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Dicionário de Filosofia
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Contiguidade | |
Uma das formas de associação de ideias, em que os pensamentos se relacionam com o estado daquilo que é contínuo, com a proximidade imediata, através do contato ou da vizinhança com a ideia em destaque. A Contiguidade como relação à ideias próximas já era conhecidas por Aristóteles e foi desenvolvida por outros filósofos posteriores.
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Contraposição | |
Uma das formas da conversão das proposições, que consiste em negar o contrário da proposição convertida de forma tal que, por exemplo, a partir de "todo homem é animal", se conclua que todo não-animal é não-homem". |
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Contrariedade | |
Para Aristóteles a Contrariedade é uma das quatro formas da oposição, mais precisamente a que ocorre entre os termos que, dentro do mesmo gênero, distam maximamente entre si. Estão em oposição contrária o verdadeiro e o falso, o bem e o mal, o calor e o frio, etc. Aristóteles observa que os contrários se excluem absolutamente, que não existe entre eles noção intermediária e que ao menos um deles deve pertencer ao objeto: por exemplo, não há termo intermediário entre doença e saúde, porque o organismo animal deve estar necessariamente sadio ou doente. |
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Contratualismo | |
Doutrina que reconhece como origem ou fundamento do Estado (ou, em geral, da comunidade civil) uma convenção ou estipulação (contrato) entre seus membros. Hobbes e Spinoza puseram a doutrina do contrato a serviço da defesa do poder absoluto. Assim Hobbes enunciava a fórmula básica do contrato: Transmito meu direito de governar-me a este homem ou a esta assembleia, contanto que tu cedas o teu direito da mesma maneira. |
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Convencionalismo | |
Qualquer doutrina segundo a qual a verdade de algumas proposições válidas em um ou mais campos se deva ao acordo comum ou ao entendimento (tácito ou expresso) daqueles que utilizam essas proposições. |
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Convicção | |
Termo de origem jurídica, que designa um conjunto de provas suficientes para convencer o réu, isto é, para fazê-lo reconhecer-se como tal. No uso comum, esse termo significa uma crença que tem suficiente base objetiva para ser admitida por qualquer pessoa. Nesse sentido, é definida por Kant: Quando uma crença é válida para todos, seu fundamento, desde que dotado de razão, é objetivamente suficiente e ela se chama Convicção. |
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Coragem | |
Uma das quatro virtudes enumeradas por Platão e uma das virtudes éticas de Aristóteles. Platão define-a como a opinião reta e conforme à lei sobre o que se deve e sobre o que não se deve temer. Aristóteles define-a como o justo meio entre o medo e a temeridade. Mas como virtude que constitui a firmeza de propósitos, a Coragem é, de certo modo, privilegiada e considerada uma das virtudes principais. Foi o que fez Aristóteles. Cícero afirmava: Virtude deriva de vir (homem), sendo a coragem sobretudo viril, ou seja, própria do homem; seus principais atributos são dois: desprezo pela morte e desprezo pela dor. |
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Corolário | |
O que se deduz de uma demonstração precedente, como uma espécie de acréscimo ou ganho extraordinário; também pode ser uma espécie de proposição intermediária entre o teorema e o problema. |
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Corpo | |
Objeto natural em geral, qualquer objeto possível da ciência
natural. Como já notava Aristóteles, tudo o que pertence à natureza é constituído por Corpo e grandezas, por coisas que têm Corpo e grandeza ou por princípios das coisas que os têm. A definição mais antiga e famosa de Corpo é a dada pelo próprio Aristóteles: Corpo é o que tem extensão em qualquer direção; e que é divisível em qualquer direção. Por qualquer direção, Aristóteles entende altura, largura e profundidade: o Corpo que possui essas três dimensões é perfeito na ordem das grandezas. |
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Corporeidade | |
Segundo a tradição agostiniana da Escolástica, é a realidade que o corpo possui como corpo orgânico, independentemente de sua união com a alma, e que o predispõe a tal união. Essa é a definição dada por Duns Scot. Trata-se de uma noção característica do agostinismo e usada na polêmica contra o aristotelismo, para o qual o corpo, como matéria, é potência e portanto não tem substancialidade ou forma. |
Como referenciar: "Dicionário - C" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 12:28. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=C&pg=5