Euclides de Megara (435 - 365 a.C.)
O filósofo Euclides é o fundador da Escola de Megara, sua filosofia está a meio caminho entre as teorias de Sócrates e a dos Eleatas. Para Euclides o Bem é identificado com o Uno que tem a característica de ser idêntico e igual a si mesmo. O não ser não existe porque é contrário ao ser. Não existem também todas as coisas que são contrárias ao Bem. Como o ser é uno, não existe também as múltiplas coisas e a mudança constante do devir.
É próprio do Uno e do Bem os atributos da sabedoria e do conhecimento entre outros. Muitos chamam o Bem e o Uno de Deus, mente ou virtude, mesmo aparecendo sobre diversos nomes são em seu fundamento sempre a mesma coisa.
A escola de Megara desenvolveu também a dialética e a disputa de argumentos em debates filosóficos conhecida como erística onde o objetivo é vencer a discussão e não essencialmente descobrir a verdade dos argumentos, técnica igualmente desenvolvida pelos sofistas. A dialética era utilizada para demolir as opiniões infundadas dos antagonistas na discussão e acreditava-se que dessa forma purgava essas opiniões do erro, tendo assim um caráter ético pois livrava essas pessoas do erro e da infelicidade causada pelo erro em que se encontravam.
Para os Megáricos as nossas sensações não servem para fundamentar nosso conhecimento pois as sensações podem nos enganar. O conhecimento deve ter por alicerce somente a razão.