Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (18/Set) Textos antigos para os dias atuais - Dica 10
 
É possível usarmos textos antigos para reflexões do que acontece nos nossos dias, mas isso requer cuidados na transposição do material.

Por exemplo: se vamos falar de educação e utilizamos os textos que Platão coloca na República, é importante considerarmos primeiro que na Grécia antiga a educação tinha como objetivo orientar os jovens para as funções na cidade-estado. É oportuno colocarmos primeiro o escrito em seu ambiente, sua prerrogativa, sua tentativa de questionar e de responder, seus endereços existenciais, entre outros fatores.

A partir dali, e admitindo as diferenças, passamos a tratar do que pode ser atualizado, ilustrado, exemplificado, quais as lições possíveis para os nossos dias.

A tarefa não costuma ser simples e freqüentemente as citações apressadas podem conduzir a graves enganos de interpretação sobre a intenção do autor.
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 12:22. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_estudo.php?id=13