Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (11/Dez) Limites da Filosofia - Dica 13
 
Qual a linha que separa a Filosofia da arte, da arquitetura, da ciência, da religiosidade, das emoções?

Quando o estudante aprofunda os estudos filosóficos, é comum que constate o quanto é difícil construir uma linha que delimite campos, áreas, atividades.

Muitas vezes, ao separarmos a Filosofia da arquitetura, por exemplo, acabamos eliminando e restringindo conceitos de tal maneira que inviabilizamos o andamento filosófico da pesquisa.

Ainda que pareça razoável, mais de uma vez recomendável, delimitar os ambientes da pesquisa, pode ser importante considerarmos a possibilidade do trabalho ser realizado sem a ocupação prévia com os limites.

É freqüente que o próprio desenvolvimento do estudo, ao focar determinados aspectos de um campo, deixe campos fora dos temas principais. Ou seja, o próprio desenvolvimento da pesquisa traça limites, definições, conceitos; não é uma regra e nem sempre isso é suficiente ou o caminho que se apresenta.
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 04:49. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_estudo.php?id=16