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Dicionário de Filosofia
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Conhecimento | |
O conhecimento humano é a verdade acessível ao homem, e esta verdade é relativa, finita e limitada. Existe uma realidade absoluta, mas acesso direto a esta realidade ou percepção direta dela é impossível. O conhecimento da realidade é relativo e limitado ao conhecimento dos vários efeitos produzidos por esta realidade absoluta.
É um termo que designa, em filosofia, o processo pelo qual o sujeito apreende um objeto. O conhecimento sensível nos é dado por meio dos sentidos já o inteligível depende do uso da razão e tem como objeto tipos gerais, e não individuais e concretos. |
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Conjectura | |
Segundo Platão, o menor grau de conhecimento sensível, aquele que tem por objeto as sombras e as imagens das coisas, assim como a opinião, no mesmo grau sensível, tem por objetos as próprias coisas. Nicolau de Cusa retomou essa palavra para indicar a natureza de todo o conhecimento humano, que, como Conjectura, seria um conhecimento por alteridade, isto é, que remete ao que é outro, à verdade como tal, e só por essa razão está em relação com a verdade e dela participa. |
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Conjunção | |
Na Lógica escolástica, é uma proposição hipotética formada de duas categorias unidas pelo sinal "et". Na Lógica contemporânea, é uma proposição molecular formada por duas ou mais proposições atômicas, unidas pelo sinal "v" ou "." ("p . q"). Em ambas as Lógicas, a condição necessária e suficiente para a verdade de uma Conjunção é que ambas as proposições componentes sejam verdadeiras. |
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Conjunto | |
Georg Cantor, fundador da teoria do conjunto, definiu o Conjunto como coleção, em um todo único, de objetos definidos e distintos que se oferecem a nossa intuição ou a nosso pensamento: objetos que são denominados elementos do Conjunto. |
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Consciência | |
A possibilidade de dar atenção aos próprios modos de ser e às próprias ações, bem como de exprimi-los com a linguagem. |
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Constitutivo | |
Kant empregou esse termo para designar o que condiciona a realidade dos objetos fenomênicos. As intuições puras (espaço e tempo) e as categorias são constitutivas, nesse sentido, porque condicionam todos os objetos possíveis de experiência. |
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Construcionismo | |
Produção e uso de constructos. |
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Constructo | |
Constructo ou construção lógica é termo usado frequentemente por escritores anglo-saxônicos para indicar entidades cuja existência se julga confirmada pela confirmação das hipóteses ou dos sistemas linguísticos em que se encontram, mas que nunca é observável ou inferida diretamente de fatos observáveis. |
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Consubstanciação | |
Interpretação do sacramento do altar, segundo a qual a substância do pão e do vinho se une à do corpo e do sangue de Cristo, como sujeito de seus acidentes. Essa doutrina, sempre combatida pela Igreja, foi defendida no início do século XIV por Ockham, nos dois escritos intitulados Desacramento altarise Decorpore Christi; era aceita por Lutero. |
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Contextualismo | |
Corrente do pragmatismo que acentua a mobilidade temporal dos eventos e os considera em estreita relação com os outros eventos que pertencem ao mesmo contexto. |
Como referenciar: "Dicionário - C" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 04/07/2025 às 06:10. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=C&pg=4