Você está em Ajuda > Outras áreas

Filosofia e outras áreas

    (22/Jun) Buscai a verdade e a verdade vos libertará
 
Desde jovem tenho uma admiração muito grande como também uma expectativa por esta frase, da bíblia: buscai a verdade e a verdade vos libertará. Quando o homem foi à lua fiz minha 1ª reflexão a cerca desta frase, ou seja, estava alí a verdade, o homem agora sabe o que é a lua, e não mais ficará tocando serenata nas noites frias para sua namorada. Acabou-se o encanto, a lua não era mais magia! Lembro de um ensinamento de meu mestre Evilásio Volpato quando dos meus questionamentos sobre a vida, me questionava: porque os índios adoravam o trovão, o relâmpago, não era o Deus deles? E porque então não adoramos o trovão? Já sabemos que é um fenômeno da natureza, ou seja, essa verdade nos tirou da ignorância, nos libertou.
Digo isso para falar de uma pesquisa que li na revista veja de 6 de maio/2009, na pg. 134 onde fala da descoberta da estrutura do DNA e o mapeamento completo do genoma humano, que abriram um campo sem precedentes para entender as origens biológicas da personalidade. Foram identificados diversos genes cuja ação pode influenciar o comportamento humano. Por exemplo: OS INFIÉIS, homens portadores dos genes AVPR1A tendem a trair as parceiras. GULOSOS: Quem tem uma versão específica do gene APOAZ, geralmente consome mais calorias do que a média das pessoas. VICIADOS: A dependência de substâncias químicas, como álcool e drogas, está associada a alterações no gene DRDA. VIOLENTOS: a probabilidade de uma pessoa desenvolver temperamento agressivo ou cometer um crime é maior se ela tiver uma mutação do gene DAOA, relacionado à sensação do bem estar. DEPRESSIVOS: quem apresenta variações nos genes 5-HTTLPR e TPH2 é mais suscetível à depressão porque tem problemas para processar a serotonima, o neurotransmissor da felicidade. ABSTÊMIOS: quem apresenta variações nos genes ADH2 e ALDH2 costuma se sentir mal ao ingerir álcool e tende a evitar o seu consumo. Essa variantes influem no metabolismo das bebidas.
Isso me fez refletir mais uma vez, porém agora com mais seriedade, porque o que estava escrito ali na minha frente, era muito sério. Inclusive a geneticista termina o texto fazendo a seguinte reflexão:é possível que de agora em diante, tenhamos de ser mais tolerantes com quem teima em ver apenas o lado negativo do mundo. Afinal, essa atitude ? em parte ? está nos genes.
Mais uma vez aí está a verdade e essa verdade está aí para nos libertar, mas libertar de que, penso eu! Estamos nós a mercê dos nossos genes?O que nos ensinaram até hoje? Como ficam as religiões diante de tamanha informação? Enlouquecerão? continuarão mentindo?
Uma coisa é certa, a ciência ainda vai explicar tudinho para homem, de onde veio, o que faz aqui e para onde vai, e só assim veremos quanta ignorância passamos na vida, por não saber, por não ter o conhecimento ou por não acreditar que a vida é pura ciência, e Deus, o Maior Cientista, o Criador do mundo.

Colaboração de Narbal Teixeira da Rosa
Administrador e Pós-graduando em Filosofia Clínica
Criciúma/SC

Responsável - Rosemiro A. Sefstrom
     

 
 
Como referenciar: "Buscai a verdade e a verdade vos libertará" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/10/2019 às 07:13. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_areas.php?id=31