Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(16/Jul) Prefeitura de Ermo - SC - 2021 - PS Concursos
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - PROFESSOR DE FILOSOFIA

16 – Na reflexão sobre os fundamentos e fins do conhecimento, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) A Filosofia investiga os instrumentos do pensar, como a lógica e a metodologia.
( ) A Filosofia distingue e compara as diversas formas de apreensão do real, tais como mito, religião, senso comum, ciência, filosofia etc.
( ) A Filosofia elabora a teoria do conhecimento, indagando sobre as possibilidades e os limites desse conhecimento.
Assinale a sequência CORRETA:
A) V, V, F
B) V, F, V
C) V, V, V
D) F, V, V
E) V, F, F

17 – O PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Humanas e suas Tecnologias aponta competências e habilidades a serem desenvolvidas em Filosofia, EXCETO:
A) Ler textos filosóficos de modo significativo.
B) Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e não mudar de posição, mesmo em face a argumentos mais consistentes.
C) Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
D) Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
E) Elaborar, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo.

18 – Considerando as aprendizagens a ser garantidas aos jovens no Ensino Médio, a BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas está organizada de modo a tematizar e problematizar algumas categorias da área, fundamentais à formação dos estudantes. São elas:
A) Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; e Política e Trabalho.
B) Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética e economia.
C) Tempo e Espaço; Mudanças e Permanências; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; e Economia.
D) Tempo e Espaço; Mudanças e Permanências; Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética; e Política e Trabalho.
E) Tempo e Espaço; Territórios e Fronteiras; Indivíduo, Preservação do meio ambiente, Sociedade, Cultura e Ética; e economia.

19 – Em relação a metodologia para o ensino de filosofia, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) Deve considerar igualmente aquilo que é peculiar a ela e o conteúdo específico que estará sendo trabalhado.
( ) A metodologia mais utilizada nas aulas de Filosofia é, de longe, a aula expositiva, muitas vezes com o apoio do debate ou de trabalhos em grupo.
( ) A grande maioria dos professores adota os livros didáticos (manuais) ou compõe apostilas com formato semelhante ao do livro didático.
( ) Muitas vezes, o trabalho limita-se à interpretação e à contextualização de fragmentos de alguns filósofos ou ao debate sobre temas atuais, confrontando-os com pequenos textos filosóficos
( ) A metodologia mais empregada no ensino de Filosofia destoa da concepção de ensino de Filosofia que se pretende
Assinale a sequência CORRETA:
A) V, V, F, V, V
B) V, F, V, V, F
C) F, V, V, V, V
D) F, F, V, V, F
E) V, V, V, V, V

20 – Em relação as competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio, analise os itens:
I. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
II. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
III. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
IV. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Apenas os itens I e III estão corretos.
B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
C) Apenas os itens III e IV estão corretos.
D) Todos os itens estão corretos.
E) Apenas os itens I e IV estão corretos.

GABARITO:
16C
17B
18A
19E
20D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Prefeitura de Ermo - SC - 2021 - PS Concursos" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 16:15. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=275