Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (18/Ago) Movimento - dica 47
 
Algumas idéias se movem enquanto são trabalhadas. Algumas têm isso como característica. Elas se deslocam e se modificam enquanto são construídas, passam por reflexões. Este fenômeno encontra parentesco no cinema, no pensamento filosófico em torno de elementos semelhantes aos que encontramos ali. Cada vez mais. Um exemplo é O Mito da Caverna, que se move e se espalha em direções e sentidos quando o consideramos.

Cerca ocasião, Deleuze chamou a atenção para este aspecto dizendo: “Tenho a impressão de que as concepções filosóficas modernas da imaginação não levam em conta o cinema: ou elas crêem no movimento, mas suprimem a imagem, ou elas mantém a imagem, mas suprimem dela o movimento. É curioso que Sartre, em A Imaginação, considere todos os tipos de imagem, exceto a imagem cinematográfica. Merleau-Ponty se interessava pelo cinema, mas para confrontá-lo às condições gerais da percepção e do comportamento”.
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 10:09. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_estudo.php?id=51