Você está em Pratique > Provas
Provas de concursos e vestibular
(16/Jul) | Prefeitura de Ermo - SC - 2021 - PS Concursos | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - PROFESSOR DE FILOSOFIA
16 – Na reflexão sobre os fundamentos e fins do conhecimento, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F): ( ) A Filosofia investiga os instrumentos do pensar, como a lógica e a metodologia. ( ) A Filosofia distingue e compara as diversas formas de apreensão do real, tais como mito, religião, senso comum, ciência, filosofia etc. ( ) A Filosofia elabora a teoria do conhecimento, indagando sobre as possibilidades e os limites desse conhecimento. Assinale a sequência CORRETA: A) V, V, F B) V, F, V C) V, V, V D) F, V, V E) V, F, F 17 – O PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Humanas e suas Tecnologias aponta competências e habilidades a serem desenvolvidas em Filosofia, EXCETO: A) Ler textos filosóficos de modo significativo. B) Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e não mudar de posição, mesmo em face a argumentos mais consistentes. C) Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais. D) Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. E) Elaborar, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo. 18 – Considerando as aprendizagens a ser garantidas aos jovens no Ensino Médio, a BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas está organizada de modo a tematizar e problematizar algumas categorias da área, fundamentais à formação dos estudantes. São elas: A) Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; e Política e Trabalho. B) Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética e economia. C) Tempo e Espaço; Mudanças e Permanências; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; e Economia. D) Tempo e Espaço; Mudanças e Permanências; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; e Política e Trabalho. E) Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Preservação do meio ambiente, Sociedade, Cultura e Ética; e economia. 19 – Em relação a metodologia para o ensino de filosofia, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F): ( ) Deve considerar igualmente aquilo que é peculiar a ela e o conteúdo específico que estará sendo trabalhado. ( ) A metodologia mais utilizada nas aulas de Filosofia é, de longe, a aula expositiva, muitas vezes com o apoio do debate ou de trabalhos em grupo. ( ) A grande maioria dos professores adota os livros didáticos (manuais) ou compõe apostilas com formato semelhante ao do livro didático. ( ) Muitas vezes, o trabalho limita-se à interpretação e à contextualização de fragmentos de alguns filósofos ou ao debate sobre temas atuais, confrontando-os com pequenos textos filosóficos ( ) A metodologia mais empregada no ensino de Filosofia destoa da concepção de ensino de Filosofia que se pretende Assinale a sequência CORRETA: A) V, V, F, V, V B) V, F, V, V, F C) F, V, V, V, V D) F, F, V, V, F E) V, V, V, V, V 20 – Em relação as competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio, analise os itens: I. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. II. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. III. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. IV. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. Assinale a alternativa CORRETA: A) Apenas os itens I e III estão corretos. B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos. C) Apenas os itens III e IV estão corretos. D) Todos os itens estão corretos. E) Apenas os itens I e IV estão corretos. GABARITO: 16C 17B 18A 19E 20D |
||||
Como referenciar: "Provas - Prefeitura de Ermo - SC - 2021 - PS Concursos" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 18:08. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=275