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Filme da semana
(21/Out) | Querido Frankie | |||
Sinopse
Querido Frankie mergulha nas relações familiares A roteirista escocesa Andréa Gibb mostra todo seu talento com Querido Frankie, um filme belíssimo que - como After Life, sua obra que fez sucesso no Festival de Cinema de Edimburgo - traz personagens que enfrentam situações duras em seu cotidiano e então, de repente, precisam encarar uma dificuldade que eles próprios criaram. O filme convence também por seus aspectos geográficos e navais. Emily Mortimer e Jack McElhone são mãe e filho vivendo na cidade portuária de Greenock, para onde fugiram para escapar das garras do ex-marido dela. O garoto, Frank, é surdo e mal consegue falar, mas não nasceu assim. Foi “um presente de papai” como diz a mãe, Lizzie. Mas ele é um menino muito inteligente e cheio de vida. Frankie não tem conhecimento dos temores de sua mãe. Tudo o que ele gostaria é que ela e ele pudessem se fixar em algum lugar por mais tempo. O filme é repleto de pequenos momentos de ternura, insight e sabedoria, como, por exemplo, quando Lizzie diz que pensou que Frankie desistiria de escrever para seu pai, mas que ficou feliz por ele não tê-lo feito. “É a única maneira que tenho de ouvir sua voz”, diz ela. Fonte da Sinopse: http://www.acafic.com.br/ Qual o papel da verdade na filosofia e na clínica filosófica? Cabe ao filósofo clínico conceituar o que é verdade? Estas e outras questões são tratadas neste filme. O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, qual o portador da verdade. Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade. Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagens formais. Há ainda o problema epistemológico do conhecimento da verdade. O modo como sabemos que estamos com dor de dente é diferente do modo como sabemos que o livro está sobre a mesa. A dor de dente é subjetiva, talvez determinada pela introspecção. O fato do livro estar sobre a mesa é objetivo, determinado pela percepção, por observações que podem ser partilhadas com outras pessoas, por raciocínios e cálculos. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas. Ficha Técnica Título Original: Dear Frankie Gênero: Drama Tempo de Duração: 102 minutos Ano de Lançamento (Inglaterra): 2004 Site Oficial: www.miramax.com/dearfrankie Estúdio: Pathé Pictures Ltd. / Scorpio Films Ltd. / Sigma Films Ltd. / Scottish Scren / UK Film Council Distribuição: Miramax Films / Buena Vista International Direção: Shona Auerbach Roteiro: Andrea Gibb Produção: Caroline Wood Música: Alex Heffes Fotografia: Shona Auerbach Desenho de Produção: Jennifer Kernke Direção de Arte: Margaret Horspool Figurino: Carole K. Millar Edição: Oral Norrie Ottey Efeitos Especiais: Capital FX Referências: http://www.adorocinema.com/filmes/querido-frankie/querido-frankie.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade |
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Como referenciar: "Querido Frankie - Filme da semana" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 20:57. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_filme.php?id=25