Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (27/Dez) Utilidade do estudo - dica 40
 
Compreender o estudo da Filosofia via utilidade é uma possibilidade que leva a resultados complexos, muitas vezes. Alguns filósofos se indagam sobre se realmente existe uma utilidade.

Se tentarmos mensurar esta utilidade como quem analisa o valor e os desdobramentos de um prédio repleto de escritórios, provavelmente encontraremos problemas que levarão a questão para outros âmbitos. Há conhecimentos e ideias que não se misturam às medidas e ao peso, por exemplo, de um tijolo.

De modo geral, a utilidade do estudo filosófico aparece ao longo da vida, misturado, adaptado, modificado, articulado em decisões, em alternativas, em preceitos e em experiências. Isso não significa estar melhor subjetivamente, de modo hedonista, no mundo.

A Filosofia se torna mais visível em sua forma estética, ética, filosófica propriamente, entre outras, e menos visível quando falamos em utilidade. Esta, curiosamente, é mais uma de suas utilidades prováveis.
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 17:18. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_estudo.php?id=44