Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(07/Set) IFPR - UNICENTRO - 2019
 
26) Os fenômenos naturais eram explicados pelos gregos pela simples intervenção dos deuses na realidade, contudo os primeiros filósofos (pré-socráticos) inauguram o uso do logos como forma de se entender a natureza a partir da compreensão dos princípios constitutivos de tudo o que existe, pautado na racionalidade filosófica, buscando a essência de tudo que existe. Portanto, o termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos da passagem do pensamento mítico para o pensamento racional, é denominado de, assinale a alternativa correta:
(A) Hypólepsis.
(B) Physis.
(C) Arché.
(D) Arkhétypos.
(E) Dynatón.

27) Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:
A filosofia moderna começa no século ____ quando tem início a Idade Moderna. Ela permanece até o século ____, com a chegada da Idade Contemporânea. Baseada na experimentação, a filosofia moderna vem questionar valores relacionados com os _______ bem como sua relação com a natureza; o racionalismo e o _______ demonstram essa mudança. O primeiro está associado a razão humana (considerada uma extensão do poder divino), e o segundo está baseado na ____________.
(A) X / XVIII / seres humanos / empirismo / crença.
(B) XI / XVII / seres humanos / empirismo / experiência.
(C) XIX / XVIII / seres humanos / liberalismo / experiência.
(D) XV / XVIII / seres humanos / empirismo / experiência.
(E) IX / XV / seres humanos / empirismo / experiência.

28) Examine o seguinte raciocínio: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal". Os dois primeiros enunciados são as premissas e o último enunciado é a conclusão. Os fatos apresentados (o fato de que todos os homens são mortais e o fato de que Sócrates é homem) servem de evidência para a conclusão. São eles que sustentam a conclusão, não se está discutindo as ideias de Sócrates e sua condição de homem.
Estudar o argumento, examinando se ele é válido ou inválido, essa é a tarefa da:
(A) Compreensão.
(B) Abstração.
(C) Matemática.
(D) Lógica.
(E) Apreensão.

29) Max Horkheimer, um filósofo marxista, foi um dos pais fundadores da Escola de Frankfurt, a qual incorporava toda a moderna Teoria Crítica da Sociedade e que, em grande escala, se caracterizada como neomarxista. De acordo com Horkheimer, a teoria crítica tinha o objetivo de "libertar os seres humanos das circunstâncias que os escravizam".
Assim sendo, seus principais objetivos eram:
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas:
I - criar uma plataforma teórica para uma revolução cultural.
II - criar uma plataforma ideológica para uma revolução cultural.
III - criar uma plataforma ideológica imediatista e intelectual.
IV - criar uma plataforma de infiltração nos canais institucionais, particularmente a educação.
(A) Apenas as afirmativas I, III e IV.
(B) Apenas as afirmativas I, II e IV.
(C) Apenas as afirmativas I e IV.
(D) Apenas as afirmativas II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.

30) Uma das frases mais conhecidas de Sócrates é: "Conhece-te a ti mesmo". Ora, de acordo com a dialética socrática, a verdade está dentro do Homem, cabendo a ele refletir e atingir as chamadas verdades universais. Tal método visava a elucidação do verdadeiro conhecimento sobre determinado assunto, a partir da reflexão sobre as respostas obtidas de perguntas aparentemente simples e ingênuas, também denominada de, assinale a alternativa correta:
(A) Diálogos.
(B) Maiêutico.
(C) Epokhé.
(D) Entrevista.
(E) Genos.

31) Os pensadores Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, (contratualistas clássicos ou jusnaturalistas), partem da ideia de direito natural e do contrato como forma de regulação das relações entre governantes e governados.
Sobre o assunto, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir:
( ) Para Thomas Hobbes o homem vive em conflito permanente, onde a violência e a insegurança predominam.
( ) John Locke parte da ideia de contrato social como mediador da passagem do estado de natureza para o Estado Civil.
( ) Jean-Jacques Rousseau entende que para um governo garantir sua legitimidade, é necessário que responda os anseios do rei.
( ) Para John Locke a propriedade é um direito natural.
( ) Thomas Hobbes pretende dar uma justificativa sobrenatural para a existência do Estado (absolutista).
A sequência correta de cima para baixo é:
(A) V, V, V, F, F.
(B) F, F, V, V, V.
(C) V, V, F, V, F.
(D) F, F, V, F, V.
(E) F, V, F, V, V.

32) A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que aos poucos auxiliaram na construção da teologia cristã. Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico. Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã. Há vários filósofos desta época, EXCETO:
(A) Justino de Roma.
(B) Orígenes.
(C) Agostinho.
(D) Boécio.
(E) Tomas de Aquino.

33) Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos linguísticos. Ela trata, de um ponto de vista filosófico, da natureza do significado linguístico, da referência, do uso da linguagem, do aprendizado da linguagem, da criatividade dos falantes, da compreensão da linguagem, da interpretação, da tradução, de aspectos linguísticos do pensamento e da experiência. Neste sentido, Ferdinand de Saussure, filósofo da linguagem, exerceu grande influência sobre o campo da, assinale a alternativa correta:
(A) Teoria da Cosmologia.
(B) Teoria da Literatura.
(C) Teoria da Humanidade.
(D) Teoria da Centralidade.
(E) Teoria da Hurbanidade.

34) Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:
"Zygmunt Bauman revela algumas características da __________________. Para Bauman, sociedade atual é desregulamentada, pois o _______________é aquilo que dita as regras e as regras do mercado são marcadas pelo objetivo econômico capitalista: a aniquilação dos concorrentes e o sucesso com os consumidores. O_______________ exacerbado é transposto para uma vida sem referenciais fixos, uma vida líquida".
(A) Sociedade líquida / mercado / individualismo.
(B) Solidariedade / mercado / mundo.
(C) Sociedade líquida / mundo / mercado.
(D) Sociedade líquida / homem / coletivismo.
(E) Matéria / objeto / individualismo.

35) A obra de Kant é considerada um marco, ou divisor de águas, para a filosofia moderna. No prefácio da segunda edição da Crítica da Razão Pura, Kant busca, nos moldes da revolução proposta por Copérnico na astronomia, estabelecer uma revolução completa no pensamento filosófico de modo a encontrar um, assinale a alternativa correta:
(A) Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que, em seus termos, ela não mais fique no mero tateio.
(B) Caminho para a metafísica, fazendo com que, em seus termos, ela não mais fique no acaso.
(C) Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que ela se torne mais importante.
(D) Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que, em seus termos, ela não sobressaia sobre a astronomia.
(E) Caminho seguro para a metafísica, fazendo com que Copérnico se cale.

36) Assim, foi da "decomposição da escola hegeliana" que "brotou outra corrente, a única que tem dado verdadeiros frutos, e esta corrente está associada primordialmente ao nome de Marx", diz Engels. Era uma corrente que não punha Hegel de lado, mas "se agarrava a seu lado revolucionário, o método dialético". Em Hegel, a dialética não passa do auto movimento do conceito, e esta era a inversão à qual era necessário eliminar.
Portanto, para Marx era necessário, assinale a alternativa correta:
(A) Desenvolver uma concepção de mundo mais materialista que todas as anteriores.
(B) Desenvolver uma concepção mais materialista que todas as vigentes.
(C) Desenvolver uma concepção de homem mais materialista que todas atuais.
(D) Desenvolver uma concepção de mundo mais espontâneo que as anteriores.
(E) Desenvolver uma concepção sociedade mais materialista para todos os homens.

37) "Não há relações de poder sem a constituição correlata de um campo de saber, nem há saber que não suponha e constitua, ao mesmo tempo, relações de poder... Portanto, essas relações de "poder-saber" não devem ser analisadas a partir de um sujeito de conhecimento, que seria livre ou não em relação ao sistema de poder; ao contrário, é preciso considerar que o sujeito que conhece, os objetos a conhecer e as modalidades de conhecimento são, de fato, efeitos dessas implicações fundamentais do poder-saber e de suas transformações históricas. "Michel Foucault. Sendo assim é correto afirmar que, assinale a alternativa correta:
(A) Explicitou-se a noção de que as formas de pensamento são também relações de poder, que implicam a coerção e imposição.
(B) Negou-se a noção de que as formas de pensamento são também relações de poder, que implicam a coerção e imposição.
(C) Explicitou-se a noção de que as formas de pensamento não são relações de poder e que não implicam a coerção e imposição.
(D) Ocultou-se a noção de que as formas de pensamento implicam a coerção e imposição.
(E) Afirmou que as formas de pensamento são isentas de relação de poder.

38) O existencialismo, no seu sentido mais amplo, é uma filosofia dos séculos XIX e XX que está centrada na análise da existência e do modo como os homens existem no mundo. A ideia é que os seres humanos existem em primeiro lugar e, em seguida, cada indivíduo passa a vida inteira mudando sua essência ou natureza, tendo como filósofos expoentes, assinale a alternativa correta:
(A) Friedrich Nietzsche, Augusto Comte, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre.
(B) Friedrich Nietzsche, Karl Jaspers, Martin Heidegger, Rene Descartes.
(C) John Locke, Karl Jaspers, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre.
(D) Friedrich Nietzsche, Karl Jaspers, Baruch Spinoza, Jean-Paul Sartre.
(E) Friedrich Nietzsche, Karl Jaspers, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre.

39) Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:
"Fenomenologia é o estudo de um conjunto de ___________ e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a __________________ e como são percebidas no mundo. A palavra fenomenologia surgiu a partir do grego "phainesthai", que significa "aquilo que se apresenta ou que se mostra", e logos é um sufixo que quer dizer, "estudo". O conceito da fenomenologia foi criado pelo filósofo ___________________".
(A) Aparências / origem / Bertrand Russell.
(B) Fenômenos / essência das coisas / Bertrand Russel.
(C) Experiências / essência das coisas / Bertrand Russel
(D) Fenômenos / essência das coisas / Edmund Husserl
(E) Aparências / origem / Enrique Dussel.

40) A filosofia aristotélica constitui uma visão sistemática e integrada do conhecimento, com a valorização da ciência empírica, da ética e da política. Aristóteles divide o conhecimento da seguinte forma, assinale a alternativa correta:
(A) Prático (práxis), produtivo (poiesis) e teórico.
(B) Produtivo (poiesis) e teórico.
(C) Prático (práxis), produtivo (poiesis).
(D) Prático (práxis), produtivo (poiesis) e problemático.
(E) Produtivo (poiesis) e duvidoso.

GABARITO:
26C
27D
28D
29B
30B
31C
32E
33B
34A
35A
36A
37A
38E
39D
40A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - IFPR - UNICENTRO - 2019" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 13:01. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=268