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(21/Out) Rio do Sul - SC - Excelência - 2019
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11) Sobre o que é filosofia analise os contextos abaixo:
[1] A filosofia consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. [2] É um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa "amor ao conhecimento"
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o primeiro contexto está correto.
b) Apenas o segundo contexto está correto.
c) Os dois contextos estão corretos.
d) Nenhuma das alternativas.

12)Sobre as características do pensamento filosófico: radical, rigorosa e conjunto relacione as colunas a seguir:
1- Radical:
2- Rigorosa:
3- De conjunto:
( ) Em terceiro lugar, o problema não pode ser examinado de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido. É neste ponto que a filosofia se distingue da Ciência de um modo mais marcante. Com efeito, ao contrário da Ciência, a filosofia não tem objeto determinado; ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemático; seu campo de ação é o problema, esteja onde estiver. Melhor dizendo, seu campo de ação é o problema enquanto não se sabe ainda onde ele está; por isso se diz que a filosofia é busca.
( ) Em primeiro lugar, exige-se que o problema seja colocado em termos radicais, entendida a palavra radical no seu sentido mais próprio e imediato. Quer dizer, é preciso que se vá até as raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.
( ) Em segundo lugar e como que para garantir à primeira exigência, deve-se proceder com rigor, ou seja, sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) 3-1-2.
b) 2-3-1.
c) 1-3-2.
d) Nenhuma das alternativas.

13) Sobre o senso comum analise as afirmativas abaixo?
I- Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
II- O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) I e II.
d) Nenhuma das alternativas.

14)Leia os contextos abaixo:
[1] Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos gregos e o principal representante da terceira fase da história da filosofia grega "a fase sistemática". Escreveu uma série de obras que falavam sobre política, ética, moral e outro campos de conhecimento e foi professor de Alexandre, o Grande (356 a.C-323 a.C.) [2] A filosofia de Aristóteles abrange a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética) e do Estado (Política).
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o primeiro contexto está correto.
b) Apenas o segundo contexto está correto.
c) Os dois contextos estão corretos.
d) Nenhuma das alternativas.

15) Aristóteles, sugere as quatro causas para a existência das coisas, assinale a alternativa que refere-se a causa eficiente:
a) indica do que é feita a coisa.
b) indica qual a forma da coisa.
c) indica o que dá origem à coisa.
d) Nenhuma das alternativas.

16) Para Platão, existem três tipos de caráter que moldam as almas das pessoas. Cada tipo, em sua teoria política, deveria ocupar o seu respectivo cargo na sociedade, a fim de formar uma organização perfeita da pólis. Com base nessa informação assinale a alternativa que refere-se ao caráter concuspiscível:
a) mais ligado à liberdade e aos desejos, é o caráter de pessoas mais afeitas ao trabalho manual e artesanal.
b) por serem dominadas por impulsos de raiva, essas pessoas estariam aptas ao serviço militar.
c) esse tipo de caráter estaria, para Platão, mais próximo da racionalidade e, concomitantemente, da justiça, o que conferiria às pessoas que o têm a capacidade de governar, ou seja, de atuar na política.
d) Nenhuma das alternativas.

17) Leia os contextos abaixo:
[1] Juízo de fato ou juízo de realidade é a avaliação feita a partir das ideias criadas de experiências vividas, referente às coisas como elas são de modo objetivo. [2] O juízo de fato é a tentativa do ser humano de dar um significado à realidade, de acordo com o modo como ele a percebe, e de uma forma menos concreta e mais "romantizada".
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o primeiro contexto está correto.
b) Apenas o segundo contexto está correto.
c) Os dois contextos estão corretos.
d) Nenhuma das alternativas.

18) Sobre o juízo de valor analise as afirmativas abaixo:
I- Juízo de valor é um julgamento feito a partir de percepções individuais, tendo como base fatores culturais, sentimentais, ideologias e pré-conceitos pessoais, normalmente relacionados aos valores morais.
II- Um juízo de valor pode ser interpretado a partir de um ponto de vista pejorativo, quando significa que determinada avaliação ou juízo foi feito tendo como base os valores pessoais de determinado indivíduo, sem com que fosse seguido um pensamento imparcial, racional e objetivo sobre o acontecimento.
III- No entanto, o juízo de valor, no âmbito jurídico, também pode ser entendido como uma qualidade positiva, desde que o julgamento seja feito tendo como princípio um conjunto de valores universais, de cunho moral e ético.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) I, II e III.
d) Nenhuma das alternativas.

19) A principal diferença entre o senso moral e a consciência moral está na dúvida.Com base nessa afirmação analise os contextos abaixo:
[1] Enquanto o senso moral é o sentimento e a ação imediata em resposta as emoções desencadeadas pelos valores morais, a consciência moral está relacionada com a ponderação sobre quais decisões a pessoa deve tomar, em relação ao comportamento de si próprio e de outras pessoas. [2] A consciência moral exige que o indivíduo seja o responsável pelos seus atos, assumindo totalmente as consequências de suas atitudes.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o primeiro contexto está correto.
b) Apenas o segundo contexto está correto.
c) Os dois contextos estão corretos.
d) Nenhuma das alternativas.

20) Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.Com base nessa informação marque a alternativa INCORRETA.
a) Na filosofia, moral tem uma significação mais abrangente que ética, e que define as "ciências do espírito", que contemplam todas as manifestações que não são expressamente físicas no ser humano.
b) Hegel fez a diferenciação entre a moral objetiva, que remete para a obediência às leis morais (estabelecidas pelos padrões, leis e tradições da sociedade); e a moral subjetiva, que aborda o cumprimento de um dever pelo ato da sua própria vontade.
c) Na literatura, particularmente na literatura infantil, a moral se resume a uma conclusão da história narrada cujo objetivo é transmitir valores morais (certo e errado, bom e mau, bem ou mal, etc.) que possam ser aplicados nas relações sociais.
d) Nenhuma das alternativas.

21) Sobre o Racionalismo assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Racionalismo é uma corrente filosófica que atribui particular confiança à razão humana, ao passo que acredita que é dela que se obtém os conhecimentos.
b) A doutrina do racionalismo alega que tudo o que existe tem uma causa inteligível, ainda que essa causa não possa ser provada empiricamente. Ou seja, somente o pensamento por meio da razão é capaz de atingir a verdade absoluta.
c) O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos.
d) Nenhuma das alternativas.

22) Sobre o naturalismo marque verdadeiro ou falso:
( ) O Naturalismo, propriamente dito, é uma doutrina filosófica que relaciona os métodos científicos (hipótese, observação, descrição, previsão, controle...) afirmando que todos os seres do nosso universo são naturais e que todo o conhecimento que se tem sobre o universo só é possível com investigações científicas.
( ) Na concepção naturalista, a natureza é completamente conhecível, porque ela apresenta uma unidade, uma regularidade e uma perfeição que é resultado das leis objetivas que podem ser decifradas pelo conhecimento científico e seus métodos.
( ) O naturalismo é um sistema filosófico que destaca a natureza como sendo o primeiro princípio da realidade. A corrente naturalista sustenta que a natureza é formada pela totalidade das realidades físicas existentes e, por conseguinte, é o princípio único e absoluto do real.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) V-F-V.
b) V-V-V.
c) F-V-V.
d) Nenhuma das alternativas.

23) O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Elas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética. O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições:
I- Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele.
II- ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar os desejos, impulsos, tendências, sentimentos e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
III- ser responsável, isto é, reconhecer-se como o autor da situação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas consequências, respondendo por elas.
IV- ser livre, isto é, capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é auto-determinar-se, dando a si mesmo regras de conduta.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas II, III e IV.
b) Apenas III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) Nenhuma das alternativas.

24) Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 02 de outubro de 2009 analise os contextos abaixo:
[1] O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. [2] A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas o primeiro contexto está correto.
b) Apenas o segundo contexto está correto.
c) Os dois contextos estão corretos.
d) Nenhuma das alternativas.

25) Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 02 de outubro de 2009 Art. 10. O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização: EXCETO
a) sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.
b) matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
c) outros profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros que atuem no apoio, principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção.
d) Nenhuma das alternativas.

26) Conforme a Resolução CNE/CEB nº 7 de 14 de dezembro de 2010 Art. 6º Os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, alguns princípios, assinale a alternativa que refere-se ao principio ÉTICO:
a) de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
b) de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; da redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
c) do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.
d) Nenhuma das alternativas.

27) Relacione as colunas abaixo sobre vontade e desejo:
(1) Vontade:
(2) Desejo:
( ) Provêm de estímulos dos sentidos .
( ) Provêm do pensamento e da razão.
( ) Precisa se realizar.
( ) Prevalecem as forças do instinto.
( ) Realça e fortalece o caráter.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) 1, 2, 2, 1, 2.
b) 2, 1, 2, 2, 1.
c) 1, 1, 2, 2, 1.
d) Nenhuma das alternativas.

28) Assinale a alternativa CORRETA a respeito da filosofia especulativa:
a) Deve ter como meta definir os termos filosóficos e científicos, e esclarecer a linguagem das ideias.
b) Preocupa-se com a sintetização dos resultados da pesquisa dos conceitos, com o fito de formar um conceito compreensivo e integrado com a realidade.
c) Examina as pressuposições e conceitos básicos que são empregos pelos cientistas, moralista, e teólogo.
d) Nenhuma das alternativas.

29) Analise o texto a seguir: Conhecimento rigoroso, positivo, metódico, experimental, caracterizando-se pelo distanciamento da convivência do ser. A definição acima é relativa a que tipo de conhecimento?
a) Científico.
b) Empírico.
c) Mítico ou Religioso.
d) Nenhuma das alternativas.

30) Considerando que os gregos elaboraram a ideia do saber como atividade destinada a descobertas desligadas de uma finalidade prática imediata, também foram os primeiros a inventar os rudimentos do que veio a se chamar ciência. A respeito da temática assinale a alternativa CORRETA:
a) O homem é um ser sociocultural. Ciência é o conhecimento sistematizado, organizado, rigoroso e verificável através de repetição.
b) O homem tem necessidade de transferir à sua posteridade imediata, seus bens acumulados durante sua vida, através das heranças.
c) A educação deve ter como fim único e especial a formação para o mercado de trabalho.
d) Nenhuma das alternativas.

GABARITO:
11C
12A
13C
14C
15C
16A
17A
18C
19C
20D
21D
22B
23C
24C
25D
26A
27A
28B
29A
30A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Rio do Sul - SC - Excelência - 2019" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 20:16. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=270