Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (30/Jan) Tempo - dica 49
 
Observe como o tempo, a temporalidade, tem a ver com o seu estudo, seu caminho para a compreensão. Hoje há diversos fenômenos paralelos que podem auxiliar, por complementação e associação, o filosofar.

Por isso, para muitos, estudar menos é aprender mais. Evidentemente, há muitos fatores que devem ser aqui considerados.

Considere como um exemplo o que Sartre escreve em O Ser e o Nada:

"A temporalidade é evidentemente uma estrutura organizada, e esses três pretensos "elementos" do tempo, passado, presente, futuro, não devem ser considerados como uma coleção de "dados" cuja soma deve ser feita _ por exemplo, como uma série infinita de "agora", alguns dos quais ainda não são, outros que não são mais _, mas como momentos estruturados de uma síntese original. Senão encontraremos, em primeiro lugar, este paradoxo: o passado não é mais, o futuro ainda não é, quanto ao presente instantâneo, todos sabem que ele não é tudo, é o limite de uma divisão infinita, como o ponto sem dimensão."
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 08:43. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_estudo.php?id=54