dessas questões tal como formuladas tradicionalmente.
C) Empregar métodos lógicos e rigor científico no tratamento de questões de ética, filosofia da psicologia e ciências sociais, sobretudo, economia e sociologia.
D) Fornecer uma interpretação alternativa para a mecânica quântica.
E) Combater ideias metafísicas e especulativas originárias do idealismo alemão.

32) De acordo com Popper, as teorias científicas são conjecturas lançadas com a finalidade de resolver problemas relativos à compreensão do mundo objetivo. Uma boa teoria deve, inicialmente, ser capaz de poder ser refutada por observações e experimentos. Ela será tanto melhor, quanto mais precisa e abrangente for. Quando uma teoria é bem sucedida nos testes a que foi insistentemente submetida, tal sucesso significa, nos termos de Popper, que a teoria foi... Assinale a alternativa correta:
A) Corroborada
B) Confirmada
C) Comprovada
D) Verificada
E) Falsificada

33) Kuhn foi um teórico da ciência cujas descobertas ajudaram a expor as limitações do tipo de filosofia da ciência praticado pelo positivismo lógico. Por exemplo, suas análises sugeriram que o esforço de formalizar e encontrar regras rígidas para uma teoria científica poderia mesmo ser nocivo ao desenvolvimento do conhecimento. De acordo com a teoria de Kuhn, as fases do desenvolvimento de uma ciência ou disciplina científica são... Assinale a alternativa correta.
A) Problema > conjecturas > testes > corroboração > testes > refutação > problema
B) Revolução > crise > ciência normal > anomalia > paradigma > revolução
C) Pré-ciência > ciência normal > crise > revolução > ciência normal
D) Crise > hipóteses > testes > paradigma > ciência normal
E) Ciência normal > anomalia > revolução > ciência normal

34) Será que uma pessoa pode continuar a viver depois de morrer? Essa é uma questão que, a princípio, é compreendida pela maioria das pessoas. Não obstante, uma análise sobre o significado dos termos em que a questão é formulada pode mostrar que ela simplesmente não faz sentido ou, no máximo, apenas pode ser respondida negativamente. Porquanto, o significado usual do termo morrer é não estar vivo. E o significado do termo viver ou da expressão estar vivo é não estar morto. Esse tipo de análise ou tarefa destinada à filosofia corresponde a qual dos autores abaixo? Assinale a alternativa correta.
A) Whitehead
B) Adorno
C) Camus
D) Wittgenstein
E) Foucault

35) Em relação a Michael Foucault analise as proposições abaixo e assinale a alternativa incorreta:
A) É um defensor da tradição moderna e entende que a filosofia deve oferecer fundamentação teórica para o conhecimento, a ética e a política.
B) O trabalho de Michael Foucault se define mais propriamente como uma história das ideias ou da cultura, como ele mesmo admite, do que vinculado à filosofia em seu sentido estrito ou tradicional.
C) Propõe métodos de trabalho que designou de arqueologia e genealogia, inspirado fortemente em Nietzsche.
D) Suas analises procuraram revelar relações até então inexploradas em saberes como a medicina, a psiquiatria, práticas sociais como o encarceramento.
E) A arqueologia é um método de análise do discurso de um determinado saber ou ciência que consiste na tentativa de explicitar elementos subjacentes a esse saber e ao conjunto de práticas que estabelece.

36) "Entre todas as ciências racionais (a priori) só é possível, por conseguinte, aprender a matemática, mas nunca a filosofia (a não ser historicamente): quanto ao que respeita a razão, apenas se pode, no máximo aprender a filosofar."
Essa afirmação polemica relativa ao aprendizado da filosofia corresponde a qual das alternativas abaixo?
Marque a alternativa correta.
A) Nietzsche
B) Schopenhauer
C) Hegel
D) Schelling
E) Kant

