Filosofia para crianças
|
Texto sobre textos |
|
Texto sobre textos:
No curso de Filosofia é fundamental a leitura de muitos textos, procuramos ler as obras dos principais filósofos dos quatro grandes períodos Históricos: Antigo, Medieval, Modernos e Contemporâneos.
Desta maneira nos habituamos à leitura dos textos e consideramo-los importantes enriquecedores do conhecimento.
Ao lecionarmos Filosofia para Crianças nos preocupamos em instigá-las à leitura e buscamos textos filosóficos compatíveis com a faixa etária do leitor.
Não seria condizente trazermos textos originais dos filósofos às crianças, ainda que algumas possuam um vasto vocabulário e poder de interpretação.
Os textos de filosofia para crianças são difíceis de serem encontrados nas livrarias e de certo modo isto é um fator positivo do ponto de vista da Filosofia porque mantém a liberdade cognitiva e criativa do professor em desafio para compor o conteúdo de ensinar dia-a-dia.
Contudo existem outros objetos de leitura que não são textos; por exemplo a leitura de fatos e de mundo.
A sociedade brasileira tem aprendido a valorizar as possibilidades de leitura que somente os seres humanos realizam, independente da capacidade de memorização de textos; ou seja, tem se dado importância ao nível de atenção, observação, posicionamento próprio e intervenção das pessoas que aprendem nas circunstâncias.
Por isso, o papel do professor é ser instigador, é preciso provocar ações e reações.
|
|
|
|
|
|
Como referenciar: "Texto sobre textos" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 03:31. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_criancas.php?id=15