Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(07/Mar) Campo Grande - MS - MSCONCURSOS - 2022
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.

33. Qual movimento deflagrado na passagem da Idade Média para a Moderna, cuja valorização das ações humanas abriram um diálogo com a burguesia que financiava muitos artistas e cientistas entre os séculos XIV e XVI, tinha o Hedonismo como aspecto fundamental colocando o individualismo em voga?
a) Iluminismo.
b) Renascimento.
c) Positivismo.
d) Epicurismo.
e) Romantismo.

34. Supervalorização das emoções pessoais com destaque para a melancolia, valorização das sensações do ser humano e da liberdade de pensamento, foco no indivíduo que passa a ser o centro das atenções, desejo de evasão para escapar da realidade como ela se apresenta criando um mundo idealizado, oposição ao modelo clássico, nacionalismo, retorno ao passado, são características do:
a) Positivismo.
b) Renascimento.
c) Iluminismo.
d) Romantismo.
e) Ceticismo.

35. Contra a possibilidade de uma linguagem privada, de uma linguagem que somente possa ser entendida pelo indivíduo ou pela consciência individual que a domina, está na fragilidade de fundamentar a existência de regras privadas a que esteja tal linguagem submetida, é o ponto central da argumentação de:
a) Marx.
b) Freud.
c) Wittgenstein.
d) Nietzsche.
e) Cortella.

36. Segundo esse filósofo, em Crepúsculo dos Ídolos (1889), certos tipos de crenças como a causalidade, teriam como origem justamente a própria noção de sujeito, onde estaria fundamentada a nossa própria visão de mundo e de realidade. Quem é o filosofo de que se trata texto?
a) Freud.
b) Marx.
c) Wittgenstein.
d) Kant.
e) Nietzsche.

37. Para Aristóteles, ela se faz pela via ontológica, transcende a materialidade e os graus do conhecimento relacionados à vivência material do mundo. De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta.
a) Physis.
b) Metafísica.
c) Epistemologia.
d) Teoria do Conhecimento.
e) Lógica.

38. Requer ajuda de conceitos e equações que exigem explicação e estudo adequados e não pode ser entendida por alguém que não pertença ao fluxo científico. Isto é:
a) Explicação Científica.
b) Metafísica.
c) Explicação Filosófica.
d) Linguagem Técnica.
e) Linguagem Contemporânea.

39. Nesse cálculo, o agente moral deve visar, como finalidade, a uma ação moral que beneficie o maior número de pessoas da melhor maneira e, caso seja necessário, prejudicar alguém em detrimento da maioria, que os prejuízos sejam os menores possíveis.
O texto refere-se ao:
a) Cálculo Especulativo.
b) Cálculo Reversível.
c) Cálculo Intencional.
d) Cálculo Progressivo.
e) Cálculo Utilitário.

40. O não oculto, o não dissimulado e, como tal verdadeiro, é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é, o falso, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece, entendida por Platão como contrária ao conhecimento epistêmico, verdadeiro, devido ao fato de expressar particularidades ligadas às percepções que podem ser errôneas ou a passionalidade dos sujeitos, fazem referência, respectivamente, a:
a) Aletheia, Doxa e Pseudos.
b) Pseudos e Aletheia.
c) Aletheia, Pseudos e Doxa.
d) Doxa, Pseudos e Aletheia.
e) Aletheia, Doxa e Aletheia.

GABARITO:
33 B
34 D
35 C
36 E
37 B
38 A
39 E
40 C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Campo Grande - MS - MSCONCURSOS - 2022" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 08:00. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=295