37) Em relação ao ensino de filosofia na educação básica, analise as proposições abaixo:
I. O estudo de textos filosóficos originais com estudantes da educação básica é uma prática inviável devido ao grau de dificuldade que os textos normalmente apresentam.
II. Na medida em que dão uma apresentação sistematizada e sintética das inúmeras concepções que foram defendidas ao longo da história da filosofia, seja agrupando-as em sistemas, seja em períodos históricos, seja dentro das áreas da filosofia, os manuais representam um recurso didático de valor inquestionável.
III. A leitura de alguns trechos ou excertos de textos filosóficos pode ocupar um lugar de destaque no ensino, pois esse contato propicia um efetivo exercício de reflexão filosófica, mediante o contato direto com o pensamento de um determinado autor, conhecendo o interesse que o move na investigação, suas indagações bem como, os argumentos que justificam suas teses;
IV. Levando em conta os objetivos do ensino de filosofia no nível médio, parece ser adequado do ponto de vista didático organizar os conteúdos a partir de problemas ou temas em vez do conhecimento já sistematizado, especialmente, se se pretende construir uma aprendizagem subjetivamente significativa.
Assinale a alternativa correta:
A) I e III são verdadeiras.
B) II e III são verdadeiras.
C) III e IV são verdadeiras.
D) I e IV são verdadeiras.
E) I e II são verdadeiras.

38) Em relação ao Emílio de Rousseau, assinale a alternativa incorreta:
A) O programa pedagógico de Rousseau é: dar à criança, depois o adolescente uma educação negativa, que os proteja o máximo de tempo possível da influência nociva da sociedade.
B) O pequeno Emílio é criado no campo, longe dos homens e dos livros.
C) A criança se formará por sua própria experiência, acompanhada sempre por um preceptor.
D) Cabe ao preceptor sempre aconselhar e reprovar seu pupilo nas ocasiões em que este se comportar mal fazendo uso indevido de sua liberdade.
E) O papel do preceptor é dirigir discretamente as atividades da criança garantindo a formação de seu espírito livre.

39) "E agora pense-se em uma cabeça juvenil, sem muita experiência da vida, em que cinquenta sistemas em palavras e cinquenta críticas desses sistemas são guardados juntos e misturados - que aridez, que selvageria, que escárnio, quando se trata de uma educação para a filosofia! Mas, de fato, todos reconhecem que não se educa para ela, mas para uma prova de filosofia: cujo resultado, sabidamente e de hábito, é que quem sai dessa prova - dessa provação - confessa a si mesmo com um profundo suspiro: graças a Deus que não sou filósofo, mas cristão e cidadão do meu Estado! Mas e se esse suspiro profundo fosse justamente a pretensão do Estado e a "educação para a filosofia" em vez de conduzir a ela, servisse somente para afastar da filosofia?" (NIETZSCHE, Considerações Extemporâneas. in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979).
Em relação à passagem acima, assinale a alternativa incorreta.
A) Por não terem experiência suficiente, os jovens têm dificuldade de gostar da filosofia.
B) O autor expõe os limites à aprendizagem da filosofia dentro do sistema educacional do Estado.
C) O autor lança uma crítica ao modo como a filosofia é ensinada.
D) A filosofia com frequência é ensinada de modo desvinculado da vida concreta.
E) A abordagem dos conteúdos criticada por ele é uma abordagem de tipo sistemático.

40) Analise as afirmações a seguir:
I. A sofistica foi a arte através da qual os aristocratas, membros de famílias nobres, podiam adquirir a areté política.
II. Conforme o diálogo Protágoras, Sócrates não acreditava na possibilidade do ensino da virtude.
III. Sócrates não via valor em ocupar-se das coisas que os sofistas ensinavam.
IV. Os sofistas enfatizavam na vida intelectual, na valorização da inteligência humana, ao passo que Sócrates olhava para o cultivo espiritual, para o cultivo moral.
V. O diálogo socrático era acima de tudo uma técnica de ensino pela qual eram inculcadas as virtudes morais necessárias para a vida na sociedade democrática.
VI. Sócrates não se considerava um mestre e também não concebia sua prática como uma educação dos homens.
Assinale a alternativa correta:
A) São verdadeiros apenas os itens I, III, V.
B) São verdadeiros apenas os itens II, IV, VI.
C) São verdadeiros apenas os itens II, III.
D) São verdadeiros apenas os itens IV, V.
E) São verdadeiros apenas os itens I, IV, V

GABARITO:
11) B
12) E
13) D
14) B
15) A
16) C
17) D
18) A
19) B
20) C
21) E
22) E
23) A
24) C
25) D
26) A
27) B
28) B
29) C
30) E
31) D
32) A
33) C
34) D
35) A
36) E
37) C
38) D
39) A
40) B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - IFSC - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 09:52. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=157