Você está em Ajuda > Outras áreas

Filosofia e outras áreas

    (18/Nov) Filosofia da Mente
 
Já temos trabalhado diversas interseções existentes entre a filosofia e as mais diveresas áreas. Nesta semana veremos o que é a Filosofia da Mente, com o que se preocupa, quais são s questões sobre as quais se debruça. Começamos diferenciar a filosofia da mente de qualquer estudo empírico acerca da estrutura cerebral, pois por mais que tenhamos conhecimento de tudo que diz respeito ao cérebro, ainda nos faltará conhecer a mente. A mente é seria a nossa alma, com as características da imortalidade e imaterialidade. Esta questão surgiu com Descartes que propôs o problema da divisão entre corpo e mente, que hoje,com a neurociência ganha novo fôlego. A filosofia mente se preocupa em responder questões que dizem respeito a:
- O que distingue a mente de outros objetos que estão no universo?
- Qual a natureza do pensamento?
- Será o pensamento algo imortal e eterno?
- Serão mente e cérebro uma só e mesma coisa? Será distinção entre espírito e matéria apenas uma ilusão produzida pela nossa linguagem ou pela nossa cultura?
Como suas questões não tem fundo positivo, no sentido positivista do termo. Também não são de caráter empírico, cabe à filosofia o estudo destas questões, elaborar métodos e propor questionamentos que encaminhem o homem no entendimento dos fenômenos mentais.

Responsável - Rosemiro A. Sefstrom
     

 
 
Como referenciar: "Filosofia da Mente" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 15:17. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_areas.php?id=20