Você está em Diversos > Frases

Frase de um leitor

Com a sociedade de consumo vivemos uma nova situação histórica: o período da velhice tornou-se mais longo que o período da infância. O termo "terceira idade" convencionou-se ser de boa utilização a partir da idade da reforma, abarcando a velhice da idade adulta, separando a segunda da terceira idade. Acontece que o aumento da esperança de vida leva hoje a falar na quarta idade, caracterizada por uma perda de autonomia física intelectual e com menos qualidade de vida.
Geneci Bett - Manaus

Hoje em dia com o ritmo do tempo da sociedade capitalista tecnológica, muitas pessoas acreditam que a resolução de seus nós existenciais devem corresponder ao ritmo desse caminhar.
Marta Claus - Uberlândia

Em sua passagem pela Grécia e pela influência de filósofos árabes e de muitos outros na idade média a astrologia se firma e estrutura, e vai se construindo caca vez mais como estudo científico, ou melhor, com modos de estudo, estrutura, experimentação, análises, aplicação. Vários filósofos trabalharam sobre ela ou propiciaram um acréscimo de uma fundamentação filosófica para que os estudiosos da astrologia pudessem de maneira cada vez mais sustentada, estabelecer seus critérios. Entre outros filósofos estão: Plotino, Platão, Jacob Boheme e Bachelard
Sérgio Palheiros - São João Del Rei (MG)

Antonin Artaud e as inquietudes de dialeto impróprio: “Tenho por princípio que as palavras não pretendem dizer tudo e que por natureza e por causa de seu caráter determinado, fixado de uma vez para sempre, elas detêm e paralisam o pensamento em vez de permitir e favorecer seu desenvolvimento”. Ao ser previsível das circunstâncias a pós-modernidade oferece um desdizer em irrepetíveis arquétipos. Os desatinos de violação e ruptura dos códigos da modernidade propõe, em uma dialética inadequada e indizível, transformações de caráter polissêmico e de perspectiva inacabada.
Hélio Strassburger - Tiradentes (MG)

O “Pós-modernismo” questiona a eficiência da ciência moderna, considera que ela é incapaz de resolver todos os problemas humanos. Da mesma forma, a Filosofia Clínica considera que as terapias clássicas são insuficientes para resolver as angústias existenciais do homem e, portanto, se apresenta como uma alternativa, uma vez que leva em consideração não a objetividade, mas a subjetividade.
Nara Rela - São João Del Rei (MG)

O Outro, tido como louco, é um livro vivo e mágico que se abre por sua própria conta. É um livro onde as letras são invisíveis e falam por si mesmas. Não podemos abri-lo nem lê-lo por nossa vontade, pois sua história só acontece quando ele confia e se abre. Então é preciso que este Outro diferente não se sinta ameaçado por críticas, rótulos, segregações, entre outras coisas, para que aos poucos ele saia do fundo do lago e permita que se entre em seu mundo. Quando isso acontece, é como se pudéssemos caminhar sobre as águas. É um momento mágico, o momento da interseção.
Elise Nogueira - Juiz de Fora

Ninguém sai ileso de nenhum relacionamento humano, seja ele familiar, amoroso, profissional, e cada pessoa possui uma forma singular de ser e de enfrentar cada situação. Isso implica que a minha forma de me posicionar frente às coisas é apenas uma das muitas formas possíveis e que nem sempre ela pode ser tomada como modelo para quem quer que seja.
Everton Corso - Três Palmeiras (RS)

A história da humanidade é permeada por um processo de evolução na visão de mundo em todas as culturas e épocas; porque se trata de elementos sócio-culturais instáveis, devido as constantes evoluções que ocorrem e, estas, são extremamente necessárias para atualizar o mundo da informação e do conhecimento, que inferem diretamente na prática humana em relação à natureza e nas tradições culturais como um todo de nossa realidade circundante. Coexistimos com tudo isso e recebemos suas interferências.
Tibério Araújo - Sousas (PB)

Uma metafísica fundamentada na experiência, eis a novidade parida pelo pensamento filosófico Ocidental a luz do pensamento schopenhaueriano, pois, a sua filosofia se revelou como uma ruptura epistemológica e metafísica em relação à Metafísica e Epistemologia Clássica, provocando uma revolução no modo de pensar filosoficamente.
Fabio Soares Raposo - São Luís

No ocidente o tempo era tido como cíclico, mas num determinado momento com a perda progressiva da tradição, o tempo passou a ser considerado linearmente. Para mim é como alguém míope que embora enxergue não veja com clareza.
Noel de Carvalho Filho - Sorocaba

Estou aprendendo que a história não nos explica mais, por completo. Estamos livres. Está passando o tempo das prisões físicas e das prisões da alma, o fim da rigidez rumo a experiências mais leves e ressignificações.
Vania Dantas - Uberlândia

Assim como a criança, a Filosofia é uma esperança de um amanhã para a humanidade.
Alice Ines de Marco - Sarandi (RS)

O homem, ser desgraçado, pois gosta do que é proibido, perigoso e misterioso.
Joir Amorim - Cuiabá

A dimensão do pensamento humano vai além da nossa própria existência.
Elizangela Santana - Urussanga (SC)

A Filosofia é a abertura para novas realidades. A Filosofia ensina a pensar.
Leysester Miró - São Paulo

   
Como referenciar: "Frase filosófica de um leitor" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 22/09/2019 às 19:29. Disponível na Internet em http://www.filosofia.com.br/frase.php?pg=3